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Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE. Secretário de Estado da Educação Flávio Arns Superintendente da Educação Meroujy Giacomassi Cavet Diretora.

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1 Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE

2 Secretário de Estado da Educação Flávio Arns Superintendente da Educação Meroujy Giacomassi Cavet Diretora de Políticas e Programas Educacionais Fernanda Scaciota Simões da Silva Coordenador Estadual do PDE Cassiano Roberto Nascimento Ogliari

3 I Seminário Integrador Turma PDE 2012

4 SEMINARIO INTEGRADOR - ADMINISTRATIVO - - Orientações Gerais - - Orientações Gerais -

5 Introdução Objetivo : orientar os professores PDE-2012 nos NREs sobre as atividades do programa e trâmites necessários para um bom acompanhamento, elucidando dúvidas frequentes;

6 Sobre as bolsas-auxílio, permanece os valores estabelecidos na Resolução nº 2235/07. Que serão pagas de acordo com a liberação orçamentária do GPS, via planilha, até o presente momento, 31/01/2012, somente será pago a bolsa tipo 1(integral- acima de 50 Km)

7 1º Período: 01/02/2012 a 04/07/2012: Atividades que serão realizadas nos NREs: AULA INAUGURAL E SEMINÁRIO INTEGRADOR: bolsa única – 24 h integral : 03 diárias, 01 deslocamento e 01 táxi

8 FORMAÇÃO TECNOLÓGICA PRESENCIAL : bolsa única 16 h (previsto p/ 16 a 27/04/2012) integral : 02 diárias, 01 deslocamento e 01 táxi FORMAÇÃO TECNOLÓGICA PRESENCIAL : bolsa única - 8 h (prevista p/ de 25/06 a 04/07/2012) integral : 01 diárias, 01 deslocamento e 01 táxi

9 FORMAÇÃO TECNOLÓGICA PRESENCIAL : parcela única - 16 h (previsto p/16 a 27/04/2012) integral : 02 diárias, 01 deslocamento e 01 táxi parcial : 02 alimentações e 03 deslocamentos; FORMAÇÃO TECNOLÓGICA PRESENCIAL : parcela única - 8 h (prevista p/ de 25/06 a 04/07/2012) integral : 01 diárias, 01 deslocamento e 01 táxi parcial : 01 alimentações e 01 deslocamentos; Atividades que serão realizadas nas IES: CURSO GERAL 1 - FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO: 4 bolsas de 16 h integral: duas diárias, um deslocamento e 01 táxi; (para cada bolsa) CURSO GERAL 2 – METODOLOGIA DA PESQUISA : 04 bolsas de 16 h integral: duas diárias, um deslocamento e 01 táxi; (para cada bolsa)

10 ENCONTRO DE ORIENTAÇÃO : 08 encontros de 04 h somente 01 alimentação e um transporte; I ENCONTRO DE ÁREA : bolsa única - 01 encontro de 08 integral: 01 diária, 01 deslocamento e 01 táxi SEMINÁRIO TEMÁTICO: bolsa única - 16 h integral : 02 diárias, 01 deslocamento e 01 táxi O total das bolsas por semestre serão divididas e pagas em duas vezes.

11 2º Período: 19/07/2012 a 18/12/2012 Atividades realizadas no NRE: TUTORIA – FORMAÇÃO DE TUTORES – GTR – 16 h (Moodle) –Bolsa única + 48 h a distância (previsto p/ 15 a 30/11/2012) (sem bolsa-auxílio); II SEMINÁRIO INTEGRADOR DO PDE/2012: bolsa única – 16 h integral : 02 diárias, 01 deslocamento e 01 táxi ;

12 Atividades que serão realizadas nas IES: CURSO 3 – ESPECÍFICO: 04 bolsa de 16 h integral: duas diárias, um deslocamento e 01 táxi (para cada parcela) ; CURSO 4 – ESPECÍFICO: 04 bolsas de 16 h integral: duas diárias, um deslocamento e 01 táxi (para cada parcela);

13 II ENCONTRO DE ÁREA : bolsa única - 01 parcela de 08 h integral: 01 diária, 01 deslocamento e 01 táxi ENCONTRO DE ORIENTAÇÃO : 08 bolsas de 04 h somente 01 alimentação e um transporte;

14 INSERÇÕES ACADÊMICAS – 04 bolsas de 16 h Será realizado pagamento diferenciado para os Professores PDE que fizeram deslocamentos para outros municípios diferentes do local de orientação, no caso das IES com mais de um Campus e Faculdades que se integram com Universidades. Para o pagamento da bolsa-auxílio diferenciada, os professores deverão entregar cópia do certificado de participação do evento no NRE. Arquivar cópia dos certificados no NRE e encaminhar planilha assinada, conforme modelo que será encaminhado, para os relatórios financeiros do Banco Mundial.

15 OBS: Os professores das IES que possuem mais de um Campus, não precisam de autorização da Coordenação, mas precisam apresentar os certificados aos NREs, para o pagamento de bolsa- auxílio diferenciada. a) UENP: Jacarezinho, Cornélio e Bandeirantes; b) UNIOESTE: Cascavel, Fco Beltrão, Toledo, Foz do Iguaçu, Marechal Cândido Rondon; c) FECILCAM e FAFIPA: Maringá, Paranavaí e Campo Mourão; d) FAFIPAR: Curitiba, Paranaguá e) FAFIUV: Guarapuava ou Irati. A entrega dos certificados na IES é somente para comprovar carga horária.

16 3º Período: 02/02/2013 a julho de 2013: ENCONTRO DE ORIENTAÇÃO : 08 bolsas de 04 h somente 01 alimentação e um transporte; 4º Período: meados de julho até dezembro/2013 ENCONTRO DE ORIENTAÇÃO : 08 bolsas de 04 h somente 01 alimentação e um transporte;

17 OBSERVAÇÕES GERAIS Faltas e Perícia Médica: as faltas devem ter justificativa com amparo legal, para o professor PDE não ser excluído do Programa, atestado superior a três dias deverão passar na Perícia Médica; Os professores PDE podem realizar outros cursos além do PDE, disponibilizados pela rede Estadual, Municipal ou Particular, desde que não faltem nenhuma atividade do PDE.

18 Frequência do Professor PDE – não sair dos eventos sem assinar a frequência, pois, após o evento o NRE enviará um Relatório de Ausentes para o PDE/SEED. As bolsas das atividades com faltas serão descontadas no próximo pagamento. As reposições realizadas pelos NREs e IES não possuem bolsas.

19 Para ocorrer a certificação e promoção é criado um evento com a carga horária total do PDE. Esses eventos têm datas de encerramento de acordo com a entrega de todas as produções na Coordenação. Portanto, é importante a conferência dos s encaminhados, que citam os professores com pendências, sejam elas, no SACIR, nas reposições e ou atividades do PDE (MD, Artigo, Implementação, documentos, etc.) Acompanhamento dos s e SACIR, verificando sempre as datas dos eventos e de entrega das produções;

20 Retorno à escola O retorno à escola dos Professores PDE-2012 será em início de fevereiro de 2013, quando inicia o afastamento de 25 % da carga horária efetiva (QPM) para o PDE.

21 Coordenação PDE Cassiano Roberto Nascimento Ogliari Av. Àgua Verde, 2140 – Vila Izabel – Curitiba – PR Telefones: (41) / / e FAX: Administrativo Pedagógico GTR SACIR


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