A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECENDO LEITURAS ESTRUTURA DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Passo a passo: como ajudar o aluno a ler?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECENDO LEITURAS ESTRUTURA DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Passo a passo: como ajudar o aluno a ler?"— Transcrição da apresentação:

1 TECENDO LEITURAS ESTRUTURA DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Passo a passo: como ajudar o aluno a ler?

2 O ENSINO DA LEITURA DEPOIS Contexto Leitor Texto ANTESDURANTE

3 antes da leitura Ao ler literatura, mobilizamos nossas experiências para desfrutarmos o texto e apreciarmos os recursos estilísticos selecionados pelo autor. Observando um livro, numa rápida leitura inspecional, podemos antecipar algumas das informações que iremos encontrar no texto.

4 antes da leitura: passo a passo Observar indicadores como título, capas, ilustração, sumário, autor, gênero etc. Apresentar informações que o autor do texto pressupõe que os leitores virtuais tenham, mas que supomos que nossos alunos ignorem. Estimular os alunos a explicitar os conteúdos que esperam encontrar no texto a partir dos índices levantados.

5 durante a leitura Os objetivos que o leitor tem com a leitura mobilizam diferentes estratégias de abordagem do texto. Algumas dicas de um leitor mais experiente podem ser valiosas para ajudar um leitor iniciante a construir os sentidos do texto.

6 Estimular a compreensão global do texto em contextos de leitura autônoma ou compartilhada, a partir da observação de indicadores como o léxico, a situação enunciativa, as conexões entre os enunciados, as relações intertextuais etc. Identificar a organização composicional do gênero a que pertence o texto. durante a leitura: passo a passo

7 depois da leitura Pode-se ou não se emocionar com um texto; pode-se ou não gostar de um texto; pode-se ou não concordar com o quadro de valores sustentados ou sugeridos pelo texto ou por suas leituras.

8 depois da leitura Para uma melhor compreensão da obra, assim como para a problematização dos temas sugeridos pelo texto, nada melhor do que trocar impressões com outros leitores.

9 depois da leitura: passo a passo Estimular paráfrases do texto lido. Apreciar os recursos expressivos selecionados pelo autor. Identificar os valores e as crenças veiculados no texto e refletir a respeito deles.

10 Identificar a posição do autor e refletir a respeito dela. Promover o debate democrático em torno de questões polêmicas. Estabelecer relações com outros textos, filmes etc. depois da leitura: passo a passo

11 Ampliar as referências dos leitores estimulando a pesquisa de informações complementares, a produção de outros textos ou, ainda, outras produções criativas que contemplem as múltiplas linguagens artísticas. depois da leitura: passo a passo

12 BIBLIOTECAS VIRTUAIS Atualmente, por meio da Internet, é possível ter acesso a bibliotecas virtuais do mundo inteiro. Relacionamos a seguir alguns sites em que o leitor pode encontrar o conto Tílburi de praça, de Raul Pompéia, para leitura on-line, download ou impressão.

13 ompeia/tilburidepraca.htm buri.html

14 Texto quarta capa Literatura Brasileira Aqui começa um emocionante caso de amor com a literatura brasileira. Irresistíveis, enamorados, apaixonados, os 3 contos que compõem este livro provam que a palavra ainda é a melhor arma de sedução. Deixe-se conquistar por eles.

15 ALINHAVANDO LEITURAS

16 TECENDO ROTEIROS

17 INTERVALO Voltaremos em 15 minutos.

18 TECENDO ROTEIROS

19 TRAGÉDIA BRASILEIRA Manuel Bandeira tm esia-todos.asp

20 O NOVIÇO Martins Pena Sites em que é possível encontrar a peça O noviço, de Martins Pena, para leitura on-line, download ou impressão. go.html

21 A leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor Clicar em CRE – Centro de Referência. Posicionar o cursor em Temas Pedagógicos e, depois, em Leitura e Literatura. Selecionar o artigoA leitura na sala de aula: as muitas faces de um leitor, de João Wanderley Geraldi. Série Idéias, n. 5. São Paulo: FDE, p

22 FAQ Para tirar dúvidas sobre essa videoconferência acessar o site Clicar no botão FAQ

23 FAQ LOGIN: o mesmo para consulta do holerite eletrônico SENHA: a mesma para consulta do holerite eletrônico


Carregar ppt "TECENDO LEITURAS ESTRUTURA DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Passo a passo: como ajudar o aluno a ler?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google