A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Basquetebol.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Basquetebol."— Transcrição da apresentação:

1 Basquetebol

2 Conteúdos: Passe/Recepção Drible Lançamentos Jogo

3 O PASSE Existem 3 tipos de passe: Passe de peito:
Bola segura à altura do peito, dedos para cima, polegares na linha um do outro. Com o avanço do corpo e uma perna, os braços estendem-se completamente. O gesto final, “golpe de pulso”, conclui-se com os dedos abertos voltados para baixo e para o lado. Passe picado: A bola é projectada para o solo (mais perto do colega que a receberá). Os mesmos princípios do passe de peito. Acentuar o gesto de pulso. Passe de ombro: Bola segura com ambas as mãos, ao lado e por cima do ombro. A mão que efectuará o passe apoia-se atrás da bola e o cotovelo está levantado. Com o avanço do corpo e da perna do mesmo lado (o outro pé está fixo) o braço estende-se e termina com um “golpe de pulso”.

4 Passe de peito: Bola agarrada lateralmente pelos dedos. Corpo e olhar na direção do recetor; Cotovelos junto ao corpo; Passe da bola na máxima extensão dos membros superiores; Palmas das mãos viradas para fora; Bola dirigida para o peito do colega.

5 Passe picado: Bola agarrada lateralmente pelos dedos;
Cotovelos junto ao corpo; Corpo ligeiramente flectido e olhar dirigido para o colega; Passe da bola para o solo e para a frente, na máxima extensão dos membros superiores; Palmas das mãos viradas para fora.

6 Passe de ombro: Bola segura com ambas as mãos, ao lado e por cima do ombro; A mão que efectua o passe apoia-se atrás da bola; O cotovelo encontra-se levantado; Com o avanço do corpo e da perna do mesmo lado o braço estende-se e termina por um “golpe de pulso”; Queixo levantado e olhar dirigido para a frente.

7 O Drible Existem dois tipos de drible: Drible de proteção
Ação de progressão com a bola batendo-a no solo com uma das mãos à altura do peito e para a frente. Drible de progressão Executa o drible de proteção batendo a bola sempre com a mão mais afastada do opositor, com o outro membro superior e inferior protege a bola do adversário.

8 Drible de Proteção Não olhar a bola;
Driblar com a mão mais afastada do adversário, mantendo o corpo entre a bola e o adversário; Não virar as costas ao objetivo; Não virar as costas ao adversário; Manter o membro superior contrário à bola, em extensão protegendo-a.

9 Drible de progressão Não olhar para a bola;
Batimento da bola com os dedos em extensão e afastados; Pulso realiza um movimento de cima para baixo; Bola batida para a frente e ao nível da cintura; Correr mantendo o controlo e domínio da bola.

10 O lançamento Existem dois tipos de lançamento: Lance livre
Executar o lançamento ao cesto numa posição lateral ou frontal, parado com uma mão, em situação de exercício (2 metros) ou jogo. Lançamento na passada: Executar o lançamento na passada, lateral ao cesto, saltando na vertical e lançando a bola contra a tabela quer em situação de exercício quer em situação de jogo.

11 Lance Livre Olhar dirigido para o cesto, com o corpo ligeiramente flectido e um apoio ligeiramente à frente do outro; Bola agarrada lateralmente pelos dedos; Deslizamento da mão hábil para a parte de trás da bola; Palma da mão e cotovelo da mão que lança dirigida para o cesto; Movimento de extensão do membro superior para cima lançando a bola, com flexão do pulso, de modo a ser dirigida para o cesto.

12 Lançamento na Passada Corpo ligeiramente flectido e olhar dirigido para o cesto; Realização do primeiro apoio com o membro inferior direito; Realização do segundo apoio com o membro inferior esquerdo; Elevação da coxa direita com o tronco em equilíbrio; Extensão dos membros superiores para cima, com flexão do pulso e bola dirigida/tabela;

13 O Jogo Descrição técnica: Duas equipas de 5 jogadores cada jogam em campo inteiro, utilizando defesa HxH. Cada uma das equipas tenta marcar mais pontos que a adversário, utilizando para tal todo o leque de ações motoras aprendidas.

14 Componentes críticas do jogo:
Desmarca-se, criando linhas de passe; Utiliza, racionalmente o drible; Assume uma atitude defensiva assim que a sua equipa perde a posse de bola, defendendo o seu adversário direto; Utiliza ações táticas simples para ultrapassar o adversário (passe e corte); Lança ao cesto, tentando marcar o maior número de pontos.

15


Carregar ppt "Basquetebol."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google