A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig 2010 PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA Brigadas de Incêndio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig 2010 PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA Brigadas de Incêndio."— Transcrição da apresentação:

1 Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig 2010 PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA Brigadas de Incêndio

2 Brigada de Emergência 2 Composição da Brigada zNº Brigadistas = [10 x % C1] + [(PF – 10) x % C2] yPF = população fixa zOnde para escolas em geral PF > 10 yC1=40 yC2=20

3 Brigada de Emergência 3 Composição da Brigada zExemplo: PF = 60 yNº Brig = [ 10 x 40% ] + [ ( ) x 20% ] yNº Brig = 4 + ( 40 x 20%) yNº Brig = = 12 brigadistas

4 Brigada de Emergência 4 Composição da Brigada zPara os números mínimos de brigadistas, devem-se prever os turnos, a natureza de trabalho e os eventuais afastamentos. zA composição da brigada de incêndio deve levar em conta a participação de pessoas de todos os setores.

5 Brigada de Emergência 5 Seleção de Brigadistas a) Permanecer na edificação; b) Preferencialmente possuir experiência anterior como brigadista; c) Possuir boa condição física e boa saúde; d) Possuir bom conhecimento das instalações; e) Ter responsabilidade legal; f) Ser alfabetizado.

6 Brigada de Emergência 6 Organização da Brigada z Brigadista; z Líder – resp. por um compartimento; z Chefe da Brigada – resp. por uma edificação; z Coordenador – resp. por todas as edificações

7 Brigada de Emergência 7 Atribuições da Brigada z Ações de prevenção: a)Avaliação dos riscos existentes; b)Inspeção geral dos equipamentos de combate a incêndio; c)Inspeção geral das rotas de fuga; d)Elaboração de relatório das irregularidades encontradas;

8 Brigada de Emergência 8 Atribuições da Brigada z Ações de prevenção: e)Encaminhamento do relatório aos setores competentes; f)Orientação à população fixa e flutuante; g)Exercícios simulados.

9 Brigada de Emergência 9 Atribuições da Brigada z Ações de emergência: a)Identificação da situação; b)Alarme/abandono de área; c)Acionamento do Corpo de Bombeiros e/ou ajuda externa; d)Corte de energia; e)Primeiros socorros;

10 Brigada de Emergência 10 Atribuições da Brigada z Ações de emergência: f)Combate ao princípio de incêndio; g)Recepção e orientação ao Corpo de Bombeiros; h)Preenchimento do formulário de registro de trabalho dos bombeiros.

11 Brigada de Emergência 11 Procedimentos Básicos de Emergência yAlerta; yAnálise de Situação / Risco; yPrimeiros Socorros; yCorte de Energia; yAbandono da Área; yConfinamento do Sinistro; yIsolamento da área; yExtinção; yInvestigação.

12 Brigada de Emergência 12 Procedimentos Básicos de Emergência zCom a chegada do Corpo de Bombeiros, a brigada deve ficar à sua disposição; zDevem ser elaborados Planos básicos para cada tipo de emergência.

13 Brigada de Emergência 13 Reuniões Ordinárias zDevem ser realizadas mensalmente: a)Funções de cada membro da brigada dentro do plano; b)Condições de uso dos equipamentos de combate a incêndio; c)Apresentação de problemas relacionados à prevenção de incêndios encontrados nas inspeções para que sejam feitas propostas corretivas;

14 Brigada de Emergência 14 Reuniões Ordinárias d)Atualização das técnicas e táticas de combate a incêndio; e)Alterações ou mudanças do efetivo da brigada; f)Outros assuntos de interesse.

15 Brigada de Emergência 15 Reuniões Extraordinárias zApós a ocorrência de um sinistro ou quando identificada uma situação de risco iminente, fazer uma reunião extraordinária para discussão e providências a serem tomadas.

16 Brigada de Emergência 16 Exercícios Simulados zDeve ser realizado, a cada 6 meses, no mínimo um exercício simulado no estabelecimento ou local de trabalho com participação de toda a população.

17 Brigada de Emergência 17 Exercícios Simulados zDeve ser elaborada ata na qual conste: a)Horário do evento; b)Tempo gasto no abandono; c)Tempo gasto no retorno; d)Tempo gasto no atendimento de primeiros socorros; e)Atuação da brigada;

18 Brigada de Emergência 18 Exercícios Simulados f)Comportamento da população; g)Participação do Corpo de Bombeiros e tempo gasto para sua chegada; h)Ajuda externa (PAM - Plano de Auxílio Mútuo); i)Falhas de equipamentos; j)Falhas operacionais; k)Demais problemas levantados na reunião.

19 Brigada de Emergência 19 Ordem de Abandono yDeve-se priorizar o(s) local(is) sinistrado(s), o(s) pavimento(s) superior(es) a este(s), o(s) setor(es) próximo(s) e o(s) local(is) de maior risco.

20 Brigada de Emergência 20 Ponto de Encontro yDevem ser previstos um ou mais pontos de encontro dos brigadistas, para distribuição das tarefas.

21 Brigada de Emergência 21 Recomendações Gerais yManter a calma; yCaminhar em ordem sem atropelos; yNão correr e não empurrar; yNão gritar e não fazer algazarras; yNão ficar na frente de pessoas em pânico, se não puder acalmá-las, evite- as.

22 Brigada de Emergência 22 Recomendações Gerais yNunca voltar para apanhar objetos; ao sair de um lugar, fechar as portas e janelas sem trancá-las; yNão se afastar dos outros e não parar nos andares; yLevar consigo os visitantes que estiverem em seu local de trabalho; ySapatos de salto alto devem ser retirados;

23 Brigada de Emergência 23 Recomendações Gerais yNão acender ou apagar luzes, principalmente se sentir cheiro de gás; yDeixar a rua e as entradas livres para a ação dos bombeiros e do pessoal de socorro médico; yVer como seguro local pré- determinado pela brigada e aguardar novas instruções.

24 Brigada de Emergência 24 Recomendações Gerais yEm locais com mais de um pavimento: xNunca utilizar o elevador; xNão subir, procurar sempre descer; xAo utilizar as escadas de emergência, descer sempre utilizando o lado direito da escada.


Carregar ppt "Maj. QOBM Fernando Raimundo Schunig 2010 PROGRAMA PRONTIDÃO ESCOLAR PREVENTIVA Brigadas de Incêndio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google