A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trabalhando com mapas Equipe de Geografia Juliana C. Muterlle Rosa Hoepers.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trabalhando com mapas Equipe de Geografia Juliana C. Muterlle Rosa Hoepers."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalhando com mapas Equipe de Geografia Juliana C. Muterlle Rosa Hoepers

2 Objetivo

3 Justificativa: Em uma aula de geografia o uso do globo e dos mapas é freqüente devido a sua importância. Os mapas possibilitam localizar, informar e orientar os alunos nos diferentes conteúdos.

4 No dia-a-dia auxiliam na localização em uma cidade, num roteiro de viagem, em um roteiros turístico, no mercado imobiliário, enfim em muitas situações do cotidiano.

5 Porém, é comum que pessoas não consigam localizar-se em um mapa ou fazer a leitura correta dos símbolos cartográficos.

6 Assim, verificamos a necessidade de conhecer mais sobre as formas de utilização do Mapa como um dos instrumentos que auxiliam no entendimento da disciplina de geografia, fazem parte da linguagem cartográfica. Para entende-lo é necessário decodificar seus signos.

7 Recursos: Fotocópias: planta de um quarto, planta baixa de uma casa, mapa de um bairro, de uma cidade, imagem de satélite do lugar escolhido; papel vegetal; lápis preto e de cor.

8 Problematização: De que forma podemos levar os alunos a leiturização dos mapas? Interpretar um mapa faz alguma diferença no cotidiano de uma pessoa? Qual é sua importância nas aulas de geografia?

9 Metodologia

10 1º Momento Você irá comprar um imóvel para residir, o que é importante observar, em termos de localização e posicionamento?

11 2º Momento O uso dos diferentes mapas colaboram para que o aluno desenvolva o seu potencial de abstração, pois os mapas representam a realidade através dos símbolos. Por ser considerado um processo lento deve ser realizado em etapas ao longo da educação básica.

12 A seguir podemos observar no mapa desenvolvido por uma criança.

13 Mapa desenvolvido por uma criança

14 (…) os mapas são meios de transmissão de informação, é preciso preocupar-se com todo o processo de sua confecção, pois ele tem que ser adequado ao usuário a que se destina para não haver lacuna entre o trabalho do cartógrafo e o do leitor do mapas, que deve aprender o máximo das informações transmitidas. (SIMIELLI, 2007, p. 88)

15 Segundo Simielli (2007), os mapas apresentam funções específicas para cada grupos de usuários e que ela deve ser entendida principalmente pelo usuário. (SIMIELLI, 2007, p. 88)

16 As funções e finalidades do uso do mapa na sala de aula são sempre relativas ao ensino pelo mapa. (OLIVEIRA, 2007, p. 23)

17 A aprendizagem do mapa depende tanto de experiências físicas como da experiência matemática. Na prática, é impossível, em relação ao mapa, separar o objeto (mapa) de ação exercida pelo sujeito sobre o objeto (representação espacial). (OLIVEIRA, 2007, p. 25)

18 3º Momento Trabalhar com a planta do quarto (Anexo 1) para compará-la com a planta de uma casa (Anexo 2): O que é possível visualizar na planta do quarto e na planta da casa? Qual é a diferença de tamanho entre ambas? Qual delas contem maiores detalhes? O que poderia ser melhorado em cada planta?

19 Planta do Quarto Fonte:

20 Planta da casa Fonte: Acesso em: 10 maio

21 Planta da casa Escala 1:100 Área total da casa: 79,73 m²

22 4º Momento Dependendo da escala teremos uma maior ou menor riqueza de detalhes. Uma escala grande (1: a 1:50.000) representando espaços menores, bairros, vilarejos, acaba por apresentar mais detalhes.

23 Já uma escala pequena/ inferior (1: ) representam extensas áreas da superfície terrestre. Assim, teremos uma quantidade maior ou menor de elementos, o que também pode repercutir na qualidade da imagem. Quanto maior for o denominador da fração (1/ ) menor será a escala. Uma escala grande apresenta um denominador menor (1/10.000)

24 A escala permite calcularmos a distância entre dois pontos ou mesmo o tamanho de algum local, objeto, construção existente em um mapa, imagem de satélite, ou planta.

25 Analise da planta do Bairro (Anexo 3): O que é possível visualizar na planta do bairro? Que escala foi utilizada? Há diferença entre a escala da planta da casa, com a do bairro? Quais elementos destacam-se em ambos?

26 Qual a importância da planta do bairro para o dia-a-dia das pessoas? Qual a importância do uso da escala no ensino dos conteúdos geográficos? Quais critérios poderiam ser utilizados para avaliar a escala?

27 Planta do Bairro Fonte: Acesso em: 13 maio

28

29 Fonte: Acesso em: 13 maio 2011.http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl

30

31 5º Momento O sucesso no uso do mapa repousa na sua eficiência quanto a transmissão da informação espacial, sendo o ideal dessa transmissão a obtenção, pelo leitor, da totalidade da informação contida no mapa. (SIMIELLI, 2007, p. 79)

32 Se o professor dominar a linguagem gráfica e souber transmiti-la aos seus alunos o problema poderá ser aos poucos sanado (...) (SIMIELLI, 2007, p. 82)

33 Analise do mapa de arruamento da cidade(Anexo 4) e as imagem aéreas de Curitiba (Anexo 5), Vila Zumbi (Anexo 6), Bairro Alphaville Graciosa, em Colombo (Anexo 7 e Anexo 8)

34 Mapa de Arruamento da Cidade (Anexo 4) Fonte: Acesso em: 09 maio 2011.http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl

35 Foto Aérea da Cidade (Anexo 5) Fonte:

36 Vila Zumbi – Colombo/ PR (Anexo 6) Fonte:

37 Bairro Alphaville Graciosa – Colombo/ PR (Anexo 7) Fonte:

38 Mapa Vila Zumbi e Alphaville Graciosa Colombo/PR (Anexo 8) Fonte: Acesso em: 09 maio 2011.http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl

39 De que forma podemos identificar as diferentes formas de organização do espaço geográfico? Qual a importância do mapa de arruamento de uma cidade? Sua utilidade no dia - a- dia das pessoas? Elabore as representações semelhantes as imagens aéreas. Lembre-se da organização da legenda.

40 6º Momento Imagem de satélite da cidade (Anexo 9): Entregar a imagem questionando as possibilidades de uso: Cole uma folha de papel vegetal sobre a imagem de satélite. Identifique elementos existentes na imagem. O que podemos concluir nesta analise.

41

42 Anexo 10 Mapa Bairros do Município

43 Anexo 11 Mapa de Curitiba

44 É possível identificar os elementos e cores de uma imagem de satélite de uma determinada cidade, sem conhecê-la? Justifique. Por que é importante conhecer a cidade para posteriormente analisar a imagem? Caso não se tenha conhecimento da cidade, que outros elementos ou instrumentos auxiliariam nessa analise?

45 Entregar os anexos 10 e 11. Para auxiliar na interpretação da imagem de satélite (anexo 9). Com o auxílio das demais imagens o que podemos concluir.

46 7º Momento Sugestão de atividade: Elabore um mapa do lugar onde você mora, destacando sua casa. Pesquisa: no site do INPE a imagem de satélite, ou no Google Maps, que contemple a localização e sua casa. Após essa pesquisa analise a imagem e identifique os elementos que fazem parte de sua cidade.

47 Cadastro-se no INPE, pelo site: rtugues/download.php rtugues/download.php

48 8º Momento O texto de Maria Elena Simielli discute o mapa como um elemento transmissor de informações e avalia sua eficácia. SIMIELLI, M.E. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, R. D. de. (org) Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007, p

49 9º Momento Elaborar uma aula relacionando o uso de imagem e os conteúdos geográficos. (Anexo 12)

50 Organizando uma aula (Anexo 12) Conteúdo: Recursos: Objetivos: (Sempre devem ser elaborados pensando na aprendizagem do aluno) Problematização: (chamar a atenção do aluno para o conteúdo: problemáticas, realçar questões do cotidiano, trabalhar com imagens, charges, recortes de jornal ou revistas, a técnica da explosão de idéias, tempo máximo de 7 (sete) minutos) Metodologia para desenvolver o conteúdo:

51 Referências FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: proposiçãoes metodologicas e conteúdos entrelaçadaos com a avaliação. Curitiba: Base Editorial, OLIVEIRA, L. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, R. D. de. (org) Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007, p RUA, J. [et all.] Para ensinar geografia. Rio de Janeiro: Access, SIMIELLI, M.E. O mapa como meio de comunicação e a alfabetização cartográfica. In: ALMEIDA, R. D. de. (org) Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007, p

52 tividadescep/educasere/index.htm tividadescep/educasere/index.htm =pt-BR&tab=wl =pt-BR&tab=wl

53 PRO PROFESSORA LEONICE MARGATTO EQUIPE DE ENSINO - NRE - UMUARAMA -


Carregar ppt "Trabalhando com mapas Equipe de Geografia Juliana C. Muterlle Rosa Hoepers."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google