A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regionalização do território brasileiro

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regionalização do território brasileiro"— Transcrição da apresentação:

1 Regionalização do território brasileiro
Prof. Cristiano Almeida

2 REGIÃO Uma região pode ser qualquer área geográfica que forme uma unidade distinta em virtude de determinadas características. Em termos gerais, costumam, mas não necessariamente, ser menores que um país.

3 Território O território é uma área demarcada onde um indivíduo, ou alguns indivíduos ou ainda uma coletividade exercem o seu poder. "A utilização do território pelo povo cria o espaço." (Santos, 1978, p. 189)

4 LUGAR Lugar ou local, de forma geral, é uma porção do espaço qualquer ou um ponto imaginário numa coordenada espacial percebida e definida pelo homem através de seus sentidos.

5 Regionalização do Brasil
Aspectos fisiográficos; Aspectos econômicos.

6 Divisão do IBGE DIVISÃO DE 1946 DIVISÃO DE 1969 DIVISÃO DE 1988

7

8 DIVISÃO REGIONAL DE 1946 PRIMEIRA DIVISÃO DO PAÍS - IBGE
BASEADA NO CONCEITO DE REGIÃO NATURAL. CRITÉRIOS POLÍTICO-ADMINISTRATIVOS CONSIDERA OS ASPECTOS NATURAIS CINCO GRANDES REGIÕES OU MACRORREGIÕES NATURAIS LIMITES REGIONAIS COINCIDEM COM AS FRONTEIRAS DAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO REGIÕES: NORTE, NORDESTE, SUL, CENTRO-OESTE E LESTE

9

10 DIVISÃO REGIONAL DE 1969 REALIZADA PELO IBGE - OFICIAL
BASEADA NO CONCEITO DE REGIÕES HOMOGÊNEAS CRITÉRIOS POLÍTCO-ADMINISTRATIVOS CARACTERÍSTICAS SOCIAIS, ECONÔMICAS E NATURAIS LIMITES REGIONAIS COINCIDEM COM AS FRONTEIRAS DAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO REGIÕES:NORTE, NORDESTE, SUL, CENTRO-OESTE E SUDESTE

11

12 DIVISÃO REGIONAL DE 1988 ELABORADA PELO IBGE – OFICIAL E ATUAL
ATUALIZAÇÃO DA DIVISÃO DE 1969 CONCEITO DE REGIÕES HOMOGÊNEAS BASEADA EM CRITÉRIOS POLÍTICO-ADMINISTRATIVOS CRIAÇÃO DO ESTADO DE TOCANTINS TRANSFORMAÇÃO DO AP E RR EM ESTADOS INCORPORAÇÃO DE FN A PERNAMBUCO REGIÕES: NORDESTE, NORTE, SUL, SUDESTE E CENTRO-OESTE

13 Região Norte Possui uma área de ,9 km², que corresponde a 42,27% do território brasileiro, sendo a maior região brasileira em superfície. Nesta região estão localizados o maior e o segundo maior estado do Brasil, respectivamente Amazonas e Pará.

14 Região Nordeste A área do Nordeste brasileiro é de aproximadamente 1 558 196 km², equivalente a 18% do território nacional e é a região que possui a maior costa litorânea. A região possui os estados com a maior e a menor costa litorânea, respectivamente Bahia, com 932 km de litoral e Piauí, com 60 km de litoral. A região toda possui 3338 km de praias.

15 Região Sudeste Região mais populosa e rica do Brasil, o Sudeste ocupa 10,85% do território brasileiro. Altamente urbanizada (90,5%), abriga as três metrópoles mais importantes do país, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, além de ser o maior colégio eleitoral do Brasil

16 Região Centro-Oeste A Região Centro-Oeste é um grande território, sendo a segunda maior região do Brasil em superfície territorial. Por outro lado, é a região menos populosa do país e possui a segunda menor densidade populacional, perdendo apenas para a Região Norte.

17 Região Sul A região Sul é a menor das regiões brasileiras e faz parte da região geoeconômica Centro-Sul. É um grande pólo turístico, econômico e cultural, abrangendo grande influência européia, principalmente de origem italiana e germânica.

18 Divisão geoeconômica

19 REGIONALIZAÇÃO GEOECONÔMICA
ELABORADA POR PEDRO GEIGER CONSIDERA OS ASPECTOS GEOECONÔMICOS BASEADA NA FORMAÇÃO HISTÓRICO-ECONÔMICA, NATURAIS E TERRITORIAIS DIVISÃO EM TRÊS COMPLEXOS REGIONAIS LIMITES REGIONAIS NÃO COINCIDEM COM AS FRONTEIRAS ESTADUAIS REGIÕES: AMAZÔNIA, NORDESTE E CENTRO-SUL

20

21 DIVISÃO REGIONAL DE MILTON SANTOS
FOI PROPOSTA PELO GEÓGRAFO MILTON SANTOS O BRASIL:TERRITÓRIO E SOCIEDADE NO INÍCIO DO SÉCULO XXI BASEADA NA DIFUSÃO DIFERENCIAL DO MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL E NAS HERANÇAS DO PASSADO. DIVIDIU O BRASIL EM QUATRO REGIÕES: AMAZÔNIA, NORDESTE, CENTRO-OESTE E CONCENTRADA CONHECIDA COMO OS “QUATRO BRASIS”


Carregar ppt "Regionalização do território brasileiro"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google