A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Itinerante 2010. Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Itinerante 2010. Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional."— Transcrição da apresentação:

1 Itinerante 2010

2 Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional

3 Objetivo da Oficina Fornecer, ao educador, elementos de reflexão teórico-metodológica de apoio ao uso dos recursos tecnológicos, disponíveis na escola, para o aprimoramento da prática pedagógica e planejamento desse uso de forma crítica, coerente e responsável.

4 Reflexão Video Refletindo sobre as mudanças

5 Encaminhamento da Prática Escreva quais suas experiências positivas na utilização das tecnologias disponíveis na escola, bem como, as que sente maior dificuldade em utilizar.

6 MÍDIA IMPRESSA

7 Por centenas de anos, ler e escrever têm sido os principais métodos de comunicação entre as pessoas. Vocês diriam que tal mídia está para terminar? Qual a importância da conservação do saber coletivo através do material impresso? Qual a importância do livro na sua vida? Você acredita que o livro está com os dias contados ante as novas mídias como a Internet? REFLEXÃO

8 Mídia Impressa Vídeo Memórias Póstumas de Brás Cubas

9

10 Insubstituível Linear Duradoura Especificidades da Mídia Impressa

11 Vídeo Help Desk Especificidades da Mídia Impressa

12 Mudanças nas Práticas Sociais da Escrita

13

14 LINGUAGEM ORAL E ESCRITA *Presença física do Interlocutor *Expressão articulada de som *Imediatismo *Espontânea *Gestos, entonações e Expressões *Ausência física do interlocutor *Uso de sinais gráfico *Planejamento prévio *Assíncrona *Registro sistematizada *Permanência ORAL ESCRITA

15

16 MÍDIA AUDIOVISUAL Concepção de TV A TV é uma grande contadora de história. (MORAN) - Formadora de opinião passione.jpg

17 - Meio de comunicação em massa g

18 Entretenimento

19 Vídeo TV Paulo Freire - Geradora de conhecimentos

20

21 Demonstração programação TV Paulo Freire

22 TV Paulo Freire Formação Continuada Fonte de Pesquisa Entretenimento Divulgação da Escola Mostrar o cotidiano da Escola Reconhecimento dos Sujeitos

23 Reflexão Qual é o papel da escola no contexto audiovisual? - Colaborar na formação dos cidadãos; - Importância da utilização da TV para uso pedagógico; - Discussão coletiva sobre os programas televisivos veiculados pelas TV's abertas; - TV Comercial e TV Educativa

24 Intencionalidade Venda Consumo Entretenimento Distração Formação Continuada Aprofundamento teórico Entretenimento Divulgação das ações das instituições de ensino da rede pública estadual paranaense. TV Comercial TV Educativa

25 Mediação Mediação Trecho do filme O espelho tem duas faces.

26 Mediação Mediação [...] um ato, expresso na ação do professor, que intervém de forma planejada entre o aluno e o objeto de aprendizagem, articulando recursos para conduzir esse aluno na construção do conhecimento, sendo o professor o articulador entre o aprendiz e o objeto do conhecimento. (FERREIRA apud VOSGERAU, 2010)

27 Pressupostos da Mediação Concepção de Sujeito Necessidade de Mediação Planejamento

28 MEDIAÇÃO Em relação ao trecho do filme O sorriso da Monalise 1 e 2 Quanto à postura na sala de aula, qual é concepção de ensino e de aprendizagem demonstrada pelo professor?

29 INTERAÇÃO E COLABORAÇÃO (Primo, 2007, apud CYSNEIROS, 2010)

30 Portal Dia-a-Dia Educação Espaço virtual vertical que explora o tema educação em profundidade. (DITEC, 2010)

31 Ambiente Pedagógico Colaborativo Produção orientada e colaborativa Recursos da SEED na Web

32 Cursos a distância com interação e colaboração Ambiente E-escola - Moodle

33 Interação e Colaboração na web

34 Recursos de Atualização, Pesquisa, Informação e Ensino Páginas das disciplinas e áreas do conhecimento

35 Interação e Colaboração no Portal Dia-a-Dia-Educação Avaliação, Identificação de Erros, Indicação e Comentários Envio de Colaborações Relato de Experiência

36 Fale Conosco

37 PESQUISA ESCOLAR

38 Pesquisar é preciso

39 Pesquisa Escolar […] é uma maneira inteligente de estudar e aprender. [...] (Rocha, 1996)

40 Pesquisa é processo que deve aparecer em todo o trajeto educativo, como princípio educativo que é, na base de qualquer proposta emancipatória. Se educar é sobretudo motivar a criatividade do próprio educando, para que surja o novo mestre, jamais o discípulo, a atitude de pesquisa é parte intrínseca. Pesquisar toma aí contornos muito próprios e desafiadores, a começar pelo reconhecimento de que o melhor saber é aquele que sabe superar-se. (PEDRO DEMO, 2006, p )

41 Características da Pesquisa Escolar Elaboração da criticidade Curiosidade científica Descoberta da realidade Comprovação de fenômenos

42 Mediação da Pesquisa

43 Papel do Professor e a Pesquisa Escolar - Fontes - Orientação - Conhecimento - Use os meios - Supere-se

44 Bases de busca

45 Vídeo Série Educando - Biologia

46 A partir do pressuposto de que o planejamento fundamenta a transformação das tecnologias em recursos tecnológicos, aponte a partir das charges as possibilidades desses recursos que você, professor(a), seleciona como apoio à sua prática pedagógica.

47 SEED – Secretaria de Estado da Educação DITEC – Diretoria de Tecnologia Educacional CRTE – Coordenação Regional de Tecnologia na Educação ITINERANTE 2010


Carregar ppt "Itinerante 2010. Organograma Simplificado da Diretoria de Tecnologia Educacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google