A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História e Cultura Das Artes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História e Cultura Das Artes"— Transcrição da apresentação:

1 História e Cultura Das Artes
Escola Secundária De Ferreira Dias História e Cultura Das Artes Arquitetura Romana Prof. Cristina Gaspar Trabalho realizado por: Irina Esteves nº10 1ºT

2 Introdução Com este trabalho pretendo dar a conhecer um pouco sobre a arquitetura romana, designadamente as influências recebidas e características originais.

3 Características Principais Das Arquitetura Romana
Solidez nas construções ( características que herdaram dos etruscos) ; Uso do arco nas construções; Uso da abóbada ( construção em forma de arco que preenche espaço entre arcos, muros e outros tipos de espaços ) ; Construções sóbrias, funcionais e luxuosas. A monumentalidade ( espaço que ocupa e o seu significado )

4 Ordens Arquitetónicas Utilizadas Pelos Romanos
Ordem Dórica ( era simples e maciça) ; Ordem Jónica ( representava a graça e o feminino ) ; Ordem Coríntia ( muito usado no lugar de capitel jónico ) ; Ordem Compósita ( foi uma ordem da arquitetura clássica desenvolvida pelos romanos a partir dos desenhos das ordens iónica e coríntia )

5 Principais Edifícios Da Arquitetura Romana
Aquedutos - Arcos com canaletes que conduziam a água dos reservatórios para as cidades. Eram feitos de pedra e significou um avanço na canalização e distribuição de água na antiguidade.

6 Aquedutos Aqueduto dos Milagres em Mérida:
– Trata-se do mais alto aqueduto de todo o antigo império Romano.

7 Principais Edifícios Da Arquitetura Romana
Templo - Eram construídos em homenagem aos deuses, de tal modo , eram luxuosos e bem iluminados.  - Possuíam apenas um portal de entrada com escada de acesso e são considerados originários do paganismo da religião da roma antiga.

8 Características Dos Templos Religiosos
As principais características dos templos romanos no período republicano são: - Erguiam-se sempre sobre um pódio ; - Eram, geralmente, de planta retangular e tinham uma só cella fechada ; - Encontravam-se orientados no terreno, seguindo o eixo axial da cella, de acordo com a posição tomada pelos áugures para observar o voo das aves, antes da adivinhação; - Na maioria das vezes não tinham peristilo, pois eram falsamente perípteros, já que as colunas laterais se encontravam embebidas ou adossadas às paredes exteriores da cella as colunas e entablamento eram à maneira grega, seguindo uma das ordens, mas possuíam uma função meramente decorativa. - Possuíam um carácter frontal com a fachada assinalada pelo pórtico e pelas escadarias de acesso ao templo.

9 Templo Romano De Évora O templo romano de Évora está localizado na cidade de Évora em Portugal. Faz parte do centro histórico da cidade, o qual foi classificado como Património Mundial pela UNESCO.

10 Panteão De Roma O Panteão, situado em Roma, Itália, também conhecido como Panteão de Agripa, é o único edifício construído na época greco-romana que, atualmente, se encontra em perfeito estado de conservação.

11 Templo De Antonino E Faustina
Situado próximo da Basílica Emília, no Fórum Romano, em Roma, o templo  de  Antonino  e  Faustina conseguiu sobreviver em ótimas condições até aos nossos dias devido à sua conversão em igreja, entre os séculos VII e VIII d.C. O edifício foi construído em 141 d.C. pelo imperador Antonino Pio em memória à sua esposa Faustina (DIVAE FAVSTINAE EX S C) e surge dedicado pelo Senado ao próprio imperador logo após a sua morte em 161, como recorda uma inscrição na arquitrave (trave que apoia as colunas).

12 Principais Edifícios Da Arquitetura Romana
Arcos de Triunfo: - Eram construídos em homenagem aos imperadores, principalmente, para marcar grandes feitos e conquistas. Eram feitos de pedra ou mármore. Arco Do Triunfo De Paris Arco Do Triunfo De Lisboa

13 Principais Edifícios Da Arquitetura Romana
Termas - Prédios destinados aos banhos públicos, que eram espaços com piscinas aquecidas onde romanos das altas classes relaxavam e mantinham contactos sociais.

14 Principais Edifícios Da Arquitetura Romana
Circos e Anfiteatros - Construções destinadas ao entretenimento. Nos circos ocorriam, principalmente corridas de cavalos e nos anfiteatros ocorriam espetáculos como, por exemplo, os combates entre gladiadores. O anfiteatro mais conhecido foi o Coliseu de Roma. Circo Romano Anfiteatro Romano

15 Todos estes edifícios eram construídos dentro ou aproximados do Fórum Romano.

16 FIIM!!!


Carregar ppt "História e Cultura Das Artes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google