A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Iluminuras Iluminura é o nome que se dá às imagens que ilustram as páginas dos livros na Idade Média. Era comum que os reis ou nobres muito ricos fizessem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Iluminuras Iluminura é o nome que se dá às imagens que ilustram as páginas dos livros na Idade Média. Era comum que os reis ou nobres muito ricos fizessem."— Transcrição da apresentação:

1 Iluminuras Iluminura é o nome que se dá às imagens que ilustram as páginas dos livros na Idade Média. Era comum que os reis ou nobres muito ricos fizessem encomendas desses livros, caríssimos, no local onde eram produzidos: os Scriptoriums.

2 Iluminuras As iluminuras eram produzidas pelos monges e padres, detentores do saber da leitura e da escrita nesse tempo onde praticamente toda população era analfabeta. Scriptoria Medieval

3 Todo trabalho manual na Idade Média era considerado inferior, inclusive o trabalho da escrita. Os monges copistas (que copiavam os documentos), faziam essa atividade por penitência, pois era muito dolorosa. Iluminuras

4 Escrever era muito doloroso, pois toda a atividade era feita à pena, em pergaminho (nome dado a uma pele de animal, geralmente de cabra, carneiro, cordeiro ou ovelha, preparada para nela se escrever) , o que dificultava a escrita. Outra dificuldade é que a escrita era feita em posição inclinada àquele que estava escrevendo.

5 Muitos monges copistas desenvolviam artrites, tendinites e outras dores nas articulações pela repetição de movimentos. Observe bem a posição das mãos do monge a seguir e imagine escrever assim durante horas a fio!

6 Scriptorium

7 Iluminuras Nesse tempo não existia a imprensa, então todo livro era feito à mão. Depois do trabalho do monge copista, o livro era encaminhado para um iluminador, que faria nele as iluminuras, figuras que enfeitariam o livro.

8 Iluminuras O livro, nessa época, era considerado uma raridade, e por serem muito caros, apenas os reis, a alta nobreza e as próprias Igrejas que os produziam poderiam possuir esse bem. Ao lado uma iluminura francesa.

9 Além de ser destinado aos poucos que poderiam pagar por ele, o livro era uma verdadeira obra de arte, muitas vezes banhado a ouro e decorado com pedras preciosas. A tinta também encarecia o produto e quanto mais colorido, mais caro um livro.

10 As iluminuras que decoram os livros guardam sempre uma relação com o texto. Por exemplo, se o texto fala de guerra, a iluminura vai ser uma iluminura de guerra. Se o texto fala de religião, a imagem vai se remeter ao campo religioso, se fala de amor, ao campo amoroso, etc.

11 Outra característica da iluminura é que quase sempre o iluminador desenhava na imagem da letra capital (a primeira de um texto), outras imagens, como no desenho da letra “C” ao lado.

12 Iluminuras As iluminuras são repletas de detalhes e pequenos desenhos que saltam do texto – sejam eles figurativos (que representam algo ou alguma coisa), ou não (apenas e a imagem de um triângulo, por exemplo). Vamos analisar algumas delas?

13 Página de um livro medieval iluminada

14 Detalhe: capital iluminada

15 Imagem de uma Crônica Francesa

16

17

18

19

20

21 Detalhe: o texto fala sobre trabalho e note a imagem.

22 Detalhe: Trabalho medieval

23

24 Atividade integrada A atividade agora será integrada entre Contextos e Artes. Na aula de Contextos escolheremos uma frase do livro “Tristão e Isolda” para colocar em nosso “pergaminho”. Na aula de Artes faremos as iluminuras que rodeiam o texto. Como vimos as imagens das iluminuras possuem relação direta com o texto: portanto se você escolher uma frase sobre o amor, a iluminura precisará falar sobre amor, se escolher uma frase sobre guerra, a imagem será de guerra, e assim por diante. Vamos lá?


Carregar ppt "Iluminuras Iluminura é o nome que se dá às imagens que ilustram as páginas dos livros na Idade Média. Era comum que os reis ou nobres muito ricos fizessem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google