A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BATISMO Na Bíblia e na História. O BATISMO DE JOÃO “ Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia, e de todos os lugares em volta do Rio Jordão, iam ao.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BATISMO Na Bíblia e na História. O BATISMO DE JOÃO “ Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia, e de todos os lugares em volta do Rio Jordão, iam ao."— Transcrição da apresentação:

1 BATISMO Na Bíblia e na História

2 O BATISMO DE JOÃO “ Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia, e de todos os lugares em volta do Rio Jordão, iam ao encontro de João. Confessavam os próprios pecados, e João os batizava no Rio Jordão.”(Mt3, 5-6) Convertei-vos! Preparai os caminhos do Senhor!

3 Batismo de Jesus Mt 3, Jesus recebe o batismo de “pecador” de João. Kénosis. O Espírito manifesta quem é Jesus. À partir do Batismo, Jesus inicia a Sua missão e o anúncio da Boa-Nova.

4 O mandato à Igreja “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mt28,19-20) Batismo é a aceitação do kerygma (anúncio). Pelo batismo Deus se insere na vida da pessoa, toma conta de sua vida.

5 Primeiras comunidades e Paulo At 2, Sejam batizados em nome de Jesus Cristo... Para o perdão dos pecados. E para receber do Pai o Espírito. Rm 6, 3-5 Paulo foi quem mais elaborou a doutrina do Batismo, como incorporação a Cristo.

6 Concluindo... O Novo Testamento já chega a apresentar o batismo como um gesto de água único (Ef 4,5), realizado por toda Igreja, em nome da Trindade, pelo qual os batizados eram associados à comunidade.

7 No andar da História... Didaqué - fim do séc.I (Texto cristão mais antigo fora da Bíblia) “No que diz respeito ao Batismo, depois de ter dito tudo o que precede, batizai em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo em água corrente. Se não tens água corrente, batiza em outra água; se não puderes em água fria, faze-o em água quente. Na falta de uma ou de outra, derrama três vezes água sobre a cabeça em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”

8 Até o ano 400 Começa-se a desenvolver a doutrina do Batismo. Tertuliano, no séc.III, fala da necessária preparação ao sacramento. Seu dia por excelência é a Páscoa; com água benzida na aurora, imersão com renúncia ao demônio e acompanhada da profissão de fé; unção e imposição das mãos. Hipólito de Roma cria o primeiro Ritual.

9 1ª Idade Média O Cristianismo se torna, no século IV, a religião do Império e o povo mediterrâneo se torna cristão. No Oriente, a iniciação cristã é concedida pelos presbíteros na sua totalidade. No Ocidente preserva-se na Confirmação um laço com o Bispo, dissociando Batismo e Crisma.

10 Alta Idade Média Passa-se de uma maioria de batismo de adultos a uma maioria de batismo de crianças. Nas cidades episcopais o batismo segue acontecendo na Páscoa, presidido pelo bispo, que confirma e dá a eucaristia na mesma celebração. No campo, os padres batizam as crianças no seu nascimento e as faz comungar o sangue consagrado; a crisma é adiada para a ocasião da passagem do bispo

11 Idade Média Ocidental Depois do séc. XII o batismo é conferido logo depois do nascimento. Época de grande mortalidade infantil (limbo). Rompe-se com o batismo pascal e a primeira comunhão que é adiada para a idade da razão. Separam-se os três sacramentos da Iniciação Cristã.

12 Idade Moderna Os grandes reformadores não questionaram o batismo. Aconteceram criticas ao batismo de crianças por razões bíblicas (o NT exige a fé para o batismo) e eclesiológicas (participam da Igreja os que já professaram a fé).

13 Século XX CONCÍLIO VATICANO II: Restauração do catecumenato dos adultos por etapas. Revisão do Batismo de Crianças de onde surgiu o atual ritual usado nas celebrações


Carregar ppt "BATISMO Na Bíblia e na História. O BATISMO DE JOÃO “ Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia, e de todos os lugares em volta do Rio Jordão, iam ao."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google