A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RESULTADOS FINAIS - 2008 NÚCLEO REGIONAL DE IRATI: 09 MUNICÍPIOS: 53 ESCOLAS: 22.000 ALUNOS:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RESULTADOS FINAIS - 2008 NÚCLEO REGIONAL DE IRATI: 09 MUNICÍPIOS: 53 ESCOLAS: 22.000 ALUNOS:"— Transcrição da apresentação:

1 RESULTADOS FINAIS NÚCLEO REGIONAL DE IRATI: 09 MUNICÍPIOS: 53 ESCOLAS: ALUNOS:

2 MÉTODO EXPLORATÓRIO – ESTUDO DE CASO SEGUNDO ANTÔNIO CHIZZOTTI, O estudo de caso é uma caracterização abrangente para designar uma diversidade de pesquisas que coletam e registram dados de um caso particular ou de vários casos a fim de organizar um relatório ordenado e crítico de uma experiência, ou avaliá-la analiticamente, objetivando tomar decisões a seu respeito ou propor uma ação transformadora. MENGA LUDKE E MARLI ANDRÉ, [...] o caso é sempre bem delimitado, tendo seus contornos claramente definidos no desenrolar do estudo. O caso pode ser similar a outros, mas é ao mesmo tempo distinto, pois tem um interesse próprio, singular.

3 ANÁLISE CONCEITUAL A Educação é um processo destinado provocar uma mudança nas disposições ou capacidades do sujeito, ou grupo de pessoas mediante a aquisição de conhecimentos gerais, científicos, artísticos, técnicos ou especializados, com objetivo de desenvolver sua capacidade ou aptidões. O escopo principal da educação é o de dotar o homem de instrumentos culturais capazes de impulsionar as transformações materiais e espirituais exigidas pela dinâmica da sociedade como afirma Sérgio Guerra Duarte.

4 ANÁLISE CONCEITUAL O fracasso escolar é:... a conseqüência de dificuldades de aprendizagem e como expressão de uma falta objetiva de conhecimentos e de competências. Esta visão que naturaliza o fracasso... O fracasso não é a simples tradução lógica de desigualdades reais. O fracasso é sempre relativo a uma cultura escolar definida. (PERRENOUD)

5 Visão Histórica da evasão e da repetência A evasão escolar e a repetência estão dentre os temas que historicamente fazem parte dos debates e reflexões no âmbito da educação pública brasileira. BAETA afirma que o se fracasso escolar se mantém por tanto tempo, é preciso contextualizá-lo e historicizá-lo para tirar- lhe o caráter de fenômeno natural que, por ser esperado, já é natural, não problematizado nem questionado

6 FRACASSO ESCOLAR: EVASÃO E REPROVAÇÃO PARA OS ALUNOS: CULPA É DELES MESMOS; PARA OS PROFESSORES: Culpa é da família pela evasão e dos próprios alunos pela reprovação; PARA EQUIPE PEDAGÓGICA: idem aos professores.

7 RESULTADOS - ESCOLA

8 RESULTADO - MUNICÍPIOS

9

10 RESULTADO - NRE

11


Carregar ppt "RESULTADOS FINAIS - 2008 NÚCLEO REGIONAL DE IRATI: 09 MUNICÍPIOS: 53 ESCOLAS: 22.000 ALUNOS:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google