A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
AULA 6 Prof. Marivaldo Oliveira

2 Competências a serem trabalhadas
Entender o processo de planejamento e execução de Auditoria de sistema de gestão da qualidade.

3 Hoje falaremos sobre as Auditorias
do Sistema de Gestão da Qualidade

4 Definição conforme a Norma
Processo sistemático, documentado e independente. A auditoria da qualidade é um instrumento gerencial utilizado para avaliar as ações da qualidade previstas num Sistema de Qualidade. É um processo construtivo e de auxílio à prevenção de problemas.

5 Definição conforme a Norma
Norma de Referência: ISO 19011: 2012 – Diretrizes para Auditoria do Sistema de Gestão. São usuários desta norma: os auditores e avaliadores, lideres da equipe de auditoria, gerentes do programa de auditoria, organizações que implementam sistemas de gestão e organizações que necessitam realizar auditorias de sistemas de gestão para fins contratuais ou regulamentares, dentre essas incluem-se as organizações que certificam sistemas de gestão de diferentes tipos.

6 Objetivos da Auditoria
Determinar a conformidade do SGQ; Determinar a eficácia do SGQ em atender aos objetivos; Identificar o potencial de melhoria do SGQ; Atender aos requisitos regulamentares para fins de certificação do SGQ.

7 IMPORTANTE!! Uma Auditoria não tem por objetivo identificar não-conformidades. Auditoria não é uma caça asa bruxas.

8 Razões para realização da Auditoria
Avaliação inicial de um novo fornecedor potencial; Como parte de uma análise crítica regular de fornecedores; Verificar o próprio SGQ; Manutenção de uma certificação.

9 Ao final, uma Auditoria deve:
Permitir a Alta Direção a confiança que os processos estão sendo realizados conforme planejado; Proporcionar confiança aos clientes; Permitir identificar pontos de melhorias dos processos; Acompanhar ações corretivas e melhorias.

10 Classificação da Auditoria
Auditoria de Primeira parte; Auditoria de Segunda parte; Auditoria de Terceira parte.

11 Tipos de Auditoria de Certificação
Auditoria Inicial Auditoria realizada pela certificadora com o objetivo de avaliar a adequação dos requisitos básicos da documentação da empresa. Auditoria Principal Auditoria completa, onde são avaliados todos os itens relativos ao escopo.

12 Tipos de Auditoria de Certificação
Auditoria de Manutenção Auditoria periódica conduzida para determinar se a certificação do SGQ pode ser mantida; Auditoria de Recertificação Auditoria realizada ao final do período de certificação para avaliar se um novo certificado pode ser emitido para um novo período.

13 Não conformidade em Auditoria
Não atendimento a um requisito. Definição NBR ISO 9001:2005 Identificar um problema já é metade de sua solução.

14 Classificação das não-conformidades
Não conformidade maior: Não conformidade que afete de forma plena um requisito da Norma ou os requisitos do próprio SGQ

15 Classificação das não-Conformidades
Não conformidade menor: Não conformidade que afete parcialmente um requisito da Norma ou os requisitos do próprio SGQ. IMPORTANTE !! Várias ocorrências menores em um mesmo requisito se tornará MAIOR.

16 As Observações As observações são comentários do auditor com o objetivo de auxiliar a organização na melhoria do SGQ.

17 As Observações Embora não seja necessário tratar as observações é bastante recomendável agir de forma a atendê-las, pois contribui para a melhoria do SGQ.

18 Relatório de Auditoria
Registro onde são relatadas as conclusões da auditoria com base nas evidências e constatações.

19 Relatório de Não conformidade
Registro onde são relatadas as não conformidades identificadas durante a auditoria com base nas evidências e constatações.

20 Relatório de Não conformidade

21 Ação Corretiva/Preventiva

22 Princípios de uma boa Auditoria
Basear todas as evidências da auditoria em fatos. Garantir a trilha de auditoria. Registros de todos os fatos que garantem a conclusão da auditoria. Não registrar apenas as não conformidades. Declarar aos auditados qualquer não conformidade identificada no momento de sua identificação.

23 Princípios de uma boa Auditoria
Incluir as observações que considerar necessárias para a melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade; Manter um bom clima com os auditados.

24 Etapas para execução de Auditoria
Planejamento e preparação: Elaboração do programa de auditoria, onde deve está definido: As datas da auditoria; As áreas a serem auditadas e os respectivos auditores; Tempo previsto para realização da auditoria Os itens que serão auditados.

25 Etapas para execução de Auditoria
Elaboração do check- list de Auditoria. Importante!!! O programa de Auditoria deve ser divulgado com antecedência e os responsáveis por receber a auditoria devem confirmar a aceitação.

26 Etapas para execução de Auditoria
2- Reunião de abertura Reunião onde o auditor deve confirmar o programa de auditoria e apresentar a equipe auditora; 3- Realização da auditoria A equipe auditora deve realizar a auditoria conforme o programa de auditoria. O auditor deve sempre ser acompanhado por um guia, mesmo quando se tratar de auditoria interna.

27 Etapas para execução de Auditoria
O auditor deve registrar todas as evidências relacionadas com as constatações de auditoria. Não conformidades identificadas devem ser relatadas imediatamente ao guia, informando qual registro foi afetado.

28 Etapas para execução de Auditoria
4- Elaboração do relatório de Auditoria Ao final das coletas das evidências o auditor deve elaborar o relatório de auditoria, onde são apresentadas as constatações de auditoria. Caso tenha sido identificadas não conformidades durante a auditoria, devem ser abertos os respectivos registros de não conformidades.

29 Etapas para execução de Auditoria
5- Reunião de Encerramento Ao final da auditoria o auditor deve apresentar ao responsável pela área auditada o relatório de auditoria e as não conformidades identificadas.

30 Etapas Pós execução da Auditoria
1- Acompanhamento das não conformidades abertas: O auditor deve acompanhar as não conformidades abertas durante a auditoria, garantindo que os prazos definidos para encerramentos destas não conformidades sejam adequados.

31 Etapas pós execução da Auditoria
2- Encerramento das não conformidades abertas: Após o auditado concluir todas as ações para eliminação das causas da não conformidade, o auditor deve realizar a análise das ações propostas e proceder o parecer final sobre a ação corretiva.

32 Etapas pós execução de Auditoria
Em uma auditoria de terceira parte uma não conformidade não encerrada pode gerar a suspensão ou cancelamento do certificado.

33 Equipe Auditora Definição conforme ISO Auditor Pessoa com a competência para realizar uma auditoria . Competência Atributos pessoais demonstrados e capacidade para aplicar conhecimentos e habilidades.

34 Equipe Auditora Atributos pessoais Convém que um auditor seja:
Ético, isto é justo, verdadeiro, sincero e honesto; Mente aberta, isto é, disposto a considerar idéias ou pontos de vista alternativos; Diplomático, isto é com tato para lidar com pessoas; Observador, isto é, ativamente atento à tudo e as atividades desempenhadas.

35 Equipe Auditora Conhecimento na Norma ISO 9001 Treinamento na Norma ISO de forma de forma a garantir o entendimento de seus registros e as evidências necessárias para garantir a conformidade.

36 Equipe Auditora Conhecimento no processo de auditoria Treinamento específico em auditoria. Experiência no processo de auditoria, tendo participado de um processo de auditoria.

37 ATIVIDADE Questão: Considere que você irá realizar uma Auditoria com base na Norma ISO 9001:2008, elabore um check-list de auditoria, de forma a garantir que todos os requisitos serão verificados.

38 ATIVIDADE Utilize o guia “ Minha atividade é SFO!” Disponível no AVA

39 ATIVIDADE Arquivo exclusivamente em word (.doc ou .docx)
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

40 ATIVIDADE DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM.
DÚVIDAS?? Acesse o Fórum de dúvidas e discussões. As datas e horários das entregas das atividades ou dos debates e dúvidas do chat, serão postados aqui no fórum.

41 NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS:
Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA. Utilize o Guia

42 Profº: MARIVALDO OLIVEIRA
OBRIGADO! Profº: MARIVALDO OLIVEIRA


Carregar ppt "Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google