A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AMETROPIAS DEFEITOS DA VISÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AMETROPIAS DEFEITOS DA VISÃO."— Transcrição da apresentação:

1 AMETROPIAS DEFEITOS DA VISÃO

2 GLOBO OCULAR

3 CONCEITOS BÁSICOS

4 PRINCIPAIS DEFEITOS DA VISÃO
HIPERMETROPIA MIOPIA PRESBIOPIA ASTIGMATISMO ESTRABISMO CATARATA

5 HIPERMETROPIA É corrigida com o uso de lentes convergentes.
Apresenta como defeito o encurtamento do globo ocular. Dificuldade de enxergar objetos mais próximos.

6 MIOPIA Apresenta como defeito o achatamento do globo ocular, provocando um alongamento no eixo óptico. A correção é feita através de lentes divergentes. O míope tem dificuldade de enxergar objetos mais distantes. A imagem é formada antes da retina.

7 PRESBIOPIA Apresenta como defeito o endurecimento (envelhecimento) do cristalino. Perda da capacidade de acomodação visual. Não é defeito congênito. É conhecida popularmentecomo “vista cansada”. A correção é feita com o uso de lentes convergentes.

8 ASTIGMATISMO Apresenta defeito na córnea, com raios de curvatura irregulares. Ocasiona uma visão manchada dos objetos. A correção é feita com o uso de lentes cilíndricas.

9 ÍNDICE ESTRABISMO Apresenta como defeito a incapacidade de dirigir para um mesmo ponto os eixos ópticos dos olhos. A correção é obtida com o uso de lentes prismáticas.

10 DALTONISMO A retina humana dispõe de dois tipos de célula fotossensível: os cones e os bastonetes. Os cones são os responsáveis pela nossa visão colorida, fazendo a composição das cores primárias. Os bastonetes são mais sensíveis à luz, embora não as cores. A ausência de certos tipos de cones na retina, determinada por características genéticas, acarreta a falta de percepção de algumas cores, ou, as vezes, de todas. A cor que o daltônico não consegue captar é interpretada pelo cérebro como apenas mais um tom de cinza.

11 ACUIDADE VISUAL

12 Distância de 5 mts entre o paciente e a tabela;
Utilizar um apontador laser ou uma vareta de madeira ou metal; Iluminação adequada

13 Oclusão alternada Primeiro ocluir o olho esquerdo depois o olho direito; Verificar se realmente ocluiu a visão totalmente.

14 Tabela de Acuidade Visual
Ter iluminação adequada; Estar na altura dos olhos do paciente; Marcar na ficha pré-impressa a Acuidade Visual.


Carregar ppt "AMETROPIAS DEFEITOS DA VISÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google