A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reforma Ortográfica Desde o dia 1ª de janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reforma Ortográfica Desde o dia 1ª de janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo."— Transcrição da apresentação:

1 Reforma Ortográfica Desde o dia 1ª de janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo envolvendo os oito países que falam português (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Timor Leste) , a reforma visa a simplificação da grafia e a unificação das regras do idioma. A reforma ortográfica, que atinge apenas 2% da escrita, deixa praticamente intactas as regras de acentuação gráfica, mas suprime o trema, simplifica as regras do hífen e elimina as consoantes mudas, como a letra "c" da palavra exacto.

2 A reforma começou em 1990, mas sua implantação é lenta
A reforma começou em 1990, mas sua implantação é lenta. É preciso que os países ratifiquem as mudanças como fez o Congresso Nacional brasileiro. Em 2007, o Ministério da Educação do Brasil começou a preparar as mudanças nos livros didáticos e pretende que elas estejam totalmente implantadas em As maiores resistências à reforma vieram de Portugal, justamente o país que deve ter mudanças mais significativas. Os portugueses só ratificaram o acordo em maio de 2008.

3 Há muita gente que rechaça a unificação, dizendo que há coisas mais importantes a fazer. Quem defende argumenta que o português é, das línguas mais faladas no mundo, a única que ainda não está unificada.

4 No Brasil, a reforma ortográfica foi oficializada no dia 29 de setembro de 2008, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. De acordo com a resolução, as duas grafias (a antiga e a nova) continuarão valendo até dezembro de Ou seja, até lá ambas valem no vestibular, nas provas de escolas, nos concursos públicos.

5 Alfabeto Trema Acentuação Hífen Ortografia
O que foi reformado? Alfabeto Trema Acentuação Hífen Ortografia

6 A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Alfabeto A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

7 Trema Trema ("): os dois pinguinhos colocados sobre a letra u para indicar a variação de pronúncia dos grupos gue, gui, que e qui foram abolidos. Mas a pronúncia das palavras que levavam trema continua a mesma. O trema permanece apenas em nomes, palavras estrangeiras e suas derivadas (Müller, mülleriano)

8 Acentuação Paroxítonas com os ditongos abertos éi e ói perdem o acento. IDÉIA => IDEIA BÓIA => BOIA Obs. > As oxítonas continuam acentuadas (Chapéu)

9 Paroxítonas com i e u tônico depois de ditongo não levam mais acento
Acentuação Paroxítonas com i e u tônico depois de ditongo não levam mais acento FEIÚRA => FEIURA

10 Hiatos: palavras terminadas em êem e ôo(s) perdem o acento circunflexo
Acentuação Hiatos: palavras terminadas em êem e ôo(s) perdem o acento circunflexo VÔO => VOO

11 Acentos diferenciais: palavras homógrafas perdem o acento
Acentuação Acentos diferenciais: palavras homógrafas perdem o acento PÁRA => PARA

12 Acentuação Acentos diferenciais que distinguem tempo verbal e singular e plural de verbos permanecem PODE e PÔDE TEM e TÊM

13 Permanece o acento diferencial da preposição por e do verbo pôr
Acentuação Permanece o acento diferencial da preposição por e do verbo pôr É facultativo o uso de acento circunflexo diferencial nas palavras forma/fôrma.

14 Acentuação Verbos terminados em guar, quar e quir, que admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, presente do subjuntivo e do imperativo, levam acento se forem pronunciados com a e i tônicos: EU ENXÁGUO e EU ENXAGUO


Carregar ppt "Reforma Ortográfica Desde o dia 1ª de janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google