A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO
Filosofia PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Prof. Kleber Bez B. Candiotto

2 PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Introdução: desafios culturais e técnicos da pesquisa científica. 1 Pesquisa científica. 2 Textos originários de pesquisas científicas. 3. Produção de conhecimentos científicos. 4. Apresentação escrita de conhecimentos científicos.

3 BIBLIOGRAFIA - BASTOS, C. L.; KELLER, V.. Aprendendo a aprender. 12. ed.. Petrópolis: Vozes, 1987. - GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed.. São Paulo: Atlas, 1993. - OECH, R. von. Um “toc” na cuca. 16. ed.. São Paulo: Cultura, 1988. - MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. 4a. Ed. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2001. PINTO, A. V.. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. 2. ed..São Paulo: Paz e Terra, 1979. - SANTOS, A. R. dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 6. ed.. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

4 INTRODUÇÃO: DESAFIOS CULTURAIS E TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA.
ALGUNS PRECONCEITOS (DESAFIOS) (criação de uma cultura equivocada para a produção científica) - pesquisa = atividade braçal  escrever texto. - tema  textos  “colagem” gráfica. - tema  coleta  gráficos (pizzas-tabelas) da coleta. - ênfase em normas da ABNT. - excesso de “tem que”.

5 INTRODUÇÃO: DESAFIOS CULTURAIS E TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA.
O PROCESSO EDUCACIONAL TRADICIONAL PROFESSOR CADERNO PROVA

6 INTRODUÇÃO: DESAFIOS CULTURAIS E TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA.
O PROCESSO EDUCACIONAL TRADICIONAL PONTO “C” (cérebro/cabeça) PROFESSOR CADERNO PROVA

7 INTRODUÇÃO: DESAFIOS CULTURAIS E TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA.
- pesquisa científica é ANTES atividade intelectual. - juntar “NA CABEÇA”: PROBLEMA + dados/informações/idéias alheias + dados/informações/idéias próprias  na construção de pensamento ORIGINAL.

8 INTRODUÇÃO: DESAFIOS CULTURAIS E TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA.
“PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO” “C” PROBLEMA/OBJETIVO

9 INTRODUÇÃO: DESAFIOS CULTURAIS E TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA.
“PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO” + “C” PROBLEMA/OBJETIVO DADOS INFORMAÇÕES IDÉIAS

10 INTRODUÇÃO: DESAFIOS CULTURAIS E TÉCNICOS DA PESQUISA CIENTÍFICA.
“PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO” + = “C” IDÉIAS PRÓPRIAS PROBLEMA/OBJETIVO DADOS INFORMAÇÕES IDÉIAS

11 1. PESQUISA CIENTÍFICA PESQUISA “DE PONTA”: produzir uma informação nova para a HUMANIDADE. PESQUISA ACADÊMICA: produzir um dado novo para o APRENDIZ.

12 um problema referente a um TEMA de maneira sistemática e metódica.
1. PESQUISA CIENTÍFICA - identificar - raciocinar - apresentar um problema referente a um TEMA de maneira sistemática e metódica.

13 1. PESQUISA CIENTÍFICA Pesquisa científica é atividade intelectual intencional para responder a uma necessidade humana. identificar – raciocinar – apresentar de maneira sistemática e metódica um problema referente a uma necessidade humana (tema). - envolve atividades de produção intelectual e atividades de produção gráfica.

14 1 PESQUISA CIENTÍFICA (1) PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS.
DUAS COMPETÊNCIAS ... (1) PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS. E ... (2) APRESENTAÇÃO ESCRITA DE CONHECIMENTOS.

15 1 PESQUISA CIENTÍFICA DUAS COMPETÊNCIAS/ TRÊS PROCESSOS ... (1) PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS 1. Planejamento (1) - identificação e preparação de um problema / planejamento escrito.) 2. Execução (2) - coleta de dados (dados/informações + OBJETIVOS  produzir idéias.) E ... (2) APRESENTAÇÃO ESCRITA DOS CONHECIMENTOS - redação (escrever “texto pensado” + detalhes anotados) 3. Apresentação gráfica (3) - digitação (normas da ABNT)

16 1 PESQUISA CIENTÍFICA DUAS COMPETÊNCIAS/ TRÊS PROCESSOS/ QUATRO PRODUTOS (1) PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS 1. Planejamento (1) - identificação e preparação de um problema / planejamento escrito) = (1) PROJETO. 2. Execução (2) - coleta de dados (dados/informações + OBJETIVOS  produzir idéias) = (2) “TEXTO PENSADO PESSOAL” ). E ... (2) APRESENTAÇÃO ESCRITA DOS CONHECIMENTOS - redação (escrever “texto pensado” + detalhes anotados) = (3) “TEXTO ESCRITO PESSOAL” ). 3. Apresentação gráfica (3) - digitação (normas da ABNT ) = (4) “TEXTO ESCRITO PÚBLICO” ).

17 1 PESQUISA CIENTÍFICA 2 competências 3 processos 4 produtos
PLANEJAMENTO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO PROJETO coleta TEXTO “PENSADO” EXECUÇÃO TEXTO ESCRITO “PESSOAL” APRESENTAÇÃO GRÁFICA DE CONHECIMENTOS redação APRESENTAÇÃO TEXTO ESCRITO “PÚBLICO”

18 2 TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
TIPOS DE TEXTOS ESCRITOS - textos literários ressaltam o exercício da “arte da palavra” (anedota,fábula, saga ou lenda, conto, crônica,novela, romance, poema). - textos oficiais e comerciais estabelecem comunicação formal e documentada em ambientes de trabalho. (memorando, ofício, aviso, requerimento, parecer, memorial, ordem de serviço, carta comercial). - textos científicos comunicam resultados parciais e totais de pesquisas científicas e visam ENSINAR.

19 2 TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
RESENHA científica objetivo exploratório RELATÓRIO científico objetivo descritivo MONOGRAFIA científica objetivo analítico ENSAIO científico objetivo pessoal

20 2 TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
RESENHA – SINOPSE objetivo exploratório RELATÓRIO – RELATO DE EXPERIÊNCIA objetivo descritivo MONOGRAFIA – ARTIGO CIENTÍFICO objetivo analítico ENSAIO – PAPER objetivo pessoal

21 2 TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
- três partes gráficas: INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO - três exigências lógicas: IDENTIFICAR um problema. RACIOCINAR o problema. FECHAR o problema. - diferença fundamental: CORPO (diferentes níveis de raciocínio para um problema.)

22 2 TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
RELATÓRIO CIENTÍFICO. (texto descritivo) INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO 1. Referencial teórico 2. Metodologia 3. Apresentação de resultados 4. Análise dos resultados 5.Recomendações/sugestões CONCLUSÃO MONOGRAFIA CIENTÍFICA (texto analítico) INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO - capítulos/partes integradas (que desenvolvem raciocínios planejados como objetivos específicos, a partir de um objetivo geral ÚNICO.) CONCLUSÃO

23 2 TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
O TEXTO CIENTÍFICO NA AVALIAÇÃO ACADÊMICA - visa verificar a capacidade de identificar, raciocinar e concluir um problema de sua área, de maneira: - COMPETENTE  T.C.C. (MONOGRAFIA) (graduação + especialização) - PROFUNDA DISSERTAÇÕES (mestrados). - INÉDITA  TESES (doutorados). - T.C.C’s. (MONOGRAFIAS), DISSERTAÇÕES e TESES podem estar ou no “formato relatório” ou no “formato monografia”.

24 2 TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
RELATÓRIO Contar o que se observou. É tipicamente o primeiro texto produzido após uma pesquisa de campo ou de laboratório. - É por natureza descritivo, que sua confiança depende da capacitação do pesquisador.

25 2 TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
Partes essenciais: Introdução: a importância do assunto. Referencial Teórico: o tratamento científico atual do tema. Metodologia: descrição dos procedimentos, recursos, universo da pesquisa, instrumentos de coleta. Apresentação dos resultados: ordenação dos resultados quantitativos, utilizando gráficos, tabelas, percentuais, etc.

26 2 TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
Análise dos resultados: interpretação baseado nos referenciais teóricos e os resultados a que se chegou. Sugestões/recomendações: quando a pesquisa realizada visa a solução de um problema concreto ou necessidade. Conclusão: síntese dos elementos desenvolvidos, comparando-os ao objetivo geral que norteou toda a pesquisa.

27 2 TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
MONOGRAFIA (TCC) Essencialmente analítica, em que o objeto (o tema, o problema) é geralmente bem delimitado em extensão, a monografia permite o aprofundamento do estudo. Fundamenta-se na organização e na interpretação analítica e avaliativa de dados, conforme objetivos preestabelecidos. É um trabalho feito geralmente para se obter o título de graduado ou, num nível mais produtivo, de especialista.

28 2 TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
ESTRUTURA GERAL: Introdução: exposição da importância ou relevância do assunto; exposição dos objetivos do trabalho. Corpo: conjunto de partes, geralmente denominado capítulos, já planejados na fase de projeto, como objetivos específicos. Conclusão (Considerações Finais): síntese das idéias essenciais; juntam-se, de forma avaliativa, os raciocínios desenvolvidos dos capítulos com o objetivo geral que norteou a pesquisa.

29 2 TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
DISSERTAÇÃO Tem como característica principal o aprofundamento. O texto deve identificar, situar, tratar e fechar uma questão científica de maneira competente e profunda. Elaborada para obter o grau acadêmico de Mestre, desenvolve-se sob a orientação de um doutor na área da pesquisa. Apresenta-se e defende-se publicamente.

30 2 TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
TESE Uma tese deve identificar, situar, tratar e fechar uma questão científica de maneira competente, profunda e inédita (como algo completamente novo ou como aspectos novos de algo já trabalhado). Uma tese é feita para obter o grau de doutor, desenvolvida sob a orientação de um doutor (PhD) na área em questão. Também deve ser apresentada e defendida publicamente.

31 2 TEXTOS ORIGINÁRIOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS.
O TEXTO CIENTÍFICO NA AVALIAÇÃO ACADÊMICA - visa verificar a capacidade de identificar, raciocinar e concluir um problema de sua área, de maneira: - COMPETENTE  T.C.C. (MONOGRAFIA) (graduação + especialização) - PROFUNDA DISSERTAÇÕES (mestrados). - INÉDITA  TESES (doutorados). - T.C.C’s. (MONOGRAFIAS), DISSERTAÇÕES e TESES podem estar ou no “formato relatório” ou no “formato monografia”.


Carregar ppt "PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google