A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perda da biodiversidade no Brasil e no mundo:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perda da biodiversidade no Brasil e no mundo:"— Transcrição da apresentação:

1 Perda da biodiversidade no Brasil e no mundo:
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ ______________________________________________________________________________ LGN0479 – Genética e Questões Socioambientais Perda da biodiversidade no Brasil e no mundo: Causas e consequências Discentes: Ariane da Silveira Carolina Atauri Jackeline Sousa Jéssica de Andrade Docente: Silvia Maria Guerra Molina

2 O que é Biodiversidade? Termo ‘diversidade biológica’  criado por Thomas Lovejoy em 1980 A palavra biodiversidade passou a ser mais utilizada após a publicação do livro BioDiversity do biólogo E. O. Wilson em 1986. Dicionário Informal: “biodiversidade refere-se à variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos”.

3 Serviços oferecidos pelos ecossistemas
Água, alimentos, medicamentos, proteção do solo, estabilidade climática e muitos outros fatores que garantem condições favoráveis à sobrevivência humana na Terra. Serviços ofertados pelos ecossistemas = UU$ 33 trilhões/ano (R$ 55 trilhões/ano) Fonte: IUCN (Internacional Union for Conservation of Nature) Para muitas nações, a conservação de seus recursos é vista como um custo, uma vez que para conservar os ecossistemas, devem abster-se por parte do uso destes para o crescimento econômico. Mas os benefícios que os ecossistemas lhes prestam, se mensurados monetariamente, superam com vantagem tais empreendimentos econômicos.

4 Custos do uso da Biodiversidade
Explosão do crescimento populacional Exploração excessiva dos recursos naturais Impactos ambientais O uso irresponsável da biodiversidade pelo homem, tem causado diversos problemas ao meio ambiente e uma enorme perda da biodiversidade existente. Segundo dados do Portal do Meio Ambiente, 12,5% das espécies de plantas estão sob ameaça de extinção. Perda de 17 a 100 mil espécies vegetais por ano. A Mata Atlântica (HostPot mundial) compõe o segundo conjunto de ecossistemas mais ameaçados de extinção no mundo, perdendo apenas para as florestas quase extintas de Madagascar na África, segundo dados do ICMBio (2011).

5 Perda da Biodiversidade
Declínio da variabilidade de organismos vivos. Compreende a perda da diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. Principal impacto: extinção de espécies Segundo dados da WWF-Brasil, atualmente são utilizados 25% mais recursos naturais do que o planeta é capaz de fornecer.

6 Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os principais processos responsáveis pela perda de biodiversidade são: perda e fragmentação dos habitats, introdução de espécies e doenças exóticas; exploração excessiva de espécies de plantas e animais; uso de híbridos e monoculturas na agroindústria e nos programas de reflorestamento; contaminação do solo, água, e atmosfera por poluentes; e mudanças climáticas.

7 Biodiversidade no Brasil
1/5 da Biodiversidade mundial De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o Brasil possui seis biomas terrestres (Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pampas e Pantanal) e três grandes ecossistemas marinhos. Grande parte de toda a biodiversidade brasileira está na Amazônia (50% de todas as espécies vivas brasileiras).

8 Perda de Biodiversidade no Brasil
Início: chegada dos portugueses em busca do Éden Cerca de 472 espécies brasileiras estão ameaçadas de extinção. Segundo dados do Instituto Chico Mendes (ICMBio), o bioma mais devastado do País, é a Mata Atlântica. Apenas cerca de 8% de sua cobertura vegetal original  resultado do desmatamento, a exploração madeireira, a agricultura, as obras de infraestrutura e a ocupação inadequada de áreas de preservação permanente, além de outros fatores. Na Amazônia o problema ambiental é recente. Início: em 1970, devido a incentivos fiscais para a “colonização” e, principalmente, a expansão da fronteira agrícola em direção do bioma.

9 Perda de Biodiversidade no mundo
Segundo dados da WWF-Brasil, a estimativa feita pelos especialistas é que a perda acelerada de espécies que presenciamos hoje está entre e vezes acima da taxa de extinção natural. Entre 0,01 e 0,1% de todas as espécies são extintas por ano. Se considerarmos que existem 2 milhões de espécies diferentes em nosso planeta  entre 200 e extinções/ano. Se considerarmos 100 milhões de espécies  entre e extinções/ano.

10 Medidas para reduzir a perda de biodiversidade
2ª edição do estudo Panorama da Biodiversidade Global, desenvolvido pela Convenção sobre Diversidade Biológica e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, analisa as possibilidades de contenção da perda da biodiversidade. Algumas medidas apontadas: Aumento da superfície de áreas protegidas: atualmente existem 105 mil unidades de áreas de proteção que correspondem a 12% do planeta. Desenvolvimento de metas de recomposição do número de espécies perdidas. Desenvolvimento de programas de prevenção da poluição. Aprimoramento no uso de recursos (aumentar a eficiência). Planejamento mais eficiente na expansão agrícola. Moderação no consumo de alimentos. Valorização do conhecimento das comunidades tradicionais.

11 Projetos Nacionais Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira – Probio I: - Tem o objetivo de identificar ações prioritárias, estimular subprojetos que promovam parcerias entre o setor público e privado, e o de gerar e divulgar informações e conhecimentos no tema. - Mecanismo de auxílio técnico e financeiro na implementação do Programa Nacional da Diversidade Biológica (CONABIO) Projeto Nacional de Ações Integradas Público-Privadas para Biodiversidade – Probio II: - Tem o objetivo de integrar e potencializar as iniciativas em curso no país - A intenção é realizá-lo ao longo de seis anos.

12 - Ocorreu de 19 a 21/02/2013 em Brasília/DF
1º Seminário de APAs no Brasil: - Realizado pelo Ministério do Meio Ambiente e parceiros a fim de “fortalecer a gestão das Áreas de Proteção Ambiental (APA) e registrar casos bem sucedidos e suas lições aprendidas desta categoria de unidade de conservação” - Ocorreu de 19 a 21/02/2013 em Brasília/DF Método MARISCO – Manejo Adaptativo de vulnerabilidade e RISCO em sítios de Conservação: - Abrange “projetos de ordenamento territorial, conversação da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas no Brasil”. - Desenvolvido pelo professor Pierre Ibisch.

13 Considerações Finais A manutenção da biodiversidade é essencial para o funcionamento dos ecossistemas. Ameaça: intensa exploração humana dos recursos naturais e ambientais para fins comerciais. Equilíbrio ecossistêmico é prejudicado  ciclo de prejuízos ambientais, sociais, políticos e econômicos. Necessidade de administrar melhor o uso da biodiversidade para que ele seja mais sustentável. É possível desfrutar dos benefícios da biodiversidade sem afetá-la de forma negativa.


Carregar ppt "Perda da biodiversidade no Brasil e no mundo:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google