A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revista Eletrônica Trabalho apresentado ao prof. Arthur e Ailton na disciplina de Historia e Geografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revista Eletrônica Trabalho apresentado ao prof. Arthur e Ailton na disciplina de Historia e Geografia."— Transcrição da apresentação:

1 Revista Eletrônica Trabalho apresentado ao prof. Arthur e Ailton na disciplina de Historia e Geografia

2 Período Helenístico - entre 338 e 146 a.C Fase marcada pelo enfraquecimento militar grego e a conquista macedônica na região. A cultura grega espalha-se pela região, fundindo-se com outras (helenismo).

3 Período Clássico - entre 500 e 338 a.C Época de grande desenvolvimento econômico, cultural, social e político da Grécia Antiga. Época de grande fortalecimento das cidades-estados gregas como, por exemplo, Esparta, Atenas, Tebas, Corinto e Siracusa. Foi também uma época marcada por conflitos externos como, por exemplo, as Guerras Médicas (entre gregos e persas no século V). Ocorreu também, neste período, a Guerra do Peloponeso (entre Atenas e Esparta).

4 Período Arcaico - entre 700 e 500 a.C Surgimento das pólis (cidades-estados) com a formação de uma elite social, econômica e militar que passa a governar as cidades. Neste período ocorreu a divisão do trabalho e o processo de urbanização. Surge o alfabeto fonético grego e significativo desenvolvimento literário e artístico.

5 Período Homérico - entre 1.100 e 700 a.C Conclusão do processo de ruralização das comunidades gentílicas. Nos genos havia a coletivização da produção e dos bens. No final deste período, com o crescimento populacional, ocorreu a desintegração dos genos.

6 Período Pré-Homérico - entre 2000 e 1.100 a.C Época de ocupação do território da Grécia. Desenvolvimento das civilizações Micênica e Cretense. Invasão dos Dórios no final deste período, provocando a dispersão dos povos da região e ruralização.

7 Geografia da Grécia Grécia Antiga é o termo geralmente usado para descrever, em seu período clássico antigo, o mundo grego e áreas próximas (como Chipre, Anatólia, sul da Itália, da França e costa do mar Egeu, além de assentamentos gregos no litoral de outros países —; como o Egito.

8 Geografia da Grécia Não existe uma data fixa ou sequer acordo quanto ao período em que se iniciou e terminou a Grécia Antiga. O uso comum situa toda história grega anterior ao império romano como pertencente a esse período, mas os historiadores usam o termo Grécia Antiga de modo mais preciso. Alguns escritores incluem o período minóico e o período micênico (entre 1600 e 1100 a.C.) dentro da Grécia Antiga, enquanto que outros argumentam que essas civilizações eram tão diferentes das culturas gregas posteriores que, mesmo falando grego, devem ser classificadas à parte.

9 Yasmin Morais Rodrigues N°: 33 1° AM


Carregar ppt "Revista Eletrônica Trabalho apresentado ao prof. Arthur e Ailton na disciplina de Historia e Geografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google