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Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA

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Apresentação em tema: "Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologias Equipe do Curso de ES para SMA
{lucena, furtado, choren,

2 Tropos (olhar paper [2004.017]) Prometheus
Metodologias Tropos (olhar paper [ ]) Prometheus Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

3 Tropos

4 Soft-meta: o seu cumprimento não pode ser descrito precisamente Plano
Elementos Ator Entidade que possui metas e intenções Meta Soft-meta: o seu cumprimento não pode ser descrito precisamente Plano Maneira de fazer determinada coisa Sua execução satisfaz metas Recurso Entidade física ou de informação Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

5 Elementos Dependência Capacidade Crença:
Relacionamento entre atores para atingir uma meta, executar um plano ou compartilhar um recurso Capacidade Habilidade do ator em definir, escolher ou executar um plano para cumprir uma meta Crença: Conhecimento sobre o mundo Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

6 Tropos Análise de requisitos Design Implementação
Fase de Early Requirements Fase de Late Requirements Design Fase de Design Arquitetural Fase de Design Detalhado Implementação Fase de Implementação Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

7 Diagrama de capacidades Diagrama de planos
Modelagem Diagrama de atores Modelagem de atores Modelagem de dependências Diagrama de metas Modelagem de metas Modelagem de planos Diagrama de capacidades Modelagem de capacidades Diagrama de planos Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

8 Modelagem Fase Ator Dependência Meta Plano Capacidade
Early Requirements X Late Requirements Design Arquitetural Design Detalhado Implementação Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

9 Fase Early Requirements
Foco em como o sistema é utilizado Modelagem de atores: Objetivo é modelar os atores externos e as suas interações (através das metas) com o sistema Modelagem de dependências: Objetivo é modelar as dependências entre os atores para atingir uma meta, executar um plano ou prover um recurso Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

10 Projeto eCultura Diagrama de atores
Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

11 Fase Early Requirements
Modelagem de metas: (analisar as metas de 3 formas) Análise de possibilidade: identificar os planos, recursos e soft-metas que possibilitem o ator atingir a meta Análise de contribuição: identificar as metas que podem contribuir positivamente ou negativamente para uma outra meta ser atingida Composição and/or: decomposição das metas em sub-metas Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

12 Fase Early Requirements
Modelagem de planos: Análise de possibilidade: identificar as metas e recursos que possibilitem a execução do plano Análise de contribuição: identificar os planos que podem contribuir positivamente ou negativamente para um outro plano ser executado Composição and/or: decomposição de planos em sub-planos Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

13 Projeto eCultura Diagrama de metas
Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

14 Modelagem de dependências:
Late Requirement Foco no sistema em si Modelagem de atores: foco na identificação do ator sistema Modelagem de dependências: descreve como é a dependência do ator sistema com os atores externos Modelagem de metas: Detalha as metas do sistema Modelagem de planos: Detalha os planos do sistema Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

15 Projeto eCultura Diagrama de atores Diagrama de metas
Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

16 Define a arquitetura geral do sistema em termos de sub-sistemas.
Design Arquitetural Define a arquitetura geral do sistema em termos de sub-sistemas. Modelagem de atores: Introdução e especificação de novos atores (sub-atores) Associação de sub-metas a sub-atores Modelagem de dependências: Modelagem do fluxo de dados e de controle entre os sub-atores Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

17 Projeto eCultura Diagrama de atores
Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

18 Modelagem de capacidades:
Design Arquitetural Modelagem de capacidades: Associar a cada ator capacidades específicas para atingir as metas e executar os planos Definição de tipos de agentes e associação de cada tipo a uma ou mais diferentes capacidades Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

19 Lida com o detalhamento da especificação dos agentes
Design Detalhado Lida com o detalhamento da especificação dos agentes Relacionada a plataforma de implementação e da linguagem de programação Modelagem de ator: Os agentes do sistema são definidos especificando-se todas as noções requeridas pela plataforma Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

20 Modelagem de capacidade:
Design Detalhado Modelagem de capacidade: Uso do diagrama de atividades de UML para modelar capacidades e planos de um agente Diagramas de capacidade e de plano Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

21 Propõe implementar o sistema utilizando Jack
Implementação Propõe implementar o sistema utilizando Jack Descreve o mapeamento dos elementos do sistema para Jack Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

22 Prometheus

23 Fase de Especificação do Sistema
Prometheus Fase de Especificação do Sistema Foco na identificação das funcionalidades básicas do sistema juntamente com os dados de entrada (percepções), de saída (ações) e qualquer informação importante de troca de dados Fase de Design Arquitetural Identifica os agentes e como eles interagem Fase de Design Detalhado Detalha a parte interna do agente e define como o agente irá cumprir suas tarefas Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

24 Especificação do Sistema
Descrição das funcionalidades e de casos de uso Descritor de funcionalidades: Nome descrição em linguagem natural lista de ações lista de percepções relevantes dados usados e produzidos breve descrição das interações com outras funcionalidades Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

25 Descritor de funcionalidades
NAME: Welcoming Description: Welcomes a new visitor to the world wide web site (with personalised information if possible). Percepts/events/messages: CustomerArrived (message), CustomerInformation (message) Messages sent: CustomerInformationRequest (message), CustomisedWWWPage (message), Actions: DisplayCustomisedWWWPage Data used: CustomerDB, CustomerOrders Interactions: CustomerManager (via CustomerInformationRequest, CustomerInformation) OnlineInteraction (via CustomisedWWWPage, CustomerArrived) Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

26 Especificação do Sistema
Cenários de caso de uso: Descrevem um conjunto de passos de uma operação/funcionalidade do sistema Cada passo é anotado com o nome da funcionalidade e as informações/dados usados ou produzidos Descritor de cenário Identificador Descrição Contexto de uso Cenário em si (seqüência de passos) Informações/dados usados e produzidos Invariantes Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

27 Overview: The user orders a book. Delivery options are
Scenario: Book Order Overview: The user orders a book. Delivery options are explored and then confirmed (with an OrderRequest). The books are shipped, stock updated, and the user notified. Context: Assumes the book is in stock. Steps: 1. EVENT BookOrder (! Online Interaction) 2. DeliveryOptionQuery (Online Interaction!Transport Information) 3. DeliveryOptions (Transport Information ! Online Interaction) Data read: Transport DB 4. Obtain preferred delivery option (Online Interaction) 5. MakePayment (Online Interaction ! Sales Transaction) 6. ACTION BankTransaction (Sales Transaction) 7. PlaceOrder (Sales Transaction!Order Handling) 8. Register order (Order Handling) Writes data: CustomerOrders 9. ACTION CourierCompany (Order Handling) 10. DecreaseStock (Order Handling ! Stock Manager) Variations: steps 9 ( courier) and 10 (decrease stock) replaced with notification of delay (Order Handling to Customer Contact) and then placing an order for more stock (Order Handling to Stock Manager). Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

28 Definição dos agentes grupando funcionalidades Diagrama de agentes:
Design Arquitetural Definição dos agentes grupando funcionalidades Diagrama de agentes: liga os agentes que interagem Descritor de agente: Nome, Descrição Breve descrição das interações Lista de funcionalidades que são incorporadas ao agente Dados lidos e dados escritos Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

29 Name: Sales Assistant agent
Description: greets customer, follows through site, assists with finding books Cardinality: one/customer. Lifetime: Instantiated on customer arrival at site. Demise when customer logs out or after inactivity period. Initialisation: Obtains cookie. Reads Customer DB. Demise: Closes open DB connections. Functionalities included: Online Interaction, Sales Transaction, Welcomer, Book Finder. Uses data: Customer DB, Customer Orders, Book DB. Produces data: Customer preferences, orders, queries Goals: Welcome customer; Update customer details; Respond to queries; Facilitate purchases; Events responded to: new arrival; customer query; customer purchase; credit check response customer response; Actions: Display information to customer (greetings, book info, info requests, Display customisedWWWpage, RequestCreditCheck messages Interacts with: Warehouse Manager (book request protocol), Delivery Manager (order protocol, order query protocol), Customer Manager (customer information query protocol, customer information update protocol) Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

30 Identificação dos objetos compartilhados pelos agentes
Design Arquitetural Identificação dos objetos compartilhados pelos agentes Identificação dos eventos Diagrama geral do sistema: Liga agentes, eventos e dados compartilhados Diagrama de interação: Usa AUML para modelar a interação entre agentes e protocolos de interação Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

31 Ex.: diagrama geral do sistema
Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

32 Dependente da plataforma de implementação Descritor de capacidade
Design Detalhado Foco na definição de capacidades, eventos internos, planos e detalhamento da estrutura dos dados Dependente da plataforma de implementação Descritor de capacidade Nome Descrição Informação sobre a interface externa da capacidade (quais eventos são imput e quais são output) Interação com outras capacidades Inclusão de outras capacidades (sub-capacidades) Informação sobre dados lidos e escritos pela capacidade Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

33 Diagrama geral do agente:
Design Detalhado Diagrama geral do agente: Modela as capacidades de um agente e o fluxo de eventos ou tarefas entre as capacidades, assim como os dados internos de um agente Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio

34 Design Detalhado Diagrama de capacidades: Descritor de planos
Mostra o refinamento de capacidades até planos Descritor de planos Identificador Descrição Evento que dispara o plano Passos do plano Contexto de uso Lista de dados lidos e escritos Descritor de eventos Descreve o propósito do evento e os dados que o evento carrega Descritor de dados Descreve os campos e os métodos utilizados para guardar os dados Laboratório de Engenharia de Software (LES) – PUC-Rio


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