A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Problemas ambientais em reservatórios: florescimento de algas tóxicas MICHELLE MAIA OUTUBRO 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Problemas ambientais em reservatórios: florescimento de algas tóxicas MICHELLE MAIA OUTUBRO 2006."— Transcrição da apresentação:

1 Problemas ambientais em reservatórios: florescimento de algas tóxicas MICHELLE MAIA OUTUBRO 2006

2 INTRODUÇÃO Reservatórios são caracterizados por serem ambientes intermediários entre rios e lagos, quer por suas características morfométrica e hidrológica ou por se situarem entre a típica organização vertical do lago e horizontal do rio. (Margalef apud Rodrigues 2005). Eles ainda são muito semelhantes a lagos quanto aos processos ecológicos básicos que envolvem o metabolismo do ecossistema. (Rodrigues et al, 2005)

3 A demanda por água limpa faz com que os reservatórios sejam construídos em locais com elevada densidade populacional, o que acaba resultando em diversos problemas ambientais, entre eles, o florescimento de algas tóxicas. /DSCF0616.JPG

4 Fitoplâncton Em água interiores é possível encontrar representante de praticamente todos os grupos de algas. (Esteves, 1998) A predominância de um grupo está relacionada com as condições do meio.

5 Principais grupos com representantes em águas doces: Chlorophyta: conhecidas como algas verdes. scitec.uwichill.edu.bb/.../Scenedesmus.jpg Scenedesmus cas.bellarmine.edu/.../Chlamydomonas.jpg Chlamydomonas olvoxc.jpg Volvox

6 Euglenophyta: Euglena Trachelomonas /euglena.JPG

7 Chrysophyta: algas com plastídeos verde- amarelados. fs/datenufakten/Biologie/Bilder/Din obryon_divergens02 Dinobryon Melosira omeas/images/CYCLOTELLA.jpg Cyclotella

8 PYRROPHYTA: algas com clorofilas a e c, que apresentam amido como forma de reserva. Peridinium Gymnodinium astigophora/Gymnodinium/Gymnodinium.j pg

9 Cyanophyta: conhecidas como cianobactérias ou lagas azuis. Oscillatoria condor.depaul.edu/.../labpics/oscillatoria.jpg Anabaena Microcystis shigen.lab.nig.ac.jp/.../thumbnails/tn_0050L.jpg

10 Esse último grupo é de grande importância por apresentar espécies que em condições favoráveis, crescem em altas densidades, fenômeno este denominado floração de algas. ( Esteves,1988) Informationscentralen/bilder/algblomning/Al gpic07_POE.jpg platform.com/material/Microcystis_ bloom2.JPG

11 Ocorrência de florações de Cianobactérias Eutrofização é o aumento da concentração de nutrientes, especialmente fósforo e nitrogênio, nos ecossistemas aquáticos, que tem como conseqüência o aumento de suas produtividades. Como decorrência deste processo, o ecossistema aquático passa da condição de oligitrófico e mesotrófico para eutrófico ou mesmo hipertrófico. (ESTEVES, 1988) A eutrofização pode ser natural ou artificial.

12 A eutrofização artificial produz mudanças na qualidade da água incluindo: a redução de oxigênio dissolvido; a perda das qualidades cênicas; morte extensiva de peixes e aumento da incidência de florações de microalgas e cianobactérias

13 Hipóteses sobre a dominância de cianobactérias Razões N:P baixas e elevada temperatura (Tilman et al. 1986); Baixos níveis de CO 2 e elevado pH (Shapiro, 1973, 1984); Grupo oportunista (Vincent, 1989)

14 No Brasil, este problema é intensificado pelo fato de que a maioria dos reservatórios de água para abastecimento apresentam as características necessárias para o crescimento intenso de cianobactérias durante o ano todo.

15 A determinação dos fatores que favorecem (ou selecionam negativamente) as Cyanobacteria, bem como a caracterização da formação dos blooms em relação às escalas temporais e espaciais, são necessárias para o desenvolvimento e avaliação de estratégias de manejo que visam minimizar sua ocorrência e assim, melhorar a qualidade da água nos ambientes aquáticos. (RODRIGUES et al, 2005)

16 Segundo Tundisi-Matsumura & Tundisi, todas as atividades na bacia hidrográfica de um lago ou represa refletem direta ou indiretamente na qualidade da água desses ecossistemas, sendo água de esgoto, normalmente, a principal fonte.

17 Principais fontes de nutrientes em um lago

18 TOXINAS DE CIANOBACTÉRIAS Vários gêneros e espécies de cianobactérias que formam florações produzem toxinas. As toxinas de cianobactérias, que são conhecidas como Cianotoxinas, constituem uma grande fonte de produtos naturais tóxicos produzidos por esses microorganismos. (Brandão & Azevedo, 2003)

19 Classificação das Toxinas Neurotoxinas :são caracterizadas por sua ação rápida, causando a morte de mamíferos por parada respiratória após poucos minutos de exposição. As neurotoxinas já identificadas são produzidas por espécies e cepas incluídas nos gêneros: Anabaena, Aphanizomenon, Oscillatoria,Trichodesmium, Lyngbya e Cylindrospermopsis

20 Hepatoxina: o tipo mais comum de intoxicação envolvendo cianobactérias é ocasionado por esse grupo de toxinas, que apresentam uma ação mais lenta, podendo causar morte num intervalo de poucas horas a poucos dias. As espécies já identificadas como produtoras dessas hepatotoxinas estão incluídas nos gêneros Microcystis, Anabaena, Nodularia, Oscillatoria, Nostoc e Cylindrospermopsis (Carmichael apud Brandão & Azevedo, 2003)

21 Evidências de intoxicações humanas por Cianobactérias Alguns trabalhos como de Teixeira et al. descreve uma forte evidência de correlação entre a ocorrência de florações de cianobactérias, no reservatório de Itaparica (Bahia) e a morte de 88 pessoas, entre as 200 intoxicadas, pelo consumo de água do reservatório, entre março e abril de 1988.

22 Entretanto, o primeiro caso confirmado de mortes humanas causadas por cianotoxinas no Brasil ocorreu no início de 1996, em uma clínica da cidade de Caruaru (PE). 60 pacientes dos 130 que fizeram sessão de hemodiálise vieram a falecer até 10 meses após o início dos sintomas.

23 A clássica figura dos três macaquinhos é substituída pelos representantes do Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde de Pernambuco e Secretaria de Saúde de Caruaru. O chargista expressa a dificuldade de se identificar a causa final da epidemia. Laílson, Diário de Pernambuco ( ). A charge tem como cenário o inferno, onde se encontram Nero e Hitler; os demônios aguardam a chegada dos responsáveis pelas mortes do IDR. Laílson, Diário de Pernambuco ( ).

24 Em muitos casos, as cianobactérias causadoras dos danos desaparecem do reservatório antes que as autoridades de saúde pública considerem uma floração como o possível risco. (Brandão & Azevedo, 2003)

25 Processos de Tratamento de Água e as Cianobactérias A presença de algas e cianobactérias pode causar problemas operacionais em várias etapas de tratamento de água, tais como: dificuldade de coagulação e floculação, baixa eficiência do processo de sedimentação, colmatação dos filtros e, aumento da necessidade de produtos para a desinfecção.

26 Entre os problemas relacionados com a presença de Cianobactérias pode-se destacar: Sabor e odor Corrosão de unidades do sistema de abastecimento Toxinas

27 Considerações Finais A ocorrência de florações de algas são preocupantes pois afetam o meio ambiente e à saúde humana. Entender e conhecer os processos que geram essas florações se faz necessário para desenvolver planos de manejo para minimizar tal problema, garantindo água de boa qualidade.

28 Bibliografia ESTEVES, F.A. (1998) Fundamentos em Ecologia. Ed. Interciencia. Rio de Janeiro, 602p RODRIGUES, Liliana. Biocenoses em reservatórios: padrões espaciais e temporais. São Carlos, SP.: RiMa, RODRIGUES, Liliana. Biocenoses em reservatórios: padrões espaciais e temporais. São Carlos, SP.: RiMa, GOODWIN, KAREN LISSA; GIANI, ALESSANDRA; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Dinâmica das populações de Cyanobacteria no Reservatório da Pampulha (MG) em duas escalas temporais (sazonal e diurna) f., enc. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais. GOODWIN, KAREN LISSA; GIANI, ALESSANDRA; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Dinâmica das populações de Cyanobacteria no Reservatório da Pampulha (MG) em duas escalas temporais (sazonal e diurna) f., enc. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais. DELGADO, PATRICIA CELESTE DA SILVA; GIANI, ALESSANDRA; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Variação sazonal e espacial da comunidade fitoplanctônica do Reservatório de Furnas, município de Guapé (MG) enc. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais. DELGADO, PATRICIA CELESTE DA SILVA; GIANI, ALESSANDRA; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Variação sazonal e espacial da comunidade fitoplanctônica do Reservatório de Furnas, município de Guapé (MG) enc. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais. BRANDÃO, Cristina Célia Silveira & AZEVEDO, Sandra Maria Feliciano de Oliveira, Cianobactérias Tóxicas: Impactos na saúde pública e processos de remoção em água para consumo humano Disponivel em. Acessado em: 01/10/2006 Disponivel em Acessado em: 01/10/2006 TUNDISI, Takako Matsumura & TUNDISI, José Galizia, Lagos e Reservatórios Qualidade da Água: O Impacto da Eutrofização, Disponível em :. Aceesado em: 01/10/2006 Disponível em : Aceesado em: 01/10/2006http://www.rimaeditora.com.br/lagos.pdf


Carregar ppt "Problemas ambientais em reservatórios: florescimento de algas tóxicas MICHELLE MAIA OUTUBRO 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google