A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Centro de Ensino Médio e Fundamental – CEMF Escola Técnica de Saúde – ETS: Histórico e criação da Estação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Centro de Ensino Médio e Fundamental – CEMF Escola Técnica de Saúde – ETS: Histórico e criação da Estação."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Centro de Ensino Médio e Fundamental – CEMF Escola Técnica de Saúde – ETS: Histórico e criação da Estação de Pesquisa Apresentação: Prof. Juventino Ruas de Abreu Jr.

2 Professor Paulo César Gonçalves de Almeida Reitor da UNIMONTES Professora Tânia Marta Maia Fialho Vice - Reitora da UNIMONTES Professor Mário Rodrigues de Melo Filho Pró - Reitor de Pesquisa da UNIMONTES Professor João dos Reis Canela Diretor da ETS/CEMF/UNIMONTES Professora Marília Borborema R. Cerqueira Coordenadora da Estação de Pesquisa

3 Área de abrangência da Unimontes Campi Núcleos Campus S ede

4 Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES Missão Contribuir para o desenvolvimento econômico, social e cultural da região norte mineira, tornando-se fator de integração regional.

5 Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES Objetivo Contribuir para a melhoria e transformação da sociedade, atender às aspirações e aos interesses de sua comunidade e promover o ensino, a pesquisa e a extensão com eficácia e qualidade.

6 Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES Unimontes em Números Graduação: 24 cursos Lato Sensu: 18 cursos Stricto Sensu: Mestrado em Desenvolvimento Social

7 Origem da ETS Unimontes A introdução da pesquisa com o objetivo de conhecer a realidade educacional e ocupacional da região norte mineira na área de saúde está intimamente ligada à história da ETS, desde o início de sua criação. Em 1991, uma equipe de professores idealistas da UNIMONTES, compromissados com a capacitação dos trabalhadores de nível médio da saúde, realizou uma pesquisa sobre esta força de trabalho inserida nos serviços de saúde, públicos e privados, ambulatoriais e hospitalares, no norte do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de verificar a qualificação desses recursos humanos.

8 Origem da ETS Unimontes Os resultados mostraram a bipolarização da distribuição dos recursos humanos em saúde, tendo no topo o médico e na base os atendentes de enfermagem (na maioria sem qualificação profissional), quase que inexistindo a alocação de profissional de nível médio. Concluiu-se assim, que a alternativa mais apropriada para adequar a situação, seria criar uma escola específica para o setor da saúde, de caráter permanente, reconhecida e articulada com o Sistema Educacional, ligada ao Sistema Único de Saúde – SUS, focada no desenvolvimento de programas de habilitação / qualificação profissional adequado às necessidades loco- regionais. Assim, concebeu-se a Escola Técnica de Saúde – ETS da Unimontes.

9 TOTAL DE EGRESSOS DA ETS/ CEMF/UNIMONTES ACUMULADO: 1992 a 2005 NOME CURSONÍVEL Nº DE TURMAS ALUNO FORMADO Compl. Qualif. Profiss. de Aux. de Enfermagem para Téc. Enfermagem – PROFAEMédio27762 Compl. Qualif. Profiss. de Aux. de Enfermagem para Téc. Enferm. – PROHOSP/HUCF Médio0136 Especialização Lato-Sensu em Educação Profissional Pós-Gr Hab. Profiss. Nível Téc. em Análises Clínicas Médio0488 Hab. Profiss. Nível Téc. em Citologia Médio0124 Hab. Profiss. Nível Téc. em Gestão de Serviços de Saúde Médio0392 Hab. Profiss. Nível Téc em Higiene Dental Médio08198 Hab. Profiss. Nível Téc. em Rad Médica – Radiodiagnóstico Médio0375 Hab. Profiss. Nível Téc em Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental Médio09264 Qualificação Profiss. de Aux. de Enfermagem Médio Qualificação Profiss. de Aux. de Enfermagem – PROFAE Médio24692 Qualificação Profiss. de Aux. de Enfermagem do Trabalho Médio0131 Educação Profiss. de Nível Básico Básico Educação Profiss.l em outras áreas Médio23538 TOTAIS FONTE: Secretaria Escolar da ETS/CEMF/UNIMONTES, Outubro/2005.

10 Foi uma realização da Escola Técnica de Saúde em conjunto com o Ministério da Saúde, através do Projeto de Profissionalização de Trabalhadores da Área de Enfermagem – PROFAE, Componente II, que financiou sua infra-estrutura. Institucionalização: Resolução Nº 051, de 03 de maio de 2005 – CEPEX/2005. Inserção na ROREHS: Portaria de Nº. 5, SGTES/MS de 1º/julho/05, publicada no D.O.U em Estação de Pesquisa

11 Proposta de Plano de Trabalho em análise na ROREHS Pesquisa - 1: Perspectivas de Trabalho para Profissionais de Nível Técnico em Saúde no Norte de Minas Gerais Objetivo Geral: Conhecer de forma concreta a realidade do trabalho dos profissionais de nível técnico em saúde, alocados no sistema prestador de serviços de saúde no Norte de Minas Gerais. Metodologia: pesquisa quali-quantitativa (entrevistas com gestores municipais e conselheiros de saúde dos municípios sede de micro regiões de saúde aplicação de questionários).

12 Pesquisa - 2: Impacto do PROFAE na qualidade dos serviços de saúde: uma avaliação pós-cursos ministrados pela Escola Técnica de Saúde do Centro de Ensino Médio e Fundamental da UNIMONTES. Objetivo Geral: avaliar o impacto do PROFAE na qualidade dos serviços de saúde pós-cursos ministrados pela ETS/CEMF/UNIMONTES. Metodologia: pesquisa quali-quantitativa (grupos focais com egressos; entrevistas a supervisores de enfermagem; coleta de dados secundários do serviço/hospital e aplicação de instrumento checklist).

13 Pesquisa - 3: Acompanhamento de Egressos da ETS: Proposta de Objetivos: conhecer a realidade profissional do egresso, as avaliações dele sobre a escola e as formas de inserção desse no mundo do trabalho. Metodologia: Entrevista Telefônica Assistida por Computador/Sistema - ETAC.

14 Resultados Esperados a partir da implementação do Plano Diretor Diagnóstico sobre a demanda de profissionais de nível técnico em saúde no Norte do Estado de Minas Gerais. Informações sobre o impacto do PROFAE na qualidade dos serviços de saúde no Norte de Minas Gerais. Dados sobre as formas de inserção dos sujeitos no mundo do trabalho de nível médio na área da saúde; as relações de trabalho e a trajetória de escolarização dos egressos da ETS/CEMF/ UNIMONTES. DECORRÊNCIA DA CONSOLIDAÇÃO DA ESTAÇÃO DE PESQUISA: Disponibilização de informações sobre cursos profissionalizantes na área da saúde. Manutenção de sitio com acesso à informações, resultados de estudos, pesquisas, cursos e programações do CEMF/ETS, entre outros.

15 Considerações finais A Estação de Pesquisa representa para a ETS/CEMF/Unimontes a consolidação da sua responsabilidade como instituição formadora identificada e compromissada com as necessidades e diretrizes para formação e capacitação de trabalhadores de nível médio que viabilizam o SUS. Prof. João dos Reis Canela Diretor CEMF/ETS/UNIMONTES

16 Contatos da Estação de Pesquisa da ETS/CEMF/UNIMONTES: Endereço: Rua Coronel Celestino, 65 – Centro, Montes Claros – MG - CEP: Fone/FAX: ETS/CEMF/UNIMONTES: (38) ETS/CEMF: UNIMONTES: Campus sede: Campus universitário Professor Darcy Ribeiro s/nº - Vila Mauricéia, Montes Claros – MG. Fone: Home Page:


Carregar ppt "Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES Centro de Ensino Médio e Fundamental – CEMF Escola Técnica de Saúde – ETS: Histórico e criação da Estação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google