A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CLC 7 Cultura, Língua e Comunicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CLC 7 Cultura, Língua e Comunicação"— Transcrição da apresentação:

1 CLC 7 Cultura, Língua e Comunicação
Alexandra Lisboa Março, 2012

2 Proposta de trabalho 2 – DR 1 Biografia
Tendo em consideração o conceito de biografia e as suas características, proceda à elaboração de uma biografia de uma personalidade proeminente da sociedade portuguesa. Personalidade escolhida Zeca Afonso  Bilhete de identidade José Manuel Cerqueira Afonso dos Santos Nasceu em Aveiro, a 2 de Agosto de 1929 Compositor e cantor

3 Zeca Afonso Zeca Afonso foi um compositor que utilizava a tradicional música popular juntamente com formas de protesto contra o regime que se vivia na sua era.

4 Zeca Afonso Em criança, viveu com os seus tios, numa casa situada na Fonte das Sete Bicas (Matosinhos) até aos 3 anos (1932), altura em que foi viver com os pais e irmãos, que estavam em Angola havia 2 anos. Em 1937, regressa a Aveiro. Nesse mesmo ano volta para Moçambique, onde se reencontra com os pais e irmãos, e com quem vive até 1938, ano em que volta para Portugal e vai viver para Belmonte, com um tio.

5 Zeca Afonso Completa escola primária em Belmonte. Viveu o ambiente mais profundo do Salazarismo, por quem o seu tio era grande admirador. Em 1940 ruma a Coimbra, onde se matricula no Liceu D. João III. Ganha a alcunha de “bicho cantor” por cantar serenatas durante as praxes. Foi então que Zeca Afonso descobre os fados tradicionais de Coimbra.

6 Zeca Afonso Sempre atento a tudo o que o rodeia, começa a procurar novas formas musicais onde pudesse exprimir, ao mesmo tempo, as suas preocupações. Na Universidade de Coimbra, forma-se em Ciências Histórico-filosóficas (1948). Entre os anos conhece uma costureira de nome Maria Amália de Oliveira, com quem acaba por casar em segredo e à rebeldia dos seus pais.

7 Zeca Afonso Zeca Afonso torna-se pai no ano de 1953, de um rapaz – José Manuel – e em 1954 é pai de uma menina – Helena. Enquanto trabalhava para o “Diário de Coimbra”, fazendo revisões e dando explicações, os seus primeiros discos eram editados em 78 rpm no Emissor Regional de Coimbra. O primeiro EP tinha o titulo Fados de Coimbra e foi editado em 1956.

8 Zeca Afonso Embora ainda estudante, chega a dar aulas num colégio de Mangualde e depois segue como professor provisório na Escola Industrial e Comercial de Lagos e em 1959, ensina na Escola Técnica de Faro. O seu segundo disco - Balada de Outono (Menino de Ouro e Senhor Poeta) - é editado em Minha mãe e Balada Aleixo - são lançadas na América, no álbum Coimbra Orfeon of Portugal.

9 Zeca Afonso Zeca Afonso, em 1964 compõe a música Grândola Vila Morena.
Um LP do compositor é editado: Baladas e Canções. Também é editado o disco Baladas de Coimbra com os temas Os vampiros e Menino do Bairro Negro.

10 Zeca Afonso Ainda em 1964 é editado um novo disco chamado Coro dos Caídos. Em Maio atua na Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense onde canta a música Grândola Vila Morena. Em 1965 a Valentim de Carvalho edita um único álbum: Cantares de José Afonso.

11 Zeca Afonso Nessa altura (1965), decide regressar a Moçambique, onde dá aulas durante três anos mas regressa a Portugal em 1967 por causa da sua oposição contra o sistema colonial. O PCP convidou-o a juntar-se ao partido mas ele terá recusado. É publicado o livro Cantares. A segunda edição publicada deste livro, é apreendida pela polícia política.

12 Zeca Afonso Ainda em 1968 é editado o álbum Cantares do Andarilho, , Contos Velhos, Rumos Novos e os singles Menina dos Olhos Tristes e Canta Camarada. Recebe o prémio da Casa de Imprensa para o melhor disco.

13 Zeca Afonso O seu livro “Cantar de Novo” e o álbum “Traz outro amigo também” (gravado em Londres) foram lançados em 1970. Em Dezembro do mesmo ano é editado o álbum “Cantigas de Maio” (gravado em Paris) e o cantor recebe pela terceira vez o prémio da Casa da Imprensa já em 1972.

14 Zeca Afonso É eleito “Rei da rádio” em 1972 pelos leitores do Diário de Lisboa. Em Madrid aproveita para gravar o álbum “Eu vou ser como a toupeira”. Também vê o livro “José Afonso” ser editado. Ao mesmo tempo, começa a dedicar-se ao canto, e apoia várias instituições populares, enquanto continua a sua carreira política na Liga de Unidade e Acção Revolucionária.

15 Zeca Afonso Em Abril de 1973 é levado preso para Caxias durante vinte dias pela PIDE/DGS devido aos contactos que mantém com a Liga Unitária de Acção Revolucionária e o Partido Comunista Português. Durante o Natal desse ano, gravou o álbum “Venham mais cinco” com a especial participação de José Mário que se encontrava exilado em Paris.

16 Zeca Afonso A 29 de Março de 1974, realiza-se um espetáculo intitulado “Canto Livre” onde actua Zeca Afonso juntamente com outros cantores. A assistir ao concerto estavam os oficiais do MFA (Movimento das Forças Armadas). Escolheram nesse momento a senha que usariam para o arranque do movimento militar. O álbum “Coro dos Tribunais” é editado nesta altura.

17 Zeca Afonso Em 1976, Zeca Afonso edita o álbum “Cantigas do Maio” para além de receber o Prémio Alemão do Disco, pela Academia Fonográfica Alemã. O álbum “Enquanto há força” é editado em 1978; O álbum “Fura fura” é editado em 1979; o álbum “Fados de Coimbra e outras canções” é gravado em 1981.

18 Zeca Afonso Em Janeiro de 1983 faz uma atuação em Lisboa, no Coliseu dos Recreios e em Dezembro é editado o álbum “Como se fora seu filho”. O álbum “Galinhas do mato” é lançado em 1985 mas Zeca Afonso já não é capaz de cantar os temas todos, sendo assim substituído por vários cantores como Janita Salomé e Luís Represas.

19 Zeca Afonso No dia 23 de Fevereiro do mesmo ano (1985), às 03:00, é declarada a morte de Zeca Afonso, com apenas 57 anos, em Setúbal, no Hospital de São Bernardo. Em 1996 é reeditado um cd com toda a obra de José Afonso coordenado por José Niza.

20 Zeca Afonso Em Fevereiro de 1997 é inaugurado um monumento a Zeca Afonso na Baixa da Banheira. Também em sua homenagem, são inaugurados monumentos ao cantor e compositor em Grândola e na Amadora.

21 Web Grafia Google www.dailymotion.com www.avezdopeao.blogspotpt


Carregar ppt "CLC 7 Cultura, Língua e Comunicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google