A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fecilcam - 24/setembro/1999 1 Modelagem Dinâmica Exercício 01: A Figura abaixo é um diagrama de estados simplificado e parcialmente completo para o controle.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fecilcam - 24/setembro/1999 1 Modelagem Dinâmica Exercício 01: A Figura abaixo é um diagrama de estados simplificado e parcialmente completo para o controle."— Transcrição da apresentação:

1 Fecilcam - 24/setembro/ Modelagem Dinâmica Exercício 01: A Figura abaixo é um diagrama de estados simplificado e parcialmente completo para o controle de uma secretária eletrônica. As chamadas são atendidas automaticamente da seguinte maneira: uma chamada é detectada no primeiro toque da campainha e a secretária responde à chamada com um aviso pré-gravado. Quando o aviso termina, a mensagem de quem chamou é gravada. Quando o chamador desliga, a secretária também desliga. Coloque o seguinte no diagrama: chamada detectada, responder à chamada, apresentar o aviso, gravar a mensagem de quem chamou, chamador desliga, aviso termina. Diagrama de estados parcialmente completo para uma secretária eletrônica Desligado AvisarGravar Desligado Avisando faça: apresentar o aviso Gravando faça: gravar a mensagem de quem chamou Chamador desliga Chamada detectada / responder à chamada Aviso termina Chamador desliga Resposta:

2 Fecilcam - 24/setembro/ Modelagem Dinâmica Exercício 02: Desligado Avisando faça: apresentar o aviso Gravando faça: gravar a mensagem de quem chamou Chamador desliga Campainha[n. toques = 5] / responder à chamada Chamado atende Chamador desliga Conversando Chamada detectada / posição n. toques := 0 Chamador desliga Aviso termina Chamado atende Chamador desliga Campainha[n. toques < 5] Tocando a campainha A secretária eletrônica do exercício anterior é ativada ao primeiro toque da campainha. Revise o diagrama de estados para que ela atenda após cinco toques. Se o telefone for atendido antes de cinco toques, a secretária nada fará. Atente para a diferença entre cinco chamadas em que o telefone é atendido ao primeiro toque e uma chamada que toca cinco vezes. Resposta:

3 Fecilcam - 24/setembro/ Modelagem Dinâmica Exercício 03: A Figura a seguir é uma parte do diagrama de estados para o controle de um aparelho de videocassete (VCR). O VCR tem diversos botões, incluindo selecionar, liga/desl e ajustar para acertar o relógio e os timers automáticos de funcionamento e parada, auto para permitir a gravação automática, vcr para by-passar o VCR, e temp para gravar por um período de tempo. Muitos dos eventos da Figura a seguir correspondem ao pressionamento do botão com o mesmo nome. Alguns botões têm comportamento alternado. Por exemplo, o pressionamento do botão vcr alterna entre os modos VCR e TV. Alguns botões utilizados para o controle manual do VCR não são considerados na Figura a seguir, como play, record, fast forward, rewind pause e eject. Esses botões só aparecem no estado Manual. Faça o seguinte: aPrepare listas de eventos, ações e atividades. bPrepare um manual do usuário, explicando como operar o VCR. cPor meio do acréscimo de estados, estenda o diagrama de estados para acomodar outro timer de funcionamento e parada para um segundo canal. dExiste muita coisa repetida em sua resposta à parte anterior. Por exemplo, ajuste da hora pode ser feito em diferentes contextos com o mesmo resultado. Discuta como a duplicação de esforços pode ser reduzida.

4 Fecilcam - 24/setembro/ Ajustando timer de parada entrada/inicializar hora de parada faça : exibir hora de parada Modelagem Dinâmica Exercício 03: Ajustando timer de início entrada/inicializar hora de início faça : exibir hora de início Gravando temp faça: gravar temp/mais tempo Manual faça: exibir hora faça: atualizar hora Vídeo faça:saída vídeo TV faça:saída tv vídeo Automática faça : exibir hora faça : atualizar hora faça : exibir auto auto Liga/desliga tempo decorrido temp Acertando relógio faça : mostrar hora seleção Liga/desliga seleção Versão simplificada do diagrama

5 Fecilcam - 24/setembro/ Ajustando timer de parada entrada/inicializar hora de parada faça : exibir hora de parada Modelagem Dinâmica Exercício 03: Dia faça: piscar dia ajustar/dia seguinte Hora faça: piscar hora ajustar/hora seguinte Minutos faça: piscar minutos ajustar/minutos seguinte seleção Ajustando timer de início entrada/inicializar hora de início faça : exibir hora de início Dia de início faça: piscar dia ajustar/dia seguinte Hora de início faça: piscar hora ajustar/hora seguinte Minutos de início faça: piscar minutos ajustar/minutos seguinte seleção Canal faça: piscar canal ajustar/canal seguinte seleção Hora de parada faça: piscar hora ajustar/ hora seguinte seleção Minutos de parada faça: piscar minutos ajustar/minuto seguinte seleção Gravando temp faça: gravar temp/mais tempo Manual faça: exibir hora faça: atualizar hora Gravação automática faça:gravar Auto desliga [hora = hora de parar] [hora = hora de início] Vídeo faça:saída vídeo TV faça:saída tv vídeo Automática faça : exibir hora faça : atualizar hora faça : exibir auto auto Liga/desliga tempo decorrido temp Liga/desliga Acertando relógio faça : mostrar hora seleção

6 Fecilcam - 24/setembro/ Modelagem Dinâmica Exercício 03: A) n Os eventos são os seguintes: –Seleção: pressionar sobre o botão seleção –Liga/desliga: pressionar sobre o botão liga/desliga –Timer: pressionar sobre o botão timer –Auto: pressionar sobre o botão auto –Ajustamento: pressionar sobre o botão ajustamento –Vídeo: pressionar sobre o botão vídeo –tempo decorrido: o tempo de gravação terminou n As ações são as seguintes: –Dia seguinte: fazer avançar o mostrador horário para o próximo dia da semana. –Hora seguinte: fazer avançar o mostrador horário para a próxima hora. –Minuto seguinte: fazer avançar o mostrador horário para o próximo minuto. –Canal seguinte: fazer avançar o mostrador de canais para o próximo canal pré-selecionado. –Inicializar hora de início: posicionar o mostrador horário para a hora de início com a hora corrente. –Inicializar hora de parada: posicionar o mostrador horário para a hora de parada com a hora de início. –Mais tempo: acrescentar um incremento fixo de tempo ao tempo pré-selecionado de gravação.

7 Fecilcam - 24/setembro/ Modelagem Dinâmica Exercício 03: A) continuação: n As atividades são as seguintes: –Exibir hora: exibir hora corrente no mostrador horário –Exibir hora início: exibir hora de início no mostrador horário –Exibir hora parada: exibir hora de parada no mostrador horário –Piscar dia: fazer piscar dia na porção dia do mostrador horário –Piscar hora: fazer piscar hora na porção hora do mostrador horário –Piscar minuto: fazer piscar minuto na porção minuto do mostrador horário –Piscar canal: fazer piscar a porção canal mostrador de canais –Gravar: gravar o canal pré-selecionado sobre a banda vídeo –Atualizar hora: mudar o mostrador hora para prosseguir a modificação da hora –Exibir auto: ascender o indicador auto sobre o painel de apresentação.

8 Fecilcam - 24/setembro/ Modelagem Dinâmica Exercício 03: B) Pode-se imaginar a seguinte sinopse para o manual de utilização: –Para acertar a hora, selecione o botão SELEÇÃO passo à passo e sucessivamente para os dias da semana, as horas, os minutos. A cada passo, pressione sobre o botão AJUSTAMENTO para fazer avançar as posições de uma unidade (15 minutos para os minutos). –Para regular o timer de gravação, pressione sobre o botão LIGA/DESLIGA. A hora de início da gravação é exibida. Ela é inicialmente posicionada na hora corrente. A hora de início pode ser corrigida com o auxilio dos botões SELEÇÃO e AJUSTAMENTO, da mesma forma que foi feita para a regulagem da hora e do canal de gravação. –Quando a hora de início de gravação e o canal foram selecionados, pressione uma vez sobre LIGA/DESLIGA para selecionar a hora de parada de gravação. A hora de parada se exibe. Ela é inicialmente posicionada na mesma hora que o início da gravação. Utilize os botões SELEÇÃO e AJUSTAMENTO para regular as horas e os minutos da hora de parada assim como foi descrito para a regulagem do relógio. –Quando a hora de parada já foi regulada, pressione uma última vez sobre LIGA/DESLIGA a fim de voltar à apresentação da data. Para autorizar o modo de gravação automática, pressione sobre AUTO. O indicador auto se exibe. Quando a hora de gravação pré-selecionada é atingida, o vídeo comuta automaticamente sobre o canal pré-selecionado e inicia a gravação. Quando a hora de parada de gravação pré-selecionada é atingida, a gravação se interrompe automaticamente. A hora corrente é exibida, continuando no modo automático. Para introduzir o modo automático, pressione sobre o botão AUTO novamente; se o vídeo já está ligado, a gravação se interrompe. –Para gravar um período de 15 minutos com início imediato, pressione sobre timer. O vídeo começa a gravar sobre o canal corrente. Para aumentar o tempo de gravação de um período suplementar de 15 minutos, pressione sobre TIMER uma ou mais vezes. [Observe que não é possível parar uma gravação temporizada, antes que seu tempo seja esgotado. Trataria-se de um erro do diagrama de estados que seria extremamente maldoso para os possuidores de vídeo.] –Pressione sobre o botão VÍDEO para comutar a saída do vídeo entre a antena e a saída do vídeo (a televisão deve estar regulada sobre o canal 3 ou 4). –[O manual de uso deveria conter igualmente a descrição dos botões dos comandos manuais que não figuram no diagrama de estados. Este último omite também os comandos permitindo regular o canal corrente.]

9 Fecilcam - 24/setembro/ Modelagem Dinâmica Exercício 03: C) O novo diagrama de estados (ver próximo slide) foi construído duplicando inicialmente os estados Ajustar o timer de início e Ajustar o timer de parada para a segunda hora e ligando os novos estados na seqüência LIGA/DESLIGA. Foi destruída a ação de entrada para inicializar a hora de início e a hora de parada, para que o usuário não corra o risco de perder a hora precedentemente selecionada quando estiver procedendo a segunda regulagem.

10 Fecilcam - 24/setembro/ Modelagem Dinâmica Exercício 03: Ajustar timer início (1) faça : exibir hora de início 1 Dia de início faça: piscar dia ajustar/dia seguinte Hora de início faça: piscar hora ajustar/hora seguinte Minutos de início faça: piscar minutos ajustar/minutos seguinte seleção Canal faça: piscar canal ajustar/canal seguinte seleção Hora de parada faça: piscar hora ajustar/ hora seguinte seleção Minutos de parada faça: piscar minutos ajustar/minuto seguinte seleção Liga/desliga Dia de início faça: piscar dia ajustar/dia seguinte Hora de início faça: piscar hora ajustar/hora seguinte Minutos de início faça: piscar minutos ajustar/minutos seguinte seleção Canal faça: piscar canal ajustar/canal seguinte seleção Ajustar timer de parada (1) faça : exibir hora de parada 1 Ajustar timer início (2) faça : exibir hora de início 2 Hora de parada faça: piscar hora ajustar/ hora seguinte seleção Minutos de parada faça: piscar minutos ajustar/minuto seguinte seleção Liga/desliga Ajustar timer de parada (2) faça : exibir hora de parada 2 Manual faça: exibir hora faça: atualizar hora Liga/desliga

11 Fecilcam - 24/setembro/ Modelagem Dinâmica Exercício 03: Ajustar timer início (1) faça : exibir hora de início 1 Liga/desliga Ajustar timer de parada (1) faça : exibir hora de parada 1 Ajustar timer início (2) faça : exibir hora de início 2 Ajustar timer de parada (2) faça : exibir hora de parada 2 Manual faça: exibir hora faça: atualizar hora Liga/desliga D) Poderia-se parametrizar os estados de maneira a evitar a duplicidade de informações em vários locais, como será indicado abaixo. Os estados Ajustar o timer de início e Ajustar o timer de parada seriam definidos por diagramas de estados com um estado inicial por omissão e alguns argumentos formais. A parametrização dos estados não foi abordada no curso porque os detalhes são ainda incertos.


Carregar ppt "Fecilcam - 24/setembro/1999 1 Modelagem Dinâmica Exercício 01: A Figura abaixo é um diagrama de estados simplificado e parcialmente completo para o controle."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google