A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Reutilização da água no ambiente doméstico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Reutilização da água no ambiente doméstico"— Transcrição da apresentação:

1 Reutilização da água no ambiente doméstico
infinitoemaisalem.blogs.sapo.pt RAQUEL SANTOS anaeluciana.wordpress.com vergueiro.wordpress.com

2 Importância da água 70% do planeta é água – 3% doce.
A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediários.

3

4

5

6 O Brasil concentra em torno de 12% da água doce do mundo disponível em rios e abriga o maior rio em extensão e volume do Planeta, o Amazonas. Além disso, mais de 90% do território brasileiro recebe chuvas abundantes durante o ano e as condições climáticas e geológicas propiciam a formação de uma extensa e densa rede de rios, com exceção do Semi-Árido, onde os rios são pobres e temporários. Essa água, no entanto, é distribuída de forma irregular, apesar da abundância em termos gerais. A Amazônia, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do País tem disponível 6% do total da água.

7 A utilização média diária de água em Portugal é de cerca de 100 litros por habitante.
Todos os anos 1,5 milhões de pessoas morrem por falta de água, 90% das quais crianças com menos de 5 anos de idade. Todos os anos 10 milhões de pessoas morrem, metade com menos de 18 anos, com doenças que não existiriam se a água fosse ministrada. Prevê-se que muito em breve, a falta de água seja motivo de inúmeros conflitos e guerras entre nações.

8 Desperdício – 50 a 70% nas grandes cidades.
Pesquisas realizadas pela Comissão Mundial de Água e de outros órgão ambientais internacionais afirmam que cerca de três bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias.Cerca de um milhão não tem acesso à água potável. Em razão desses graves problemas, espalham-se diversas epidemias de doenças como diarréia, leptospirose, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de pessoas por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os hospitais e postos de saúde destes países.

9 Reutilização da água O reaproveitamento ou reuso da água é o processo pelo qual a água, tratada ou não, é reutilizada para o mesmo ou outro fim com o objetivo de reduzir o desperdício de água tratada. Reutilização ou o reuso de água não é um conceito novo e tem sido praticado em todo o mundo há muitos anos. Existem relatos de sua prática na Grécia Antiga, com a disposição de esgotos e sua utilização na irrigação. No entanto, a demanda crescente por água tem feito do reuso planejado da água um tema atual e de grande importância.

10 O reuso reduz a demanda sobre os mananciais de água devido à substituição da água potável por uma água de qualidade inferior. Essa prática, atualmente muito discutida, posta em evidência e já utilizada em alguns países é baseada no conceito de substituição de mananciais. Tal substituição é possível em função da qualidade requerida para um uso específico. Águas de chuva - Você pode recolhê-la em baldes ou outro recipiente. Para ser usada como água potável deve sofrer filtração e cloração, o que pode ser feito com equipamento barato e simplíssimo, tipo Clorador Embrapa ou Clorador tipo Venturi automático. É especialmente indicada para o ambiente rural, chácaras, condomínios e indústrias - (devido ao elevado custo da água).

11 O Semi árido Nordestino tem projetos de construção de cisternas para captação de água de chuva.
Pode ser utilizada também para: Irrigação paisagística: parques, cemitérios, campos de golfe, faixas de domínio de auto-estradas, campus universitários, cinturões verdes, gramados residenciais. Irrigação de campos para cultivos. Usos industriais: refrigeração, alimentação de caldeiras, água de processamento. Recarga de aqüíferos. Usos urbanos não-potáveis: combate ao fogo, descarga de vasos sanitários, sistemas de ar condicionado, lavagem de veículos, lavagem de ruas e pontos de ônibus, etc.

12 Reciclar água em seu chuveiro
Reciclar água em seu chuveiro. A maioria das pessoas gostam de deixar a água até aquecer. Opte por colocar um balde em seu chuveiro e pegar a água de modo que não seja desperdiçada. Você pode usar essa água para cozinhar, regar o jardim...

13 Águas das chuvas O reaproveitamento eficiente da água da chuva não tem mistérios, mas são necessários alguns pequenos cuidados que tornam os sistemas mais seguros e de fácil manutenção. Abaixo se encontram os passos a serem seguidos na montagem do sistema de reaproveitamento da água (Aquastock, 2008): - Dimensionamento do Sistema O primeiro passo para o reaproveitamento eficiente da água da chuva é o dimensionamento do sistema ideal para cada caso, a partir das necessidades e objetivos do usuário, da área de captação e das características da construção. A definição do tamanho e localização do reservatório é particularmente importante, pois este é o item mais oneroso do projeto e sua especificação correta pode representar uma importante economia.

14 - Modelo do Sistema O segundo passo é definir o modelo do sistema de reciclagem, que pode ser feito de várias formas diferentes, dependendo da empresa contratada. Eles podem variar desde linhas que utilizam cisternas e filtros subterrâneos e apresentam soluções mais completas de reciclagem de água de chuva, às linhas mais simples, que utilizam filtros de descida e caixas d'água acima do nível do solo. - Fornecimento de Componentes Com base no dimensionamento e na definição dos objetivos e características do sistema a ser implantado, o fornecedor especifica, integra e fornece os diversos componentes necessários. O principal componente a ser especificado nesta etapa será o filtro por onde a água passará antes de ir para o reservatório.

15

16 - Instalação do Sistema
A instalação fica por conta do fornecedor, que deve dispor de pessoal especializado para realizar a instalação de todos os componentes hidráulicos e também elétricos (no caso de utilização de bombas) dos sistemas.

17 Filtro Descida

18 Filtro Flutuante

19

20 Máquina de lavar Regar jardim Sanitários (WC) Bomba elétrica
Reservatório 3 Água reciclada Reservatório 1 Água potável Máquina de lavar Regar jardim Sanitários (WC) Bomba elétrica Reservatório 2 Fluxo de descida Calha coletora Cozinha Pia Ducha Água tratada

21 Mini-estação de tratamento de esgoto caseiro

22 Água tratada 5-Cloração 4-Filtro Biológico Anaeróbico 3-Fossa séptica 2-Caixa de Gordura 1-Caixa Gradeada Esgoto Doméstico 6- Reservatório

23 Estudo de caso Viabilidade de Reutilização de Água para Vasos Sanitários Marcos B. Rezende Mota; Marina Dastre Manzanares; Rafael Augusto Lima Silva. Um método de reuso de água para residências é desviar a água do ralo do chuveiro para um reservatório passando por filtros e tratamentos para depois reutilizar essa água nos vasos sanitários. Conhecer a viabilidade econômica desse projeto e também a real economia de água e as vantagens dentro de uma residência.

24 O projeto consiste de um reservatório terrestre para receber a água do chuveiro, uma peneira com sistema de filtro de areia para retirar a sujeira da água, uma bomba centrifuga de água de ¼CV, Bivolt que eleva a água para o reservatório superior e este por sua vez interligado ao vaso sanitário.

25

26

27 O reuso e conservação da água doce hoje constitui palavras-chaves da gestão dos recursos hídricos no Brasil. Contudo, a prática de reuso de água espera ser institucionalizada e integrada aos planos de proteção e desenvolvimento de bacias hidrográficas. Nenhuma agência reguladora ou fornecedora orienta ou incentiva as atividades de reuso praticadas no território nacional.

28 Evite o desperdício Conserte torneiras que costumam ficar pingando.
Desligue a torneira ao ensaboar as louças. Não escove os dentes com a torneira aberta. Diminua o tempo do seu banho e não se ensaboe com o chuveiro ligado. NÃO varra a calçada com água!!! Reaproveite toda a água que puder.

29 OBRIGADA!!!

30 Bibliografia www.brasildasaguas.com.br - utilização: 11/11/2008.
- utilização: 11/11/2008. - utilização: 11/11/2008. - utilização:13/11/2008. Mota, M. B. R.; Manzanares, M. D.; Silva, R. A. L.; Viabilidade de Reutilização de Água para Vasos Sanitários. Revista Ciências do Ambiente On-Line Agosto, 2006 Volume 2, Número 2. Silveira, B. Q.; Reuso Da Água Pluvial em Edificações Residenciais. Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Construção Civil da Escola de Engenharia da UFMG


Carregar ppt "Reutilização da água no ambiente doméstico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google