A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática - terceira parte - Profª Drª Marynelma Camargo Garanhani.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática - terceira parte - Profª Drª Marynelma Camargo Garanhani."— Transcrição da apresentação:

1 A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática - terceira parte - Profª Drª Marynelma Camargo Garanhani

2 Nada está separado de nada, e o que não compreenderes em teu próprio corpo, não compreenderás em nenhuma outra parte (Yvonee Berge)

3 Os objetivos e atividades dos conteúdos de cada eixo deverão ser definidos conforme a idade de cada turma e é importante lembrar que um eixo de trabalho não exclui o outro durante a prática pedagógica, eles se complementam... Autonomia e Identidade corporal Ampliação do conhecimento de práticas corporais infantis Socialização MOVIMENTO Educação Física

4 Capacidades Físicas Força Velocidade Coordenação Ritmo Flexibilidade Equilíbrio Agilidade Resistência Relaxamento Autonomia e Identidade Corporal Habilidades motoras Movimentos de locomoção (andar, correr, saltar, rolar…) Movimentos de equilíbrio (apoiar, empurrar, girar…) Movimentos de manipulação (lançar, chutar, pegar…) Capacidades perceptivo-motoras Discriminações sensoriais Esquema corporal Lateralidade Organização e orientação espacial Organização e orientação espaço-tempo Capacidade de coordenação

5 Ampliação das práticas corporais infantis Quais são as práticas corporais que compõe a educação física escolar?

6 Esporte - práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional... O esporte na educação escolar é uma linguagem!!! Jogo – os jogos são atividades estruturadas com regras e podem ter adaptadas conforme as condições de espaço, materiais disponíveis, número de participantes, entre outros. Podem ser competitivos, cooperativos e recreativos...

7 Dança – são manifestações da cultura corporal que tem como características comuns a intenção de expressão e comunicação mediante gestos e a presença de estímulos sonoros como referência para o movimento corporal Ginástica – são técnicas de trabalho corporal que, de modo geral, assumem um caratér individualizado com finalidades diversas, como por exemplo: a preparação para outras modalidades, como relaxamento, para manutenção ou recuperação da saúde ou ainda de recreativa, competitiva e de convívio social. Envolvem ou não a utilização de materiais e aparelhos, podendo ocorrer em espaços fechados, ao ar livre e na água

8 Lutas – são disputas em que o(s) oponente(s) deve(m) ser subjulgados, mediante técnicas e estratégias de desequilíbrio (...), imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Mas como estas práticas devem ser sistematizadas para os anos iniciais?


Carregar ppt "A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática - terceira parte - Profª Drª Marynelma Camargo Garanhani."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google