A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação Empresarial COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Profa. Esp. S. Fernanda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Profa. Esp. S. Fernanda"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Profa. Esp. S. Fernanda fernandaprofa@gmail.com

2 Comunicação Empresarial A comunicação deve ser compreendida como um meio de atuar, falar, fazer-se entender, comunicar para expressar-se.

3 Comunicação Empresarial Hoje, com as várias ciências existentes, o importante é que saibamos e consigamos nos comunicar.

4 Comunicação Empresarial

5 A disciplina de COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL não pretende dar fórmulas mágicas para redações profissionais, até porque, elas não existem. A pretensão é de mostrar alguns passos a serem seguidos para que se construa um texto ideal, para cada momento, sempre buscando criar textos modernos, objetivos, criativos, adequados aos tempos incríveis que vivemos.

6 Comunicação Empresarial Para expressar-se bem, com clareza e eficácia, você não precisa usar palavras difíceis nem ser um poeta, embora ler literatura e poesia ajude a conhecer a língua cada vez melhor. No mundo do trabalho, basta que você: Comunique-se com fluência. Use a língua portuguesa corretamente. Adapte o uso da língua ao que é específico de cada contexto. Escreva de forma simples e clara.

7 Comunicação Empresarial

8 A COMUNICAÇÃO OCORRE SEMPRE DENTRO DE UM CONTEXTO Comunicar é compartilhar entendimento. E, para comunicar idéias, conhecimentos, orientações ou qualquer outra mensagem, é necessário entender o ambiente em que você está e o que cada situação pede. No ambiente de trabalho, sobretudo quando você lida com clientes, a forma de comunicação oral deve ser mais formal, embora sempre cordial. Com a comunicação escrita ocorre o mesmo: é preciso achar o tom certo. E, para ter uma boa fluência, é fundamental saber usar bem a língua portuguesa, tanto na comunicação escrita quanto na oral.

9 Comunicação Empresarial

10

11 EMINENTE 1 Que se eleva acima do que o rodeia; alto, elevado. 2 Excelente, sublime. 3 Superior. IMINENTE 1 Que ameaça cair sobre alguém ou alguma coisa. Fonte: http://michaelis.uol.com.br

12 Comunicação Empresarial Ninguém é obrigado a saber escrever tudo. A língua portuguesa é vasta, e dúvidas fazem parte de todo processo de aprendizagem. Porém, em suas atividades profissionais, você tem o compromisso de representar a empresa e deve sempre pesquisar a forma correta de escrever ou pronunciar alguma palavra, se tiver dúvida. Por isso, um dicionário de língua portuguesa deve estar entre seus instrumentos de trabalho mais importantes.

13 Comunicação Empresarial O que escrevemos e falamos revela, de certa forma, quem somos. Por isso, é importante caprichar no português ao escrever qualquer texto comercial, seja em papel ou numa mensagem eletrônica. Antes de enviar qualquer material ao seu destinatário, é sempre bom ler mais uma vez. Pergunte a si mesmo: As palavras que escolhi são adequadas à mensagem? A pontuação está correta? O texto está gramaticalmente correto?

14 Comunicação Empresarial http://www.priberam.pt/dlpo/ http://michaelis.uol.com.br/

15 Comunicação Empresarial Consultar o dicionário é fundamental. Veja o que disseram sobre ele importantes autores: “Um dicionário deve ser um ser vivo, uma súmula de vida, mais um instrumento de aprendizagem que um objeto de luxo.” (José Lins do Rego, escritor brasileiro, 1901-1957.) “Dicionário, tu não és tumba, sepulcro, féretro, túmulo, mausoléu, e sim preservação, fogo escondido, plantação de rubis, perpetuidade viva da essência, celeiro do idioma.” (Pablo Neruda, poeta chileno, 1904-1973.) “O dicionário é o pai dos inteligentes: os burros dispensam-no.” (Mário da Silva Brito, poeta, crítico e historiador da Literatura, 1916-.)

16 Comunicação Empresarial COMO DESENVOLVER UM BOM VOCABULÁRIO? Cultive o hábito da leitura. Leia livros, jornais e revistas de qualidade. Registre as informações e palavras novas que aprende lendo. Utilize bons dicionários de sinônimos. Confira na gramática, quando estiver com dúvida, a conjugação de um verbo, a concordância e a regência de um verbo ou de um substantivo. Se possível, instale um bom dicionário eletrônico no seu computador e mantenha-o ativado. Ele poderá socorrê-lo!

17 Comunicação Empresarial Há grandes escritores que afirmam que a leitura é a base da arte de escrever. Conheça as cinco atividades básicas ligadas à comunicação e à compreensão: Essas cinco atividades se relacionam: o pensamento se expressa pela fala, que é recebida pela audição e gravada pela escrita, a qual é interpretada pela leitura. Não basta passar o que se fala para o papel.

18 Comunicação Empresarial  Homens falam para: Queixar-se de que as mulheres falam demais Oferecer soluções Enfatizar status, poder e independência Vangloriar-se de suas conquistas  Mulheres falam para: Estabelecer conexão e intimidade Reclamar que os homens não as escutam Falar dos problemas para criar aproximação Demonstrar arrependimento e estabelecer o equilíbrio no diálogo homensmulheres Barreiras de comunicação entre homens e mulheres

19 Comunicação Empresarial

20 Entonação: é a forma como você diz as coisas!!!


Carregar ppt "Comunicação Empresarial COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Profa. Esp. S. Fernanda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google