A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Igreja nos Dias de Hoje

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Igreja nos Dias de Hoje"— Transcrição da apresentação:

1 A Igreja nos Dias de Hoje
Pr. Marcio Santos Modernidade e Modernismo

2 Definições: Modernidade: Modernismo:
A modernidade costuma ser entendida como um ideário ou visão de mundo que está relacionada ao projeto de mundo moderno, empreendido em diversos momentos ao longo da idade moderna e consolidado com a Revolução Industrial. Está normalmente relacionada com o desenvolvimento do Capitalismo. Modernismo: Chama-se genericamente modernismo( ou movimento moderno) o conjunto de movimentos culturais, escolas e estilos que permearam as artes e o design da primeira metade do século XX. Apesar de ser possível encontrar pontos de convergência entre os vários movimentos, eles em geral se diferenciam e até mesmo se antagonizam. Em suma: Modernismo é uma inovação, uma preferência para o novo. Pr. Marcio Santos

3 O que a Bíblia diz sobre o assunto!!!
ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. (Rm )

4 Hoje em dia, vemos um sério conflito dentro das Igrejas:
Como modernizar-se sem sermos mundanos? Seria isso possível?

5 COMO MODERNIZAR-SE SEM SERMOS MUNDANOS?
Acredito que isso é possível desde que alguns critério sejam estabelecidos no convívio da comunidade, tais como: Toda obra estética deve vislumbrar o externo sem poder de interferência no interno. As melhorias feitas nas dependências do templo são exclusivamente para o bem estar de seus ocupantes e tão somente com esse propósito. A tecnologia deve adequar-se a Bíblia e a Igreja, nunca ao contrário!!! O padrão a ser seguido é inerrante(Bíblia) e Contextualizado. Nunca podemos nos esquecer de que a obra de Deus, dar se primeiramente como fator interno(Coração) e que nenhum fator externo mudará este conceito. Nenhuma estratégia ou ferramenta moderna está acima das ferramentas e estratégias que a Bíblia pode e nos oferecem.

6 Seria isso Possível? Como vemos é possível desde que não apartemos o nosso coração da Lei do Senhor conforme a recomendação bíblica de Deus a Josué: Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. (Josué 1.7-8)

7 O risco do modernismo A igreja cristã está diante de um mundo cada vez mais moderno, envolvente e tentador. A sociedade está caminhando a passos largos por caminhos que não se sabe onde vai dar, pois há grandes inversões acentuadas de valores em curso nesta sociedade moderna. Questões como ética, moral, família, relação heterossexual, monogamia,igreja,etc... Tem sucumbido face a filosofia modernista que tem como foco aquilo que é novo. Ora se o foco é o que é novo, logo princípios mais “antigos” não servem mais como base desta sociedade ansiosa e perplexa por aquilo que é novo.

8 A Bíblia e o Modernismo:
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto;quem o conhecerá?(Jr 17.9) Assim diz o Senhor: maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor.(Jr 17.5)

9 Conclusão: Enfim podemos ser modernos e não mundanos. Podemos ter produtos tecnológicos em nossas casas e igrejas sem que isso tire de nós a essência de salinidade e luz que a bíblia pelas palavras de Jesus assim nos ensinam. Porém nunca devemos nos esquecer de que a única forma de vencermos todo tipo de mundanismo ou modernismo é através das Sagradas Escrituras. E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. (Mt 22.37) Se conseguirmos colocar o mandamento como divisor e orientador dentro da revolução modernista que estamos vivendo, conseguiremos ser Modernos e não Mundanos(modernistas)...

10 QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!!!


Carregar ppt "A Igreja nos Dias de Hoje"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google