A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transpiração Vegetal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transpiração Vegetal."— Transcrição da apresentação:

1 Transpiração Vegetal

2 TRANSPIRAÇÃO VEGETAL É a eliminação de água na forma de vapor através das folhas, principal superfície de contato do vegetal com o ambiente. Ocorre pelos Estômatos(cerca de 99%) e pela cutícula de cutina da epiderme(1%).

3 Transpiração Estomatal
Depende basicamente dos estômatos; Fechamento e abertura durante a fotossíntese;

4

5 ESTÔMATOS São anexos epidérmicos das folhas constituídos por duas células-guardas ou estomáticas repletas de cloroplastos, que delimitam entre elas uma fenda chamada ostíolo. Ao lado aparecem duas ou mais células conhecidas por anexas, companheiras ou subsidiárias.O ostíolo abre-se, no interior da folha, numa grande cavidade denominada câmara subestomática.

6 ESTÔMATOS FUNÇÕES : transpiração e trocas gasosas durante a respiração(entra O2, sai CO2) e fotossíntese (entra CO2, sai O2).

7 ESTÔMATO - estrutura

8

9

10 Fatores Externos Luz; Umidade; Temperatura; Ventos;

11 Fatores internos Abertura dos estômatos; Espessura da cutícula;
Tamanho das folhas; Pêlos;

12

13 Demonstração da medida de Transpiração
Fechamento de uma planta com um saco plástico;

14 TRANSPIRAÇÃO VEGETAL A transpiração é fundamental, mas deve ocorrer de modo a permitir a sobrevivência da planta, pois o excesso de perda d'água na forma de vapor pode matá-la.O fechamento dos estômatos atua nesse sentido.

15 GUTAÇÃO ou SUDAÇÃO: perda de água na forma líquida pelos hidatódios das folhas
(Em dias frios e úmidos com solo encharcado de água as raízes podem empurrar água não podendo ser evaporada pela baixa temperatura e saturação de umidade do ambiente, saindo pelos bordos da folha através de pequenas aberturas que são os hidatódios).

16 Exercícios 1) No que consiste a transpiração de um vegetal?
2) Quais os tipos de transpiração? Qual a mais eficiente? 3) Esquematize um estômato e identifique suas partes. 4) Como ocorre a transpiração estomatal?

17 5) Quando o estômato se fecha. Quando abre
5) Quando o estômato se fecha? Quando abre? 6) Quais os fatores externos que influenciam a fotossíntese? 7) Quais os fatores internos que influenciam na fotossíntese? 8) Como podemos exemplificar a transpiração?


Carregar ppt "Transpiração Vegetal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google