A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. C 4 - Entender as transformações técnicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. C 4 - Entender as transformações técnicas."— Transcrição da apresentação:

1 H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. C 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.

2 -- TEMAS QUE PODEM SER EXPLORADOS --
A Sedentarização do Ser Humano; TAYLORISMO/FORDISMO AGRICULTURA DE REGADIO TOYOTISMO Fatores que Impulsionam a Ia Revolução Industrial MECANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DIVISÃO TÉCNICA DO TRABALHO Busca do Lucro no Sistema Capitalista CERCAMENTO DE TERRAS ACUMULAÇÃO PRIMITIVA DO CAPITAL

3 Aumento de produtividade
-- MODELOS DE QUESTÕES -- Texto para as questões 35 e 36 Aumento de produtividade Nos últimos 60 anos, verificou-se grande aumento da produtividade agrícola nos Estados Unidos da América (EUA). Isso se deveu a diversos fatores, tais como expansão do uso de fertilizantes e pesticidas, biotecnologia e maquinário especializado. O gráfico abaixo apresenta dados referentes à agricultura desse país, no período compreendido entre 1948 e 2004.

4 (A) o aumento do uso da terra. (B) a redução dos custos de material.
ENEM Com base nas informações acima, pode-se considerar fator relevante para o aumento da produtividade na agricultura estadunidense, no período de 1948 a 2004, (A) o aumento do uso da terra. (B) a redução dos custos de material. (C) a redução do uso de agrotóxicos. (D) o aumento da oferta de empregos. (E) o aumento do uso de tecnologias.

5 ENEM A respeito da agricultura estadunidense no período de 1948 a 2004, observa-se que (A) o aumento da produtividade foi acompanhado da redução de mais de 70% dos custos de mão-de-obra. (B) o valor mínimo dos custos de material ocorreu entre as décadas de 70 e 80. (C) a produtividade total da agricultura dos EUA apresentou crescimento superior a 200%. (D) a taxa de crescimento das despesas de capital manteve-se constante entre as décadas de 70 e 90. (E) o aumento da produtividade foi diretamente proporcional à redução das despesas de capital.

6 ENEM Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado,

7 (A) ocorreu um aumento da produtividade agrícola devido à significativa mecanização de algumas lavouras, como a da soja. (B) verificou-se um incremento na produção de grãos proporcionalmente à incorporação de novas terras produtivas. (C) registrou-se elevada produção de grãos em virtude do uso intensivo de mão-de-obra pelas empresas rurais. (D) houve um salto na produção de grãos, a partir de 91, em decorrência do total de exportações feitas por pequenos agricultores. (E) constataram-se ganhos tanto na produção quanto na produtividade agrícolas resultantes da efetiva reforma agrária executada.


Carregar ppt "H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção. C 4 - Entender as transformações técnicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google