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SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ

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Apresentação em tema: "SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ"— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ

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4 Um professor sempre afeta a eternidade… Ele nunca sabe onde sua influência termina. Henrry James

5 A experiência, e não a verdade, é o que dá sentido à educação. Educamos para transformar o que sabemos, não para transmitir o que é sabido. Jorge Larrosa e Walter Kohan Educação: experiência e sentido

6 Por que a aula não dá certo? Em que momento do trabalho o conteúdo se perde? As metodologias são apropriadas? Houve mudança significativa de como se planejava há anos atrás e como se planeja hoje? Temos bem fundamentado dimensões conceituais de Planejamento, Currículo, Diretriz Curricular, PPP e de Plano de Ensino? Temos conhecimento teórico sobre avaliação ou sabemos diversificar os instrumentos? O Plano de Trabalho Docente está em conformidade com o PPP da escola e com outros documentos que envolvem seu trabalho?

7 É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais; Plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento; É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas. O que é um plano?

8 É uma mediação teórico-metodológica para ação consciente e intencional. É reflexão; É processo mental; É abordagem teórica; É tomada de decisão; É previsão de uma ação É intencionalidade (PARANÁ, 2008, p.2)

9 Como você descreve um plano numa perspectiva dialética? PTD- PLANO DE TRABALHO DOCENTE

10 Você tem SPA?

11 O que se trabalha na escola não faz sentido quando não é relacionado com a realidade social. Conteúdo Escolar x Realidade Social

12 Para que a atividade de planejar seja carregada de sentido, é preciso, pois, que, a partir da disposição para realizar alguma mudança, o educador veja o planejamento como necessário ( aquilo que se impõe, que deve ser, que não se pode dispensar) e possível ( aquilo que não é, mas poderia ser, que é realizável). VASCONCELLOS, 2005.

13 O autor propõe como ponto de partida a pergunta que considera básica ao iniciar um planejamento: há algo em nossa prática que precisa ser modificado, transformado, aperfeiçoado? Argumenta Vasconcellos que a reflexão tem por função propiciar o despertar do sujeito, além de capacitá-lo para caminhar.

14 O planejamento só tem sentido se o sujeito coloca-se numa perspectiva de mudança. (…) As ideias sozinhas não resolvem. Por isto, não podemos nos iludir achando que a força de um plano está nas ideias sofisticadas.

15 O PTD- Plano de Trabalho Docente: Implica no registro escrito e sistematizado do planejamento do professor; Antecipa a ação do professor, organizando o tempo e o material de forma adequada; É um instrumento político e pedagógico que permite a dimensão transformadora do conteúdo; Permite uma avaliação do processo de ensino e aprendizagem

16 Requer conhecimento prévio da PPC- Proposta Pedagógica Curricular; Possibilita compreender a concepção de ensino e aprendizagem ao mesmo tempo que direciona o trabalho do professor; Pressupõe a reflexão sistemática da prática educativa (PARANÁ,2008,p.7-9)

17 Conforme aponta Moita Lopes, vivemos no mundo multisemiótico, cujos textos extrapolam a letra, ou seja um mundo de cores, sons, imagens e design que constroem significados em textos orais/escritos e hipertextos (LOPES E ROJO, 2004, p.30-31).

18 O PTD- Plano de Trabalho Docente deverá conter: Conteúdo Estruturante - saber(es) de maior amplitude; Conteúdo Básico ( o quê?) – deve estar relacionado intrinsicamente aos conteúdos estruturantes; Conteúdo Específico ( o quê? ) – desdobramento dos conteúdos básicos de acordo com a especificidade da disciplina; Encaminhamentos Metodológicos e Recursos Didáticos (Como?)

19 Objetivos/ Expectativas ( para quê?); Avaliação ( para quem?) Periodicidade (quanto tempo?) Referências ( fontes de consulta?) O PTD deverá ser organizado em forma de uma sequência didática, ou seja, propiciando a transposição didática dos conteúdos.

20 Propõe que a aprendizagem aconteça a partir da interação nas situações sociais por meio de textos. Sequência Didática

21 São as mais diferentes espécies de textos, escritos ou falados que circulam na sociedade e que são reconhecidos com facilidade pelas pessoas. Por exemplo: carta, bilhete, poema, sermão, notícia de jornal, receita culinária, conversa ao telefone, piada, romance, charge… GÊNEROS TEXTUAIS

22 Passar do senso-comum à consciência filosófica significa passar de uma concepção fragmentária, incoerente, desarticulada, implícita, degradada, mecânica, passiva e simplista a uma concepção contextualizada, unitária, coerente, articulada, explícita, original, intencional e ativa. (CIRESEI, apud SAVIANI, 2002,p.2) Portanto...

23 O custo de se educar uma criança é alto... Mas o de não educá-la é incalculável. Confúcio

24 Colégio Estadual ___________________ Professor(a): ________________________ Disciplina: _________________ ____° Ano _____ – Ensino ______________ Periodicidade:_____________ Ano letivo: 2012 PLANO DE TRABALHO DOCENTE ConteúdosConteúdos Específicos (o quê?) Encaminhamento metodológico e recursos didáticos (Como?) Objetivos / Expectativas (Para quê?) Avaliação (Para quem?) Referências Conteúdo Estruturante: (o quê?) Discurso como prática social Conteúdos Básicos: (o quê?) gênero textual Biografia e seus elementos composicion ais. Explorar as práticas da oralidade, leitura e escrita. _ Textos biográficos de Mahtma Gandhi, Michael Jackson e Martin Luther King. _ Vozes sociais do texto; _ Intertextualidade; _ Intencionalidade; _ Marcadores do discurso; _ Grau de informatividade; _ Linguagem denotativa e conotativa; _ Formação do passado simples dos verbos regulares e irregulares. Apresentação do gênero textual biografia com texto (Mahatma Gandhi), um vídeo de um discurso de Martin Luther King e um trecho de um clipe de Michael Jackson com a música thriller. - Sondar os conhecimentos prévios dos alunos (capacidade de ação) - Formular questionamentos que possibilitem inferências sobre os textos - Encaminhar discussões que auxiliem na reflexão e compreensão dos textos e identificação do gênero textual. - Exposição dialogada sobre a formação dos verbos no passado e realização de atividades que propiciem a transposição didática- como um BINGO GAME, por exemplo, com os verbos no passado. - Atividades complementares com músicas e vídeos. TV pendrive, multimídia. - Conheça e identifique os elementos que compõem o gênero Biografia; Realize leitura contextualizada, identificando as várias áreas do conhecimento (contexto histórico, geográfico, sociológico, político, ideológico sobre os textos; Relacione os temas apresentados com o contexto atual; Estabeleça pontos de aproximação e/ou afastamento entre os três textos biográficos (ideologia/ contribuição/ modernidade) Use diferentes estratégias para a identificação das palavras, e a relação de significação das palavras em diferentes contextos, conheça e entenda a função das expressões idiomáticas; Reconheça nos diferentes textos as marcas linguísticas e particularidades da língua. Avaliação formativa- pedir aos alunos para redigirem biografias de pessoas conhecidas por eles (amigos, familiares, colegas de classe, celebridades) Na produção escrita, pedir a eles que esbocem suas ideias em tópicos, listando as informações essenciais que serão transformadas em texto. Determinar uma aula para a apresentação dos trabalhos oralmente( observando o uso dos verbos no passado). Explicar aos alunos que também terão uma verificação escrita. Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica- Paraná,2008. VASCONCELLOS,C.S. Planejamento: Projeto de ensino- aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad Editora,2005. LUCKESI,C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez,1995. MEURER,J.L. O trabalho de leitura crítica: recompondo representações, relações e identidades sociais. Florianópolis: UFSC,2000.p

25 PROFESSORA PAULA

26 CONTEÚDO ESTRUTURANTE DISCURSO COMO PRÁTICA SOCIAL

27 Biografia e seus elementos composicionais; Explorar as práticas da oralidade, leitura e escrita CONTEÚDO BÁSICO ( GÊNERO TEXTUAL)

28 CONTEÚDO ESPECÍFICO Textos biográficos de Martin Luther King, Mahatma Gandhi e Michael Jackson Vozes sociais dos textos; Intertextualidade; Intencionalidade; Marcadores do discurso; Grau de informatividade; Linguagem denotativa e conotativa Formação do passado simples dos verbos regulares e irregulares.

29 ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS DIDÁTICOS Apresentação do gênero textual biografia com texto (Mahatma Gandhi), um vídeo de um discurso de Martin Luther King e um trecho de um clipe da música Thrillerde Michael Jackson. Sondar os conhecimentos prévios dos alunos; (CA) Formular questionamentos que possibilitem inferências sobre os textos; (CA) Encaminhar discussões que auxiliem na reflexão e compreensão dos textos e identificação do gênero textual. (CA + CD)

30 Exposição dialogada sobre a formação dos verbos no passado e realização de atividades que propiciem a transposição didática, como um BINGO GAME, por exemplo, com os verbos no passado. Atividades complementares com músicas, vídeos; Tv pendrive ou multimídia.

31 Conheça e identifique os elemntos que compõem o gênero Biografia; (CD) Realize leitura contextualizada identificando as diversas áreas do conhecimento (contexto histórico, geográfico, sociológico, político, ideológico) sobre os textos apresentados; (CA+ CD) Relacione os temas apresentados com o contexto atual; (CA) Estabeleça pontos de aproximação e/ou afastamento entre os três textos biográficos (ideologia, contribuição/modernidade) (CA+CD) OBJETIVOS/ EXPECTATIVAS

32 Use diferentes estratégias para a identificação das palavras e a relação que as palavras exercem em diferentes contextos de significação; (CA+CLD) Conheça e entenda a função das expressões idiomáticas; (CA+CLD) Reconheça nos diferentes textos as marcas linguísticas e particularidades da língua. (CA+CD+CLD)

33 AVALIAÇÃO Avaliação formativa e contínua- pedir aos alunos para redigirem biografia de pessoas conhecidas por eles (amigos, familiares, colegas de classe, celebridades…) Na produção escrita, pedir que esbocem suas ideias em tópicos, listando as informações essenciais que serão transformadas em texto. Determinar uma aula para a apresentação dos trabalhos (exposição oral) e observar o uso dos verbos no passado. Verificação escrita e contextualizada dos conteúdos trabalhados.

34 MARTIN LUTHER KING Dr. Martin Luther King Jr. was born in Atlanta, Georgia, on January 15, Georgia and other southern states of the United States had been slow to give equal rights to African- Americans as well as poor whites and King wanted a change.When he became a minister in 1954, he began a long road of leadership using nonviolent methods. Many people joined his movement, and in 1963 he had a huge gathering of people to Washington D. C., to protest unfair government. Because of his efforts many rights were assured to all races. Dr. King developed his ideas through his own experience, as well as through reading books by the American writer Henry David Thoreau and the Russian writer Leo Tolstoy. He especially admired the example of Mahatma Ghandi, who had successfully led a nonviolent revolution to free India of British rule.

35 At 35 years of age, Martin Luther King Jr. was the youngest man to ever receive a Nobel peace prize. He was awarded the prize in 1964 for helping Americans change unfair laws against African-American people. However, not everybody accepted his ideas. On April 4, 1968, at age 39, he was killed by an assassin's bullet. Today, Dr. King's birthday is a holiday in the United States and is celebrated in honor of his struggle for democracy.

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37 MAHATMA GANDHI Mohandas Karamchand Gandhi (October 2, 1869 – January 30, 1948) (Devanagari, Gujarati), called Mahatma Gandhi, was the charismatic leader who brought the cause of India's independence from British colonial rule to world attention. His philosophy of non-violence, for which he coined the term satyagraha has influenced both nationalist and international movements for peaceful change.By means of non- violent civil disobedience, Gandhi helped bring about India's independence from British rule, inspiring other colonial peoples to work for their own independence, ultimately dismantling the British Empire to replace it with the Commonwealth of Nations. Gandhi's principle of satyagraha (from Sanskrit satya: truth, and graha: grasp/hold), often translated as "way of truth" or "pursuit of truth", has inspired other democratic activists, including Martin Luther King, Jr., John Lennon and the 14th Dalai Lama. He often said that his values were simple; drawn from traditional Hindu beliefs: truth (satya), and non-violence (ahimsa). His auto-biography, "The story of my experiments with truth" reveals his inner persona and reflections on his early life.He was assassinated in Birla house, New Delhi, on January 30, 1948 by Nathuram Godse, a Hindu radical who held him responsible for weakening the new government by insisting upon a payment to Pakistan.

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39 Professor(a): Marinês Ligeski 6 ° Ano – Ensino Fundamental Periodicidade: 3° Bimestre Ano letivo: 2012 PLANO DE TRABALHO DOCENTE - Geografia

40 Dimensão econômica do espaço geográfico; Dimensão política do espaço geográfico; Dimensão cultural e demográfica do espaço geográfico; Dimensão socioambiental do espaço geográfico. Conteúdos Estruturantes:

41 Dinâmica da Natureza; As relações entre o campo e a cidade na sociedade capitalista; Conteúdos Básicos

42 1 - Clima (Tempo e a formação do clima); 2 - Vegetação (Os tipos de paisagem vegetal e a vegetação brasileira) 3 - O campo e a cidade: - O espaço rural e suas paisagens; - Problemas ambientais do campo; - O espaço urbano e suas paisagens; - Os principais problemas urbanos. Conteúdos Específicos

43 1 – Leitura do texto São Joaquim, a cidade da neve ( Lugares Interessantes) - Livro didático (6° ano – Projeto Araribá); 1 - Vídeo informativo mostrando diferentes tipos de clima que existem em todo o Planeta Terra; 1 – Solicitar aos alunos que pesquisem em alguns sites de previsão do tempo, a temperatura do município de Foz do Iguaçu, bem como de 10 (dez) municípios brasileiros, sendo 2 (dois) municípios em cada uma das 5 (cinco) regiões brasileiras, num período de 10 (dez) dias. Após este levantamento, os alunos localizarão esses municípios no Mapa do Brasil, comparando-os entre si. Aproveitar a ocasião para relembrar a influência dos fatores climáticos; 1 - Uso do Mapa-Mundi (climático) para a observação dos diferentes tipos de clima do Mundo; Encaminhamento metodológico e recursos didáticos

44 2 - Texto informativo com as grandes paisagens vegetais da Terra (Savanas, Pradarias, Tundra e Vegetação de Deserto) 2 – Ilustrar com imagens das principais vegetações – Tv Multimídia. 2 - Pesquisa em grupo sobre os diferentes tipos de vegetação do Brasil, e após fazer um painel contendo as principais características de cada vegetação, bem como inserção de imagens para exposição aos colegas da turma; 2 - Exposição do Mapa-Mundi (Vegetação) para a explicação da incidência das principais vegetações nativas do Mundo;

45 3 – Vídeos da turma da Mônica: Chico Bento – Na Roça é Diferente e Chico Bento no Shopping, com o intuito de demonstrar as diferenças entre o campo e a cidade no cenário infanto-juvenil. 3 – Promover uma saída de campo por Foz do Iguaçu, com o intuito de explorar e identificar as áreas urbana e rural. Nesta ocasião, solicitar aos alunos que levem cadernos para anotação e máquinas fotográficas para registrar o que mais lhe chamaram a atenção; 3 - Dividir os alunos em grupos para a elaboração de painéis que diferenciem os meios rural e urbano. Após, realizar um debate dos pontos positivos e negativos destes espaços; 3 – Leitura das Paisagens ( Representações Gráficas) – Livro Didático (6° Ano – Projeto Araribá); 3 – Confecção de maquetes de áreas rural e urbana com materiais recicláveis. (Materiais que podem ser utilizados na maquete: isopor, caixa de papelão, caixas diversas como a de fósforo, latas, folhas, tinta guache, cola).

46 1 - Identificar os diferentes tipos de clima; 1 - Diferenciar o tempo e clima; 1 - Analisar os diferentes tipos climáticos da Terra e do Brasil. 2 - Reconhecer as diversas formações vegetais naturais existentes no planeta. 2 - Verificar as paisagens florestais do mundo, bem como reconhecê-las em formato de imagens; 2 - Estudar as formações vegetais brasileiras, verificando os diversos tipos de vegetação existente em nosso país. Objetivos / Expectativas

47 3 - Identificar as relações existentes entre o espaço urbano e rural; 3 - Diferenciar o espaço rural do urbano; 3 - Caracterizar cada paisagem (urbana e rural) com seus aspectos únicos; 3 - Mostrar pontos positivos e negativos do espaço rural e urbano.

48 A avaliação decorrerá durante as aulas, e será composta por provas escritas, seminários em grupos, resoluções de exercícios, atividades realizadas em sala de aula e em casa e recuperação paralela dentro dos objetivos não atingidos. As avaliações serão teóricas sem consulta e a mesma envolverá o nível de conhecimento do assunto, além da capacidade de reação e expressão de ideias. Avaliação

49 A avaliação será continuada, observando o desempenho do aluno, levando em consideração, leitura, compreensão e interpretação, descrição oral e escrita, investigação, argumentos lógicos, codificações significativas. Organização lógica de dados, responsabilidade e autonomia. Na recuperação paralela todos os alunos poderão participar do processo a fim de sanar as dificuldades, em uma retomada dos conteúdos na forma de uma exposição dialogada. Lembrando que, segundo a LDB, recuperação paralela é de conteúdos.

50 ALMANAQUE ABRIL BRASIL São Paulo: Abril, Projeto Araribá: geografia / organizadora Editora Moderna; 2ª Ed. – São Paulo: Moderna, PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Geografia. Curitiba: SEED/DEB – PR, diferentes-paisagem-cada-vez-mais-misturados shtml, pesquisado em 30/07/2012http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/rural-urbano- diferentes-paisagem-cada-vez-mais-misturados shtml 1. Acesso em 30/07/ urbana.html. Acesso em 30/07/ urbana.html. Chico Bento – Na Roça é Diferente. Acesso em 24/08/ Chico Bento no Shopping. Acesso em 24/08/2012.http://www.youtube.com/watch?v=ntXCiB0Ehfk Referências

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53 Conteúdos Estruturantes MATÉRIA E NATUREZA BIOGEOQUÍMICA QUÍMICA SINTÉTICA Conteúdos Básicos : ( o quê?) Química do Carbono

54 Conteúdos Específicos (o quê?) Estudo do átomo de carbono Postura do carbono Tipos de união entre os átomos de carbono Classificação dos átomos de carbonos numa cadeia carbônica Tipos de cadeia carbônica

55 Encaminhamento metodológico e recursos didáticos (Como?) Aula expositiva dialogada; Pesquisas on-line sobre temas atuais e propostos relacionados com o carbono: exemplos do cotidiano. Vídeo – (com duração de: 243): O átomo de Carbono reforçando as propriedades do carbono e introduzindo a nomenclatura do mesmo nas cadeias carbônicas; Música: Química do carbono, ouvir e acompanhar a mesma com os alunos para uma melhor compreensão conteúdo explanado.

56 RECURSOS DIDÁTICOS Quadro, pincel; Tv pendrive; Pendrive; Livros didáticos públicos.

57 Objetivos / Expectativas (Para quê?) Que o aluno possa: Compreender que o átomo de carbono tem características que o destacam dos demais elementos; classificar os átomos de carbono em uma cadeia carbônica; Perceber a existência de um grande número de diferentes compostos orgânicos graças aos diferentes tipos de cadeias carbônicas e suas variações e a importância da fórmula estrutural.

58 Avaliação (Para quem?) Trabalho em sala de aula em duplas, na forma de lista de exercício; Resolução individual de questões de vestibulares e ENEM Avaliação (formal e contínua) escrita.

59 Referências PARANÁ. Diretrizes Curriculares de Química. SEED/ FELTRE, Ricardo. Química Geral 3 ano. Editora Moderna, São Paulo, Química/ vários autores. – Curitiba: SEED – PR, PERUZZO, Tito Miragaia & CANTO, Eduardo Leite, Química, Editora Moderna. São Paulo, SARDELLA, Antonio. Química. Editora Ática, São Paulo, USBERCO, João & SALVADOR Edgar, Química volume único. Editora Saraiva, São Paulo, 2001

60 Como o conteúdo básico sobre química do carbono poderá ser abordado nos três conteúdos estruturantes? Matéria e natureza: expor as características do carbono, como o número atômico, massa. Fazer a distribuição eletrônica do elemento e explicar sobre as 4 ligações. Biogeoquímica: poderá ser exemplificado com o ciclo do carbono na natureza; emissão de carbono. Química sintética: poderá ser abordado sobre a diferença dos compostos orgânicos naturais e artificiais, exemplificando.

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62 Como o conteúdo básico sobre eletroquímica será abordado nos três conteúdos estruturantes? Matéria e natureza: elementos químicos presente no processo de oxirredução. Biogeoquímica: poderá ser abordado a questão do descarte de pilhas e baterias X meio ambiente. Química sintética: poderá ser abordado sobre o processo de fabricação (processos de galvanização, produção industrial de alumínio das pilhas) e bateria de celulares.

63 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCA Ç ÃO DO PARAN Á NRE – FOZ DO IGU Ç U COL É GIO ESTADUAL : DISCIPLINA: FILOSOFIA PROFESSOR: PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1.1 Conte ú do estruturante: Filosofia Pol í tica 1.2 Conte ú dos B á sicos: Rela ç ões entre comunidade e poder; Liberdade e igualdade pol í tica; Pol í tica e Ideologia; Esfera p ú blica e privada; Cidadania formal e/ou participativa.

64 1.3 Conteúdos específicos Contratualismo - Rousseau, o estado de natureza e o contrato social – 2 aulas 2. Justificativa Refletir sobre o estado de natureza em Jean-Jacques Rousseau, para compreender a importância desse conceito para o desenvolvimento de sua filosofia.

65 3. Periodicidade 1ª aula Titulo: A concepção de estado de natureza em Rousseau Apresentação dos principais conceitos do estado de natureza em Rousseau, a saber, o direito natural, a felicidade original e a concepção do homem como bom selvagem inocente. Será feita a leitura do texto de apoio, com o intuito de facilitar a compreensão do conceito em questão e sua importância para a construção do pensamento de Rousseau. 2ª aula Titulo: Conclusão do conteúdo apresentado Apresentação de pictografia, que consiste em uma gravura feita por uma sociedade pré-histórica, em que, não havia a constituição de uma sociedade organizada em torno da propriedade privada. Essa imagem representará o Estado de natureza em Rousseau, por meio de analogia.

66 Enquanto os homens se contentaram com suas cabanas rústicas, enquanto se limitaram a costurar com espinhos ou com cerdas suas próprias roupas de peles, a enfeitar-se com plumas e conchas, a pintar o corpo com varias cores, a aperfeiçoar ou embelezar seus arcos e flechas, a cortar com pedras agudas algumas canoas de pescador ou alguns instrumentos grosseiros de música – em uma palavra: enquanto só se dedicavam a obras que um único homem podia criar e a artes que não solicitavam o concurso de várias mãos, viveram tão livres, sadios, bons e felizes quanto o poderiam ser por sua natureza, e continuaram a gozar entre si das doçuras de um comércio independente; mas, desde o instante em que um homem sentiu necessidade do socorro de outro, desde que se percebeu ser útil a um só contar com provisões para dois, desapareceu a igualdade, introduziu-se a propriedade, o trabalho tornou-se necessário e as vastas florestas transformaram- se em campos aprazíveis que se impôs regar com suor dos homens e nos quais logo se viu a escravidão e a miséria germinarem e crescerem. 4. Encaminhamento metodológico O desenvolvimento desta proposta dar-se-á pela exposição do tema proposto, com o apoio de alguns recursos didático-pedagógicos, tais como quadro e giz e tv pendrive. Terse-á como ponto de partida a introdução do tema proposto a ser desenvolvido. 4.1 Texto de apoio (pode-se apenas fazer a referência ao texto que será utilizado, sem transcrevê-lo)

67 5. Recursos did á ticos Livro did á tico Textos filos ó ficos TV pendrive Internet Imagens 4.2 S í ntese do texto Rousseau desenvolve seu pensamento a partir da hip ó tese do homem em estado de natureza e procura resolver a questão da legitimidade do poder nascido do contrato social. Sua posi ç ão é num aspecto, inovadora, pois distingue os conceitos de soberano e governo, atribuindo ao povo à soberania inalien á vel.

68 5.2Atividade A atividade proposta para esta aula consiste em uma investiga ç ão acerca do conte ú do trabalhado por meio de uma exposi ç ão dialogada em torno das interpreta ç ões sugeridas para a gravura apresentada. 5.1 Imagem Rousseau Jean-Jacques, Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, in Col.Os Pensadores, p.270. (Pintura rupestre: parque nacional da serra da capivara) Representa ç ão do homem antes do contrato social; no estado de felicidade original. Nesse per í odo hist ó rico não h á a forma ç ão de um estado de direito.

69 6. Avalia ç ão ç ão/meuambiente/parque_capiv ara.htm Ser á solicitada aos alunos a produ ç ão de um texto sobre o conte ú do apresentado nas duas aulas. Esse deve ser feito em casa como forma de avalia ç ão do conte ú do. 7. Referências bibliogr á ficas ARANHA, M. L de A. & MARTINS, M. H. P. Filosofando. São Paulo, Moderna, pg. 256 a 257 ROUSSEAU JEAN-JACQUES, Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens, in Col.Os Pensadores, p.270.

70 Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica- Paraná,2008. VASCONCELLOS,C.S. Planejamento: Projeto de ensino- aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad Editora,2005. LUCKESI,C.C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez,1995. MEURER,J.L. O trabalho de leitura crítica: recompondo representações, relações e identidades sociais. Florianópolis: UFSC,2000.p Referências

71 SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ Professora PAULA DOMINGOS Disciplina: LEM EQUIPE DE EDUCAÇÃO BÁSICA NRE/FOZ – PR Telf. (45)


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