A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fatores Ambientais e a Composição Isotópica das Plantas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fatores Ambientais e a Composição Isotópica das Plantas"— Transcrição da apresentação:

1 Fatores Ambientais e a Composição Isotópica das Plantas
Capítulo 6 Fatores Ambientais e a Composição Isotópica das Plantas

2 5.1 Intensidade de luz a) Baixa intensidade de luz: estômatos abertos, pi tende a ser igual a pa, portanto a relação pi/pa, tende hipoteticamente para 1. a) Alta intensidade de luz: estômatos fechados, pi tende a ser igual a pa, portanto a relação pi/pa, tende hipoteticamente para 0.

3 Figura 5.1. Variação dos valores de δ13C de espécies coletadas na floresta de Ding Hu Shan na China em função da quantidade de luz, expressa pelo fluxo de fótons. Adaptado de Ehleringer et al. (1986).

4 5.2. Variação na fonte de CO2 Figura 5.2. Variação rio abaixo dos valores de δ13C de: (A) folhas de espécies arbóreas e (B) folhas de gramíneas flutuantes coletadas ao longo do rios Solimões e Amazonas. Adaptado por Martinelli et al. (1991).

5 5.3. Variação da fonte de luz e fonte de CO2 simultaneamente
Figura 5.3. Variação dos valores de δ13C de folhas de espécies arbóreas em função da altura da copa em diferentes localidades da Amazônia. ZF2 – próximo à ciade de Manaus; Flona-1 e Flona-2 – Floresta Nacional do Tapajés, próximo à cidade de Santarém e Rebio – próximo à cidade de Ji-Paraná.

6 Tabela 5.1. Equações de reta entre a altura do dossel e os valores de d13C dos mesmos locais descritos na Figura 5.3. H denota a altura da copa, r2 o coeficiente de correlação da equação e N o número de amostras utilizados nas respectivas equações. Se tivermos os valores de 13C do CO2 da atmosfera podemos calcular os valores de pi/pa (Tab.2).

7 Tabela 2. Concentração média do CO2 atmosférico, valores de d13C do CO2 e das folhas ao longo do dossel.  é a diferença entre o d13C do CO2 atmosférico e da folha e os valores pi/pa foram calculados através das equações anteriores.

8 5.4. Disponibilidade de água
A resposta das plantas ao baixo teor de água no solo ocorre pelo fechamento dos estômatos, evitando maiores perdas de água. Ocorre também um decréscimo na fotossíntese. Caso esse decréscimo ocorra em um nível maior que a entrada de CO2 na câmara estomatal, haverá um conseqüente decréscimo no valor de pi. Por sua vez, a relação pi/pa decrescerá, aumentando os valores de 13C da planta. O mesmo raciocínio pode ser aplicado quando a umidade relativa do ar é muito baixa. Evitando perder água, as plantas tendem a fechar seus estômatos, diminuindo a relação pi/pa e conseqüentemente aumentando seus valores de δ13C.

9 Figura 5.4. Distribuição dos valores de δ13C de espécies arbóreas coletas em uma área de Cerrado próxima a Brasília e na Floresta Nacional do Tapajós, próxima à cidade de Santarém. Fontes: Ometto et al. (no prelo) e Mercedes Bustamante, Universidade de Brasília, dados não publicados.


Carregar ppt "Fatores Ambientais e a Composição Isotópica das Plantas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google