A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Proposta Curricular de Santa Catarina: fundamentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Proposta Curricular de Santa Catarina: fundamentos"— Transcrição da apresentação:

1 Proposta Curricular de Santa Catarina: fundamentos
Conferência: Proposta Curricular de Santa Catarina: fundamentos Conferencista: Paulo Hentz

2 Primeiras considerações
Toda proposta curricular, bem como todo plano de ensino têm um fundamento teórico, mesmo que não o explicitem. A não explicitação pode se dar por: conveniência; desconhecimento; falta de tempo na organização da proposta ou do plano.

3 Princípios fundantes da Proposta Curricular
Princípio ético-político: O direito universal à apropriação da cultura de sua sociedade e das outras sociedades. Princípio pedagógico: A capacidade universal de aprender, a partir da conveniente desafio para esse fim.

4 O critério para a escolha de um fundamento
O atendimento aos princípios fundantes como critério para a escolha da fundamentação teórica da Proposta Curricular de Santa Catarina. Teorias que apontam para esses princípios: O princípio ético-político e o pensamento gramsciano. O princípio pedagógico e a teoria histórico-cultural.

5 Princípio ético-político: implicações
O pensamento gramsciano aponta para uma educação que garanta o acesso universal à cultura socialmente legitimada. Isto implica: aprimoramento da democracia; formação de cidadãos pensantes e produtivos; constituir-se em fator de diminuição da desigualdade.

6 Princípio pedagógico: desdobramentos
A teoria histórico-cultural apresenta desdobramentos coerentes com o princípio pedagógico apontado: O ser humano se produz, como indivíduo, de forma ativa, num contexto histórico-cultural. Produz-se em constante interação com outros, no contexto de sua cultura. A escola é instância privilegiada de mediação no processo formativo humano.

7 Princípio pedagógico: desdobramentos
A teoria histórico-cultural apresenta desdobramentos coerentes com o princípio pedagógico apontado: A aprendizagem é um processo ativo, de reelaboração interna da cultura do meio externo. É tanto mais rica quanto mais complexas forem as mediações que ocorrem. Se dá no contexto que vai para além do repertório de saberes, habilidades e competências .

8 Relação aprendizagem - ensino
A relação entre aprendizagem e ensino se expressa de diferentes formas: O ensino se efetiva quando ocorre a aprendizagem. O ensino deve superar o método de transmissão para se colocar como processo de indução da aprendizagem. Induzir à aprendizagem implica provocar para a atividade.

9 Em conclusão O que fundamenta, afinal, a Proposta Curricular?
Uma teoria que tem forte aderência com a escola real, com pessoas reais, fundamentada em: Antonio Gramsci nos aspectos da compreensão da dimensão política da educação. Em Vygotsky, Leontiev, Davidov, Bakhtin, Lompscher, Fichtner, Golder, Saviani, Duarte, Kohl e muitos outros pensadores que compreendem a possibilidade da apropriação da cultura socialmente legítima como um direito e uma possibilidade universal.

10 Muito obrigado!


Carregar ppt "Proposta Curricular de Santa Catarina: fundamentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google