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Reunião Gerencial, 20/05/2008 Programa Algar Educa Atividades para Voluntários 2009.

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Apresentação em tema: "Reunião Gerencial, 20/05/2008 Programa Algar Educa Atividades para Voluntários 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Programa Algar Educa Atividades para Voluntários 2009

2 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Os voluntários têm papel importante no Programa Algar Educa. As atividades propostas para eles são: 1.Estabelecer comunicação virtual com alunos e professores envolvidos no Programa para aproximá-los do uso social das TIC (Tecnologias da Comunicação e Informação). 2.Viabilizar visitas e entrevistas presenciais para fortalecer entre os alunos a aquisição de conhecimentos importantes sobre: Os temas do programa: oA água, o ciclo da água e sua importância no desenvolvimento humano e natural; oO corpo humano e o desenvolvimento físico; oA higiene e a saúde: prevenindo e tratando as doenças; oO desenvolvimento social do homem e o impacto desse desenvolvimento sobre a natureza. Os recursos humanos e equipamentos sociais das diversas localidades ligados à saúde e ao meio ambiente.

3 Reunião Gerencial, 20/05/ Estabelecer a comunicação virtual O que pode ser feito? 1.1 Com alunos Organizar o mailing dos alunos (o programa desenvolve-se em 10 cidades, 80 escolas, 160 classes para 4800 alunos), em colaboração com os laboratoristas e professores das escolas; Trocar s ou mensagens por MSN com até 03 alunos de classes diferentes (precisaremos de cerca de 800 voluntários) contendo: oConversas pessoais; oTrocas de informações sobre os temas (músicas; links museus de ciências naturais, reportagens, blogs; fotos; textos de revistas infantis virtuais – Ciências Hoje Para Crianças, Recreio, Ciência e Vida Júnior, Mundo Estranho, Saúde, etc). Por exemplo: enviar para a criança um e- mail com um texto e depois em outro perguntar a opinião da criança acerca dessa leitura; oConhecimento e participação no Blog do Programa. Por exemplo, entrar no Blog e convidar a criança a fazer o mesmo e a comentar atividades postadas e opiniões de crianças.

4 Reunião Gerencial, 20/05/2008 O que pode ser feito? 1.2 Com professores Trocar s ou mensagens por MSN com até 03 professores (os docentes dos alunos com os quais já se corresponde) para: o Coletar informações sobre as atividades dos projetos temáticos em realização nas classes, e/ou fatos curiosos e, também, sobre o desempenho dos alunos correspondentes nas atividades,etc. (Esta conversa pautará a comunicação virtual entre alunos e voluntários). 1. Estabelecer a comunicação virtual

5 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Procedimentos do trabalho voluntário em relação à comunicação virtual: Conhecimento dos conteúdos e atividades dos projetos temáticos em desenvolvimento por meio da leitura de documentos no Blog do Programa e de contatos virtuais com as professoras. Conhecimento prévio dos pais: A troca de mensagens virtuais com alunos deverá ser de conhecimento das famílias dos alunos; Articulação com os laboratoristas: A comunicação virtual deverá ser combinada com os laboratoristas que ajudarão a estabelecer a sistemática desse trabalho. Uma vez quinzena nas aulas no laboratório de informática, os alunos serão convidados a abrir seus s, ler as mensagens enviadas e respondê- las; Cuidados com a linguagem: o É importante lembrar que o aluno interlocutor do voluntário tem idade entre nove e dez anos e pode não ter domínio da língua escrita. Por isso e porque precisará da ajuda do laboratorista e do professor para responder a mensagem enviada, é importante que os textos dos voluntários sejam curtos e não contenham mais de um anexo. o Para facilitar a escrita de textos para as crianças, seguir as orientações contidas no anexo.

6 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Abrangência da comunicação virtual Responsáveis: Líderes Sociais e IAR Critérios para as ações virtuais (657 voluntários) Cada voluntário deverá trocar s com até 03 crianças de 03 professores diferentes, uma vez por quinzena, num total de até 12 s mês. Em 07 meses, serão trocados 84 s por cada voluntário. Da seguinte forma: (2120 alunos/657 voluntários) CidadeEscolasClassesAlunosVoluntários Balsas Porto Franco Franca Ribeirão Preto Itumbiara Ituiutaba Pará de Minas Patos de Minas Uberaba Uberlândia

7 Reunião Gerencial, 20/05/2008 O que pode ser feito? 2.1 Com os alunos Promover visitas e entrevistas, de acordo com o projeto temático em andamento nas salas de aula e escolas. Por exemplo, no projeto Água, o ciclo da água e sua importância no desenvolvimento humano e natural, poderão ser feitas as seguintes atividades: o Visita a um jornal da cidade; o Visita à estação de tratamento de águas; o Visita à museus da cidade (museu de ciências e história natural); o Visita à um instituto meteorológico da cidade; o Entrevistas com jornalistas, médicos, meteorologistas, infectologistas, biólogos, etc. (as demais visitas e entrevistas estarão discriminadas no corpo dos projetos temáticos e sequências didáticas preparados pelo Cenpec ao longo do ano de 2009). (precisaremos de cerca de 105 voluntários que se disponham a usar 08 horas/ano) 2. As visitas e entrevistas presenciais

8 Reunião Gerencial, 20/05/2008 O que pode ser feito? 2.2 Com os professores Planejar com os professores as visitas e as entrevistas de modo que essas atividades constituam-se reais oportunidades de aprendizagem para os alunos. 2. As visitas e entrevistas presenciais

9 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Procedimentos do trabalho voluntário em relação às visitas e entrevistas: Papel dos voluntários: leitura do texto visitas e entrevistas, do livro Clube da Leitura, nas páginas 60 a 69. Conhecimento dos conteúdos e atividades dos projetos temáticos.

10 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Abrangência das visitas e entrevistas Responsáveis: Líderes Sociais e IAR Critérios para as ações presenciais (105 voluntários) A ação voluntária deverá realizar até 04 visitas (uma em cada escola) e até 04 entrevistas presenciais no ano (uma em cada escola), em especial para as seguintes escolas e cidades: 105 voluntários = 4 horas cada visita e 04 horas cada entrevista – num total de 08 horas presenciais/ano. CidadeEscolasClassesAlunosVoluntários Balsas Porto Franco Franca Ribeirão Preto Itumbiara Ituiutaba Pará de Minas Patos de Minas Uberaba Uberlândia

11 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Fluxo de acompanhamento das atividades Os voluntários deverão enviar uma vez por mês aos líderes sociais: um balanço das ações realizadas, citando: número de s trocados, relação dos arquivos enviados e recebidos, fatos curiosos e impressões do voluntário. materiais e conteúdos das atividades realizadas para serem postadas no blog do programa (o líder de comitê fará chegar esse material ao Instituto Algar e Cenpec). Com base nestes documentos os líderes sociais organizarão sínteses periódicas a serem enviadas ao Instituto Algar (trimestrais). Responsáveis: Líderes Sociais e IAR

12 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Iniciativa e realização Ana Flavia Martins Carolina Toffoli Rodrigues Assessoria Educacional Sonia Maria de Oliveira Nudelman Jose Hamilton Maruxo Junior

13 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Informações sobre as escolas

14 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Franca: 06 escolas Nome das escolasComputador conectado à internet Líderes: Liana e Núbia Laboratorista s 1 EMEB Profº. Fausto Alexandre Souza Teodoronenhum 2 EMEB Profº. Florestan Fernandesnenhum 3 EMEB Profº José Mário Faleiros10nenhum 4 EMEB Profº Hélio Paulino Pintonenhum 5 EMEB Profª Sueli Contini Marques08Kênia 6 EMEB Profª. Valeria Tereza Spessoto de Figueira Penna nenhum

15 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Ribeirão Preto: 08 escolas Nome das escolas Computador conectado à internet Líder: Lucilaine Laboratoristas 1EMEF Alcina dos Santos Heck09nenhum 2EMEF Antonio Palocci (CAIC)10nenhum 3EMEF Dercy Célia Seixas Ferrari09nenhum 4EMEF Profª Elisa Duboc Garcia08nenhum 5EMEF. Vereador José Delibo17Gabriel Silva Pescara 6EMEF Nelson Machado09nenhum 7EMEF Dr. Paulo Monte Serrat Filho 10nenhum 8EMEF Sebastião de Aguiar Azevedo 09nenhum

16 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Itumbiara: 03 escolas Nome das escolasComputador conectado à internet Líder: Simone Laboratoristas 1 EM Alaor Dias Machadonenhum 2 EM Maria Leopoldina de Carvalho nenhum 3 EM Oscar Domingos da Costanenhum

17 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Ituiutaba: 03 escolas Nome das escolas Computador conectado à internet Líder: Lilian Laboratoristas 1 Escola e Creche Municipal Aída Andrade Chaves nenhum 2 EM Profº Ildefonso Mascarenhas da Silva08Daniella Muniz Gonçalves Guedes 3 EM DE I E II GRAUS Machado de Assis13Marcelo Alves Cintra

18 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Pará de Minas: 02 escolas Nome das escolas Computador conectado à internet Líder: Helaine Laboratoristas 1 EE Coronel João Ferreira 13nenhum 2 EM Dona Cotinhanenhum

19 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Patos de Minas: 02 escolas Nome das escolas Computador conectado à internet Líder: Ângela Laboratoristas 1 EM Jacques Corrêa da Costa 25nenhum 2 EM Norma Borges Belluconenhum

20 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Uberaba: 08 escolas Nome das escolasComputador conectado à internet Líder: Dulcinéia Laboratoristas 1EM Anísio Teixeira10Fabiana Toti Oliveira 2EM Profª Geni Chaves20nenhum 3EM Profº José Geraldo Guimarães 30Mirio Felix 4EM Profº José Macciotti26nenhum 5EM José Marcus Cherem (rural) 22Fernando Rogério Leal 6EM Santa Maria (rural)15Evandro Macedo Pimenta Junior 7EM Urbana Frei Eugênio20Tatiana Rosa Nogueira 8EM Vicente Alves Trindade (rural) 10Silvia Argondizi Carneiro Filha

21 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Uberlândia: 08 escolas Nome das escolasLíder SocialComputado r conectado à internet Laboratoristas 1EE do Bairro MaravilhaVivian5Nenhum 2EE Osvaldo ResendeLúcia6Nenhum 3EE Presidente Juscelino Kubitschek Rose Karen10Nenhum 4EE Jardim Ipanema-5????? 5EM Amanda Carneiro Teixeira Eneide16Denise Maia Santos Vieira 6E.M Prof. Irene Monteiro Jorge Ana Claudia16Samantha Morales de Oliveira 7EM Prof. Josiany França Piscilla15Maria Cristina Santos de Oliveira Alves 8EM Prof. Maria Leonor de Freitas Barbosa Kátia17Roseli Gonçalves Ribeiro

22 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Balsas: 24 escolas Nome das escolas Computador conectado à internet Líder: Silvana Laboratoristas 1EM Agostinho Nevesnenhum 2EM Dep Francisco Coelhonenhum 3EM Dr Jose Hernadino Pereira da Silvanenhum 4EM Elias Alfredo Curynenhum 5EM Eliezilda Coelho Rochanenhum 6EM Eurico Bogeanenhum 7EM Francisco Coelho dos Santosnenhum 8EM Joao Botelho Filhonenhum 9EM Joaquim Coelho e Silvanenhum 10EM Luis Rocha Juniornenhum 11EM Maria Justina Serrãonenhum 12EM Mariinha Rocha10nenhum

23 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Balsas: 24 escolas Nome das escolas Computado r conectado à internet Líder: Silvana Laboratoristas 13EM Moises Coelho e Silvanenhum 14EM Monsenhor Clovis Vidigalnenhum 15EM Pe Angelo de Lassalandranenhum 16EM Pe Ciceronenhum 17EM Prof Joca Regonenhum 18EM Prof Virginia Kury10nenhum 19EM Sen Alexandre Costanenhum 20EM Vereador Saraivanenhum 21UI Alexandre Pires (EE)nenhum 22UI Didacio Santos (EE)03nenhum 23UI Prof Luis Rego(EE)06nenhum 24Colégio São Pio X (conveniada) 20nenhum

24 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Porto Franco: 16 escolas Nome das escolas Computador conectado à internet Líder: Maria Laboratoristas 1UE Antonio R. de Moura (rural)nenhum 2UE Barjona Lobaonenhum 3UE Bento Nevesnenhum 4UE Francisco Assis Nobreganenhum 5UE João Tavaresnenhum 6UE Joao Walcacer de Oliveiranenhum 7UE Valerio Mirandanenhum 8UI Arthur Milhomemnenhum 9UI Centro Educacional de Porto Franconenhum 10UI Clarindo Santiagonenhum 11UI Profa Ercilia Bentonenhum 12UI Francisco Pereira Primonenhum 13UI Marcolina Magalhaesnenhum 14EM Maravilha (rural)nenhum 15Escola Adventista de Porto Franco (conveniada)nenhum 16Colegio Dom Marcelino (conveniada)nenhum

25 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Obrigada! Realização:Assessoria Educacional:

26 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Anexo Realização:Assessoria Educacional:

27 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Orientações para a escrita de s pessoais 1.Elementos característicos do gênero: Endereço eletrônico do destinatário Saudação Corpo do texto: oO texto pode ser breve e não comporta uma estrutura fixa. Porém, é importante que guarde encadeamento entre os temas e os assuntos tratados de forma que o leitor possa compreendê-los. oA linguagem deve ser adequada ao interlocutor, em especial se ele for uma criança. Despedidas e Assinatura 2.Algumas recomendações: Ter cuidado especial com a ortografia e com o uso das regras gramaticais (concordância, regência, colocação, pontuação); Evitar abreviações na conversa com as crianças (do tipo vc, tb, pq, entre outras), muito embora elas sejam usuais na comunicação eletrônica;

28 Reunião Gerencial, 20/05/2008 Anexar arquivos (textos, imagens, músicas), ou links, caso haja interesse, tomando cuidado de não enviar mais de um arquivo em cada mensagem dirigida às crianças; Ao responder, não componha uma nova mensagem, use o recurso responder do programa de . Só componha uma nova mensagem se não for uma resposta. Assim, a criança poderá ler na própria resposta aquilo que ela mesma escreveu (isso facilita, porque nem sempre é fácil localizar uma mensagem enviada na caixa postal). Importante: Não esquecer nunca de assinar o , sem no entanto colocar a palavra assinado ou assinatura antes do seu nome; Lembrar sempre quando estiver escrevendo para crianças de que determinadas palavras ou expressões comuns na linguagem dos adultos podem não ser compreendidas corretamente pela criança; Evitar promessas que não possam ser efetivamente cumpridas e que impliquem responsabilidade por parte do voluntário (saídas, passeios, doações, presentes, encontros, troca de endereços pessoais, etc.). Para isso ocorrer, seria necessário o consentimento dos pais ou responsáveis pela criança.


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