A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A Igreja na Idade Média, período em que a Igreja viveu seus dias de maior influência na política e na sociedade, centralizou sua autoridade na pessoa do papa e desenvolveu um sistema sacramental como meios de graça

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Veremos Europa devastada pelos bárbaros  Um dos maiores nomes Gregório I  Surgimento do Islamismo  1.1 – Gregório I – uma nova liderança  Foi um marco divisório da Idade Antiga para a Idade Média na História da Igreja Cristã  1.2 – O Islamismo – Um novo desafio  A Igreja no Oriente teve de enfrentar a ameaça do Islamismo, uma religião que surgiu na Península Árabe

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.3 – A atividade missionária no Ocidente  Nessa época grupos de monges foram enviados para proclamar o evangelho, tendo como alvo as tribos bárbaras.  1.4 – O Ressurgimento do Império  O ideal do Velho Império Romano, e das divisões causadas pelos reinos constituídos por tribos bárbaras, começou a renascer com a aliança feita entre a Igreja e os reis francos.

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O Surgimento do novo Império Romano  Fatos importantes: O Reavivamento da Igreja ocidental e o primeiro grande Cisma.  2.1 – O Santo Império Romano  Este momento foi marcado por acontecimentos que desencadearam uma série de mudanças na política, na economia e na igreja.  2.2 – A questão da Investidura  Refere-se ao direito de nomear sacerdotes para cargos eclesiásticos.

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.3 – Reavivamento na Igreja Ocidental  O reavivamento se refere a um momento quando os cristãos sentem-se contritos e buscam a Deus intensamente.  2.4- Divisão na Igreja  As igrejas do Oriente e do Ocidente sempre tiveram algumas diferenças.

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Nesse período a igreja gozou de seus melhores momentos de autoridade total em virtudes das manobras políticas de dois importantes papas:Gregório VII e Inocêncio III  3.1- A Supremacia papal – Hildebrando  Homem simples, filho de carpinteiro que se tornou um zeloso monge e que trabalhou mais de 20 anos com os papas.  3.2- A supremacia papal – Inocêncio III  Filho de um nobre romano chegou ao papado em 1198 d.C e o elevou, com sua grande habilidade ao apogeu.  3.3- As Cruzadas  Foram guerras realizadas pelos cristãos do Ocidente a partir do século XI, que tinha como objetivo reconquistar o domínio do Santo Sepulcro.

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.4- Reformas Monásticas  Sugerido pelas cruzadas teve como consequência o surgimento de muita novas organizações.  3.5- Os Movimentos leigos da Reforma  Também conhecido com Valdenses fundado por Pedro Valdo.  3.6- O Escolasticismo  Significa lugar onde se aprendia. Esse termo foi aplicado aos professores e eruditos medievais que se serviam da filosofia no estudo da religião.  3.7- A Inquisição  o conceito de heresia criada por Gregório IX, com a missão de descobrir e julgar os heréticos.

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Veremos a situação do Papado e as pressões externas sofridas pela Igreja.  4.1- Os problemas do Papado  A feudalização e a doutrina do celibato levou a igreja a ter lideranças envolvidas em grandes corrupções. ▪ O cativeiro babilônico do Papado ▪ O Grande Cisma do Papado ▪ A Renascença  4.2- As nações-estados e a classe média  Nações –estados se fortaleceram formadas por cidades que cresciam e se desenvolviam ao redor dos castelos.

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Verificaremos a influência na igreja dos Concílios Reformadores, do movimento místico e dos clamores de alguns homens.  5.1- Os Concílios Reformadores  Com a idéia de Concílios que não somente julgavam as ações dos Papas como também com a idéia de reformar a igreja para tentar resolver os problemas dos Papas.  5.2- Os Místicos  Representaram um movimento de busca e de contato direto com Deus no ato do culto independente da interferência de um sacerdote.   5.3- Os Pré Reformadores- João Wycliff  Se levantou como o porta-voz da verdade com muita coregem e ousadia.

11 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.4- Os Pré Reformadores- João Huss  Era pregador da capela de Belém, e teve a idéia de colocar nas suas paredes aquilo que pensava a cerca do Papado.  5.5- Os Pré Reformadores- Jerônimo Savonarola  Um monge dominicano, pregador eloqüente que atacava os poderosos cujo o luxo e a avareza se contradiziam com a fé cristã.


Carregar ppt "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A trajetória do Cristianismo desde sua fundação até nossos dias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google