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Universidade Federal de Uberlândia

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Apresentação em tema: "Universidade Federal de Uberlândia"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal de Uberlândia
PROJETO INSTITUCIONAL DE FORMAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

2 Bases Normativas Lei 9.394/96, artigos 62 e 63
Determinam os loci da formação dos professores da Educação Básica: Universidades e ISES. Resolução CNE/CP 1, 18/02/2002 Institui as diretrizes para formação de professores Resolução CNE/CP 2, 19/02/2002 Institui duração e carga horária

3 Principais Alterações
Projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura devem estar articulados a uma proposta institucional de formação de professores. Extinção do esquema 3 + 1 Licenciaturas → cursos com identidade própria “A licenciatura ganhou, como determina a nova legislação, terminalidade e integralidade própria em relação ao bacharelado... . Isso exige a definição de currículos próprios da licenciatura que não se confundem com o bacharelado ou com a antiga formação de professores que ficou caracterizada como esquema 3+1”. Parecer 09/2001:

4 Principais Alterações
Prática como componente curricular, desenvolvida ao longo do curso Nas licenciaturas, o tempo destinado às dimensões pedagógicas não será inferior à quinta parte da carga horária total. Art. 11 A prática não poderá ficar reduzida a um espaço isolado, desarticulada do restante do curso e deverá estar presente desde o início do curso e permear toda a formação do professor. Art. 12 A coordenação da dimensão prática transcenderá o estágio e terá como finalidade promover a articulação das diferentes práticas, numa perspectiva interdisciplinar. Art. 13 Resolução 1/2002

5 Principais Alterações
Estágio como componente curricular Ampliação da formação cultural Carga Horária mínima: horas 400 h de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso 400 h de estágio curricular supervisionado, a partir da 2ª metade do curso 1800 h para os conteúdos curriculares de natureza científico-cultural 200h para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais Duração mínima dos cursos de licenciatura: 3 anos Resolução 2/2002

6 O Projeto Institucional da UFU
Atende exigências expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais Acompanha as orientações expressas na Resolução 02/2004 do CONGRAD Expressa a autonomia pedagógica da instituição É aberta às especificidades dos cursos de licenciaturas É o resultado de ampla discussão coletiva

7 Princípios orientadores dos currículos
Contextualização expressa na apresentação crítica de conteúdos. Interação permanente com a sociedade, com o mundo do trabalho e com as demandas sociais. Universidade como lócus de elaboração e disputa de visões de mundo, organização da cultura e dos meios para sua difusão Opção por um modelo de sociedade includente Formação de cidadania Formação humanística, crítica e ética Articula o currículo ao mundo social, à realidade e contextualiza a ação educativa

8 Princípios orientadores dos currículos
Indissociabilidade ensino-pesquisa extensão. Universidade como espaço intelectual e espaço político. Atitude investigativa → ensino com pesquisa. Compreensão da relevância social e política do processo de produção e difusão do conhecimento → ensino com extensão Universidade como local do ensino, da pesquisa e da extensão

9 Princípios orientadores dos currículos
Interdisciplinaridade Superação da fragmentação do conhecimento Promotora de flexibilidade aos currículos Forma de abordagem do conhecimento, compreendido em sua articulação com as diferentes áreas do saber Estabelecimento de relações solidárias e cooperativas no processo de formação do estudante Articulação de conteúdos

10 Princípios orientadores dos currículos
Flexibilidade Articulado ao princípio da contextualização do ensino e da formação cidadã. Desenvolvimento da autonomia intelectual Superação da idéia de pré-requisitos Supõe mudanças nas práticas de ensinar, de aprender e de pesquisar Potencializa as dimensões pessoais, sociais e profissionais do processo de formação e imprime dinamicidade aos currículos

11 Princípios orientadores dos currículos
Rigor teórico Sólida formação teórica Atualização constante do conhecimento Essencial na formação de atitudes científicas diante do conhecimento e do pensamento crítico

12 Princípios orientadores dos currículos da UFU
Ética como orientadora das ações educativas Valor que orienta as ações educativas Respeito à pluralidade de pensamento Compromisso com as finalidades e objetivos da instituição Compromisso com a formação profissional Respeito à propriedade intelectual Reside no âmbito das práticas educativas

13 Princípios orientadores dos currículos
Avaliação como forma de re-significação constante do trabalho pedagógico. Componente do trabalho educativo, do processo de formação Concepção de conhecimento como provisório e lacunar Orientadora do processo de ensino e do aprendizado dos estudantes Coloca o ensino a serviço da autonomia intelectual, da criatividade e da criticidade.

14 Princípios para cursos de licenciatura
Articulação teoria-prática pedagógica Articulação entre conteúdos específicos e pedagógicos Valorização da teoria e da prática pedagógica Realça aquilo que se constituirá nas ferramentas para a intervenção pedagógica Eixo fundamental do processo de formação de professores

15 Princípios para cursos de licenciatura
Articulação entre formação inicial e continuada Construção contínua e permanente do processo de formação Articulação entre bacharelado e Licenciatura Formação do professor pesquisador Articulação entre universidade e escola básica Co-responsabilidade na formação do profissional professor

16 Objetivos para a formação de professores
Propiciar: A compreensão da cidadania como participação social e política O questionamento da realidade educacional A proposição de formas de enfrentamento dos problemas

17 ESTRUTURA CURRICULAR Núcleo de Formação Específica
Núcleo de Formação Pedagógica Núcleo de Formação Acadêmico Científico-Cultural

18 NÚCLEO DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA
Constituído de conhecimentos da área específica de cada curso e de conhecimentos ligados à iniciação científica básica da área. Voltado para o domínio teórico e prático dos conteúdos. Os componentes curriculares desse Núcleo podem estar articulados aos componentes curriculares do Núcleo de Formação Pedagógica.

19 NÚCLEO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Constituído de conhecimentos teóricos e práticos da área de educação e de ensino. Perpassa todo o curso, desde o primeiro período/ano. Constitui 1/5 da CH total do curso + Estágio Supervisionado. Componentes curriculares desse núcleo: Disciplinas de Formação Pedagógica Projeto Integrado de Prática Educativa - PIPE Estágio Supervisionado

20 DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Didática > ou = 60 horas Política e Gestão da Educação > ou = 60 horas Psicologia da Educação > ou = 60 horas Metodologia(s) de Ensino > ou = 60 horas outra(s) disciplina(s) de natureza pedagógica > ou = 60h

21 PIPE Projeto Integrado de Prática Educativa
Projeto que articula a formação específica e a formação pedagógica. Elaborado, desenvolvido e avaliado pelos professores envolvidos, sob a coordenação do colegiado. Iniciado no primeiro período/ano do curso. Finalizado no Seminário de Prática Educativa.

22 SEMINÁRIO DE PRÁTICA EDUCATIVA
Desenvolvido a partir da segunda metade do curso. Poderá articular-se ao Estágio Supervisionado

23 Iniciado a partir da segunda metade do curso
ESTÁGIO SUPERVISIONADO Iniciado a partir da segunda metade do curso Carga Horária mínima de 400 horas

24 NÚCLEO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Disciplinas Pedagógicas PIPE Estágio Supervisionado Carga Horária: 980 horas

25 NÚCLEO DA FORMAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAL
Atividades Complementares Trabalho de Conclusão de Curso Carga Horária: 200 horas

26 ESTRUTURA CURRICULAR PADRÃO
Núcleo de Formação Específica = horas Núcleo de Formação Pedagógica = horas Núcleo da F. Acad-Cient-Cultural = horas Total = horas

27 Duração dos cursos 2800 - 2700 = 100 h 4 horas/dia
5 dias por semana  4 x 5 = 20 h 15 semanas por semestre  20 x 15 = h 9 semestres para o curso  300 x 9 = h = 100 h 200 h de Atividades Complementares desenvolvidas fora dos horários de aulas.

28 Cursos de Licenciatura da UFU
Estrutura Curricular Cursos de Licenciatura da UFU Determinação legal Resolução CNE/CP 1/2002 (art 11) Resolução CNE/CP 2/2002 980 H Núcleo de Formação Pedagógica 400 H Estágio Supervisionado 160 H Projetos Integrados de Prática Educativa – PIPEs 560 H Dimensão Pedagógica (1/5 da carga horária total do curso) Prática ao longo do curso 240 H Disciplinas pedagógicas de articulação T- P 180 H Disciplinas pedagógicas teóricas 1.800 H Conteúdos de natureza científico-cultural 1.620 H Núcleo de Formação Específica Disciplinas de Conteúdo Específico 200 H Núcleo de Formação Acadêmmico-científico-cultural Atividades Complementares Outras Formas de atividades científico-culturais 2.800 H Carga horária mínima total


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