A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente."— Transcrição da apresentação:

1 Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.
O artigo de opinião Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente.

2 Verdade X opinião Para convencer, utilizamos bons argumentos.
Bons argumentos consistem em verdades e opiniões utilizados de forma equilibrada. Verdades: afirmações universalmente aceitas e dados científicos em geral. Opiniões: fundamentadas em impressões pessoais do autor do texto.

3 Características Texto argumentativo que expressa a opinião do autor sobre um tema polêmico em debate na sociedade. Circula nos meios de comunicação em geral e tem como destinatário o público desses veículos. A ideia principal é fundamentada com bons argumentos, isto é, razões ou explicações.

4 Linguagem Persuasiva. Usa a variedade padrão formal.
Geralmente escrito em 3ª pessoa ou em 1ª do plural. A linguagem geralmente é flexível ao público leitor.

5 Estrutura 1º parágrafo: ideia central que apresenta o tema ao público e resume o ponto de vista do autor. 2º e 3º parágrafos: fundamentação da ideia central, feita com argumentos, construídos a partir de verdades e de opiniões. 4º parágrafo: conclusão que retoma o que foi exposto, confirma a ideia principal ou faz uma citação.

6 Dicas para a produção Anote os argumentos que você pode utilizar para fundamentar sua ideia principal. Pense num enunciado (uma ou mais frases) capaz de expressar a ideia principal (síntese do seu ponto de vista) que pretende defender e anote-o. Escolha os argumentos que podem fundamentar a ideia principal do texto de forma mais consistente e desenvolva-os.

7 Em vez da quantidade, dê preferência à qualidade e à profundidade dos argumentos utilizados.
Pense na melhor maneira de concluir seu texto. Revise seu texto observando se você se posiciona claramente sobre o tema; se a ideia principal resume seu ponto de vista; se

8 os argumentos utilizados são claros e fortes; se esses argumentos são bem desenvolvidos; se a linguagem está adequada ao gênero e ao perfil do público; se o texto como um todo é persuasivo. Antes de passar a limpo o seu texto releia o seu rascunho e faça possíveis correções gramaticais, ortográficas e textuais. Lembre-se de que você é o primeiro corretor do seu texto.

9 Revisando... A ideia central é... No 2º e 3º parágrafos temos...
Verdades são... Opiniões são... Argumentos fortes são importantes porque... A variedade da língua que deve ser usada é a...

10 Exercite-se! Escreva um artigo de opinião sobre a adoção dos sistemas de cotas para ingresso nas universidades. Esse sistema combate as desigualdades e a exclusão ou gera ainda mais preconceito contra os negros e pessoas que vêm de escolas públicas?


Carregar ppt "Posicionando-nos sobre temas polêmicos que circulam socialmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google