A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Engenharia de Software - temas para estudo -

Cópias: 1
Fundamentos de Engenharia de Software Edson Scalabrin Alcides Calsavara Teaching/mestrado/ FundamentosEngenhariaSoftware.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Engenharia de Software - temas para estudo -"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Engenharia de Software - temas para estudo -
Edson Scalabrin Alcides Calsavara Teaching/mestrado/ FundamentosEngenhariaSoftware

2 Assuntos dos Artigos Qualidade de software
Métodos de desenvolvimento de software Engenharia de requisitos Métodos de teste e validação de software Tendências em aplicações computação embarcada computação móvel Prototipagem rápida de sistemas Padrões de projeto e de análise em domínios específicos Extensões à UML

3 Questões de Engenharia de Software
O que é software? É um produto? É conhecimento? O que é conhecimento? O que é ignorância? Regulamentação da profissão: Por que a SBC é contra? Por que um cientista da computação precisa de matemática? Por que o “Hello World!” é um mal exemplo? Por que o ser humano tem capacidade de memorizar 72 símbolos? O que isso influencia no desenvolvimento de software?

4 Questões de Engenharia de Software
Qual a diferença entre engenharia de software e arquitetura de sistemas de software? O que são heurísticas de arquitetura de sistemas de software? O que são heurísticas de programação de sistemas de software?

5 Questões de Engenharia de Software
Engenharia de software é somente construção de programas? O que mais está envolvido? Por que o custo de um produto de software componente de um sistema tem um custo total de aproximadamente 9 vezes o custo do correspondente programa?

6 Questões de Engenharia de Software
Por que a grande maioria dos projetos de software não dão certo? Por que é tão divertido programar? O que dificulta a criação de um programa?

7 Questões de Engenharia de Software
O que é Engenharia de Requisitos? Quais os tipos de requisitos? O que são métodos formais? (Exemplo: VDM) E linguagens formais? (Exemplo: Z) Quando usar de formalismo? Quando fazer protótipos? Quando usar uma metodologia rigorosa (exemplo UP) ou uma metodologia ágil (exemplo XP)?

8 Questões de Engenharia de Software
Que paradigma de programação é mais adequado? Como escolher? Como escolher uma arquitetura para o sistema? O que é uma arquitetura baseada em framework e componentes? Quais as formas de conseguir reuso? Em quais níveis é possível o reuso?

9 Questões de Engenharia de Software
Como se especifica e se constrói um boa interface homem-computador? Como se testa e se valida um sistema de software? Como gerenciar a evolução (dados e comportamento) de um sistema? Como controlar versões do sistema (configuração)? Como os sistemas legados podem ser integrados com novos sistemas?

10 Questões de Engenharia de Software
Como se calcula a complexidade de um algoritmo? Quais as classes de algoritmos? Quais os tipos de sistemas de software? O que é “dependability”? Qual a diferença entre “availabitiy” e “reliability”? O que são sistemas críticos e o que exigem de especial na sua construção? O que são sistemas de tempo real e o que exigem de especial na sua construção?

11 Questões de Engenharia de Software
O que envolve o gerenciamento de um projeto de software? Quais os tipos de métricas de software? Quais os principais padrões para se avaliar qualidade de software? Como estimar custos de software? Como estimar riscos em um projeto de software? Como planejar o desenvolvimento de um sistema de software? Como monitorar um projeto de software?


Carregar ppt "Fundamentos de Engenharia de Software - temas para estudo -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google