A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A logística de coleta, armazenamento e reciclagem de óleo vegetal:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A logística de coleta, armazenamento e reciclagem de óleo vegetal:"— Transcrição da apresentação:

1 A logística de coleta, armazenamento e reciclagem de óleo vegetal:
A logística de coleta, armazenamento e reciclagem de óleo vegetal: - Os desafios de sensibilização das comunidades envolvidas. - Nívia Freitas - Diretora Administrativa Recóleo Coleta e Reciclagem de Óleo Vegetal, Ltda. SEMINÁRIO DE DIVULGAÇÃO TECNOLÓGICA COPASA – 08 de maio de 2008 LOCAL: AUDITÓRIO SEDE DA COPASA MG Rua Mar de Espanha, 525 – Sto. Antônio– Belo Horizonte.

2 História da Recóleo

3 A Recóleo é uma das poucas empresas de reciclagem que trabalham dentro das normas ambientais em vigor.

4 Missão da Empresa Transformar o óleo vegetal usado em uma commodity de alto valor agregado e com uma demanda crescente e garantida em diversos setores industriais. Atualmente, a Recóleo encontra uma boa aceitação de seu produto não só junto a fábricas de ração animal mas como matéria prima para microdestilarias de Biodiesel. Segundo contatos feitos com diferentes empresas em Minas Gerais, São Paulo e no Rio Grande do Sul existem ainda diversas possibilidades de inserção desse produto em outras cadeias produtivas (indústrias de cosméticos ou da construção civil, p. ex.). A empresa ainda oferece para os gestores municipais e estaduais uma alternativa concreta para a solução definitiva de um resíduo que está associado a toda uma série de problemas ambientais (eutrofização das águas, mau funcionamento da rede pluvial ou de esgotos), pragas urbanas tais como a proliferação de baratas e ratos e também diminuição dos riscos de enchentes causadas pelo entupimento da rede de drenagem urbana.

5 Infra-estrutura da empresa
A Recóleo conta hoje com uma sede própria, oito funcionários devidamente capacitados para exercerem diferentes funções, com carteira de trabalho assinada e demais obrigações trabalhistas regulamentadas; uma frota de dois veículos coletores e um veículo para serviços gerais. Na sede própria, além de um escritório a empresa dispõe de um amplo galpão coberto, protegido por uma bacia de contenção, onde é feito todo o processamento do óleo a ser reciclado. Existe ainda uma pequena cozinha, instalações sanitárias e alojamento para o funcionário de plantão.

6

7

8 A Lei , de 13 de janeiro de 2005 torna obrigatória a adição de 2% de biodiesel ao óleo diesel vendido no Brasil. Em 2013, esse percentual deverá chegar a 5%, o que exigirá produção de mais de 2 bilhões de litros de biodiesel. Hoje temos um grande déficit de matéria prima para a produção de biodiesel (plantas oleaginosas) no país, e assim é de extrema importância a busca de alternativas. O reaproveitamento do óleo de fritura, além de ser uma alternativa interessante nesse contexto, não amplia as áreas de plantio em monocultura, e seu aproveitamento impede a contaminação dos corpos d’água.

9

10 Metodologia Atual

11 Nova Tecnologia Unidade de recepção e triagem Filtro (1) Torre de refino e separação (alta temperatura) Prensa mecânica do rejeito óleo Unidade de mistura e lavagem Bombas elétricas Óleo+água Óleo reciclado Filtro (2) Filtro (3) Água + Sal Já está em fase de protótipo a nossa nova mini-usina de reprocessamento de óleo, desenvolvida em parceria com a UFMG e empresas do setor de metalurgia e refino de óleo. O processo, em vias de ser patenteado (proposta submetida ao edital subvenção PAPPE-Fapemig), prevê um significativo aumento na capacidade operacional da empresa Recoléo bem de suas franqueadas com uma sensível melhora da qualidade do óleo reciclado.

12

13 Produção da Recóleo

14 Projeto Pampulha Implantação de coleta domiciliar de óleo vegetal usado na bacia da Pampulha Pareceria entre a Recóleo, Ascóleo e a Regional Pampulha/Consórcio Pampulha.

15 Esse projeto prevê a instalação de balcão-coletor em locais estratégicos (postos de gasolina, supermercados, etc) onde o cidadão poderá levar uma pequena quantidade de óleo usado que será trocada no ato por um vale-cupom que mais tarde dará direito ao reciclador de receber um brinde ou mesmo uma pequena importância em dinheiro, dependendo da quantidade a ser depositada no recipiente. O projeto será feito em parceria com o Consórcio Pampulha, a UFMG, a Ascóleo e a Recóleo. A UFMG (Laboratório de Gestão de Reservatórios) será responsável pela montagem de um amplo porgrama de educação e gestão ambiental que deverá preceder o lançamento da campanha. O óleo a ser reciclado e processado pela Recóleo será enviado posteriormente ao CETEC-MG para ser transformado em Biodiesel. Esse combustível será opertunamente usado pela frota de veículos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Regional Pampulha). E a COPASA?

16 Um caso de estudo: a represa da Pampullha, Belo Horizonte.
Aspecto geral do reservatório

17 Alça esquerda do canal Ressaca/Sarandi
Próximo ao efluente da ETAF-COPASA Embora a qualidade de água tenha melhorado um pouco nos últimos anos, são preocupantes os índices de eutrofização nesse ambiente. A poluição por óleos e graxas é claramente visível em muitas áreas da represa.

18 Claros vestígios de poluição por óleos e graxas, em local próximo ao efluente da ETAF/COPASA sugerindo que o tratamento dos esgotos não retira a contaminação por óleos e graxas que chega à represa da Pampulha

19 Claros vestígios de poluição por óleos e graxas, em local próximo ao efluente da ETAF/COPASA sugerindo que o tratamento dos esgotos não retira a contaminação por óleos e graxas que chega à represa da Pampulha

20 Aves e outros animais da fauna aquática são os primeiros organismos a sofrerem os impactos da poluição por óleos e graxas... Claros vestígios de poluição por óleos e graxas, em local próximo ao efluente da ETAF/COPASA sugerindo que o tratamento dos esgotos não retira a contaminação por óleos e graxas que chega à represa da Pampulha.

21

22

23 Localização A empresa está localizada na Rua Flor da Paixão 35, bairro Jardim Alvorada, Belo Horizonte, MG. Este bairro está localizado em um ponto estratégico da cidade, já que é próximo ao anel rodoviário, no trecho entre as avenidas Dom Pedro II e Presidente Carlos Luz (Catalão) facilitando o deslocamento a qualquer outra região.

24

25 Convidamos a todos para o V Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas a ser realizado na Universidade Federal de Lavras- UFLA, entre os dias 07 e 11 de julho de 2008. Contato: Prof. Dr. Prof. Dr. Pedro Castro Neto Presidente da Comissão -Tel  (35)

26 Muito Obrigada ! Nivia de Freitas Tel 3418 5790

27


Carregar ppt "A logística de coleta, armazenamento e reciclagem de óleo vegetal:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google