A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008"— Transcrição da apresentação:

1 Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008

2 Objetivos Apropriação do Relatório Pedagógico
Preparação para o SARESP na escola Objetivos

3 Análise das questões 6ª e 8ª séries

4 . Grupos de trabalhos para leitura e discussão página 79 - 6ª série

5

6

7 . Socializar

8 * Fundamentação página 136
* Elaboração Grupos de trabalhos para elaboração de uma questão que atenda uma das habilidades do nível abaixo do básico página ª série página ª série * Fundamentação página 136

9 .

10 *

11

12 4 equipes socializam 1 item

13 * Análise e discussão: itens exemplo do nível básico da 6ª série (pag 82 e 83) e 8ª série (pag 98 e 99)

14 6ª SÉRIE

15 BÁSICO 6ª SÉRIE

16 BÁSICO 6ª SÉRIE

17

18

19 * Análise e discussão: itens exemplo do nível Adequado da 6ª série (pag 82 e 83- H 34,30,17) e 8ª série (pag 98 e 99- h 42, 35)

20 Socialização

21

22

23 8ª série

24

25

26 * Análise e discussão: itens exemplo do nível Avançado 6ª série (pag 86 H 1) e 8ª série (pag 102 e 103- h 34, e 7

27 Socialização

28 6ª série

29

30

31

32 * Análise , discussão e reflexão: exercício
6ª série e Pag ª série

33 6ª série

34

35 Análise e reflexão. Socializar

36 Os níveis de proficiência em Matemática

37 Uma leitura comparativa entre os níveis de 6ª série EF

38 Uma leitura comparativa entre os níveis de 6ª série EF

39 Uma leitura comparativa entre os níveis de 6ª série EF

40 Uma leitura comparativa entre os níveis de 8ª série EF

41 Uma leitura comparativa entre os níveis de 8ª série EF

42 Uma leitura comparativa entre os níveis de 8ª série EF

43 Uma leitura comparativa entre os níveis de 8ª série EF

44 * RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS PAG 129
Apresentamos a seguir sugestões aos professores a partir da análise do desempenho dos alunos do ponto de vista dos percentuais de acerto em cada questão. Cabe ressaltar aqui alguns comentários sobre o contato dos alunos com questões como as que são apresentadas nas avaliações institucionais e, em particular, no Saresp. Com exceção talvez dos alunos de 3ª série do Ensino Médio, a grande maioria não tem contato algum com questões do tipo múltipla escolha em suas atividades de Matemática na escola. Não há dúvidas de que ser colocado em uma situação de prova é motivo de tensão para muitos e, se ainda existir o confronto com questões propostas numa forma desconhecida, sem que se tenha experiência anterior, é de se esperar uma interferência negativa no desempenho do aluno. Desse modo, os professores podem incorporar às suas práticas de aula a apresentação de situações problema na forma de questão de múltipla escolha. Ressaltamos que essa forma de apresentação não conflita nem inviabiliza a abordagem de resolução de problemas sugerida na Proposta Curricular de Matemática para o Ensino Fundamental (Ciclo II) e Ensino Médio.

45 RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS PAG 129
A proposta curricular enfatiza a resolução de problemas como a estratégia didática no processo ensino aprendizagem. É onde ganha importância a problematização, entendida como a formulação e o equacionamento de problemas, a tradução de perguntas formuladas em diferentes contextos em equações a serem resolvidas. Muito além dos problemas estereotipados em que a solução consiste em construir procedimentos para usar os dados e com eles chegar às respostas, os problemas constituem, em cada situação concreta, um poderoso exercício da capacidade de inquirir, de perguntar. Problematizar é explicitar perguntas bem formuladas a respeito de determinado tema. E uma vez formuladas as perguntas, para respondê-las, é necessário discernir o que é relevante e o que não é relevante no caminho para a resposta. A competência na distinção entre a informação essencial e a supérflua para a obtenção da resposta é absolutamente decisiva e deve ser permanentemente desenvolvida. Convém registrar que, na escola, os alunos costumam ser mais induzidos a darem respostas do que a formularem perguntas. Todas as caricaturas da escola – algumas bem grotescas – resumem a atividade do professor à mera formulação de questões a serem respondidas pelos alunos.

46 RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS PAG 129
O desenvolvimento da inteligência, no entanto, está diretamente relacionado com a capacidade de fazer as perguntas pertinentes relativamente ao tema, as perguntas que realmente nos interessam, do que a fornecer as respostas certas a perguntas oriundas de interesses que não são nossos, ou que não fomos levados a fazermos nossos. (p.27)

47 RECOMENDAÇÕES PEDAGÓGICAS PAG 129
Reflexão :questões de múltipla escolha e Proposta Curricular- proposição de problemas A proposta de questões de múltipla escolha aos alunos durante o processo de ensino/aprendizagem em Matemática e o desenvolvimento de raciocínio estratégico para seu enfrentamento. A postura investigativa nas aulas de Matemática – por parte do professor e por parte do aluno.

48 6ª série do Ensino Fundamental
Há necessidade de atenção especial com os alunos em relação às seguintes habilidades: Resolução de situações-problema de: * multiplicação com significado de proporcionalidade,envolvendo números com 2 e 3 algarismos; * subtração de frações com denominadores diferentes; *cálculo de porcentagem (25% ou 75%); *multiplicação e adição com números negativos; *divisão envolvendo a representação decimal de cédulas e moedas; * expressão algébrica fornecida, identificando as variáveis da expressão com os dados do problema; *unidades de medida de comprimento não convencionais, expressando a relação entre elas por meio de fração; * razão entre o comprimento e o diâmetro da circunferência. Cálculo de multiplicação e divisão com potências de mesma base. Cálculo do valor de uma incógnita em expressão na forma fracionária.

49 Há necessidade de ampliar o desenvolvimento das seguintes habilidades:
Reconhecimento de que em um número a mudança da posição de um algarismo para uma ordem imediatamente superior significa que seu valor posicional fica multiplicado por 10. Ordenação de números racionais na forma decimal com representação até milésimos. Identificação de: * fração correspondente à parte de um todo; * equação do 1º grau que expressa uma situação-problema que envolve porcentagem; * regularidade de seqüência numérica natural; * representação fracionária de um número com sua representação decimal; * elementos específicos de uma seqüência numérica proposta apenas por sua lei de formação; * planificação do cubo; * um objeto por meio de suas vistas lateral e superior. * Resolução de situações-problema envolvendo: * concepção de múltiplo comum a dois números; * cálculo de intervalo de tempo expresso em horas e minutos; * multiplicação com significado de adição de parcelas iguais, envolvendo números com 2 algarismos; * duas operações – multiplicação e subtração – envolvendo escrita decimal de cédulas e moedas, subtração com significado de comparação, envolvendo a escrita decimal de números até centésimos; * cálculo da medida de ângulos formados por retas concorrentes.

50 Reconhecimento de: * formas geométricas: triângulo, losango, pentágono e hexágono; * os nomes dos sólidos geométricos – cubo, esfera e cilindro – relacionados a objetos do mundo real; * a relação existente entre a altura atingida por um líquido e a forma do recipiente que o contém. Cálculo de: * área de uma figura tendo como unidade de medida uma superfície montada com triângulos eqüiláteros; * perímetro e área de figura formada por quadrados; * medida de ângulo interno de quadrilátero convexo. Localização de informação em gráfico de linha representado em plano cartesiano quadriculado. Comparação de valores apresentados em tabela para tomada de decisão.

51 Há necessidade de fixação nas habilidades já bem construídas de:
Leitura de medida de comprimento em régua milimetrada e identificação do número decimal correspondente, com representação até décimos. Localização: * em reta numerada e graduada, número de até 4 algarismos; * posição de objeto no espaço empregando noções de lateralidade. Resolução de situações- problema de: * adição, com o significado de juntar, envolvendo escrita decimal de cédulas e moedas; * subtração, com o significado de composição de transformações, envolvendo números de 1 algarismo. Relacionamento de gráfico de coluna a gráfico de setores correspondente. * Identificação do gráfico de colunas ou de barras correspondente a uma tabela.

52 8ª série do Ensino Fundamental
Há necessidade de atenção especial com os alunos em relação às seguintes habilidades: Localização da posição do número em intervalos dados de [0,1]. Identificação: •• das coordenadas do ponto de intersecção de duas retas que definem um sistema de equações do 1º grau; •• da representação fracionária de um número decimal (maior que 1 e com uma casa decimal); •• dos termos de (a + b)2 na representação geométrica deste produto notável; •• da expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números (padrões); •• da representação geométrica de um sistema de equações do 1º grau, apresentado na sua forma algébrica;

53 •• da equação de uma reta apresentada geometricamente em um plano cartesiano;
•• da representação geométrica de (a + b)2. Realização de cálculos: •• com valores aproximados (até milésimos) de radicais; •• do valor numérico de polinômios. •• Resolução de problemas:•• com triângulos semelhantes, dadas as medidas de alguns ângulos e de lados; •• com sistemas lineares de duas equações com duas incógnitas; •• de cálculo da medida do lado de um quadrado no contexto da resolução de uma equação do 2º grau.

54 Há necessidade de ampliar o desenvolvimento das habilidades porque, apesar de os alunos apresentarem um desempenho médio, devem superar as dificuldades apresentadas nas análises de cada item, em especial naqueles que medem as habilidades de: Identificar: •• a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos quando ordenam números escritos na forma decimal; •• a medida de um segmento pertencente a um Tangran desenhado em um quadrado de 20 cm de lado, comparando medidas de lados das demais figuras desenhadas; •• ângulos, como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos na descrição de um trajeto apresentado em um mapa; •• no plano cartesiano, a representação de um triângulo, dadas as coordenadas cartesianas dos seus vértices; •• a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de figuras (padrões); •• um sistema de equações do 1º grau que expressa um problema;

55 ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos;
•• a localização de objeto em mapas, dadas as coordenadas de latitude e longitude de sua posição; •• as relações entre o raio, o centro e os pontos de uma circunferência; •• as representações decimal e fracionária de um número racional; •• o valor de K em (x + k)2 dado o desenvolvimento de (x + 4)2; •• a semelhança entre figuras planas, a partir da proporcionalidade entre as medidas lineares correspondentes. •• Resolver problemas envolvendo: •• números decimais e divisão entre eles; •• o cálculo do volume de um cilindro; •• números decimais e as operações adição, subtração, multiplicação e divisão; •• o cálculo da medida de cada um de ângulos internos de um polígono regular; •• relações de proporcionalidade direta entre duas grandezas; •• ideias e cálculos básicos de probabilidade; •• relações de proporcionalidade direta entre duas grandezas por meio de funções do 1º grau; •• o cálculo dos volumes ocupados por livros em uma mochila; •• porcentagem:

56 o cálculo de área total de uma figura decomposta em triângulos eqüiláteros, dadas as medidas da altura e do lado do triângulo; •• triângulos semelhantes, no cálculo de medidas; •• a determinação da medida da altura de um triângulo retângulo dados a medida da hipotenusa e o valor do seno do ângulo que a hipotenusa faz com a base; •• o princípio multiplicativo, em processos de contagem; •• envolvendo informações apresentadas em um gráfico de linha: •• o cálculo das áreas de um quadrado e de um hexágono regular, dadas as medidas de seus lados; •• o cálculo de porcentagem e identificação da tabela que expressa as informações obtidas; •• o cálculo da altura de um triângulo usando relações métricas dos triângulos retângulos; •• o cálculo do comprimento de uma circunferência; •• o Teorema de Tales com a idéia de proporcionalidade, na determinação de medidas; •• o cálculo de uma dimensão de um retângulo dada a proporção entre suas medidas; •• relações entre metro e centímetro; •• relações de proporcionalidade por meio de funções do 1º grau.

57 Reconhecer e quantificar a modificação de medidas do perímetro em ampliação de um quadrilátero representado em malha quadriculada. Resolver sistemas lineares (duas equações, duas incógnitas). Reconhecer as relações e calcular medidas dos elementos de uma circunferência. Realizar operações de soma com polinômios. Representar o número π ≅ 3,1416 no segmento de reta numerado de 3,1 a 3,2. Efetuar cálculos que envolvem potenciação e adição com frações. Utilizar a notação científica como forma de representação adequada para números muito grandes. Calcular a área de um retângulo, dados condições sobre o seu perímetro e medida de um dos lados.

58 Expressar matematicamente a descrição por extenso das relações de proporcionalidade direta entre a distância e o quadrado do tempo, no contexto de um corpo em queda livre. Simplificar o quociente entre duas expressões algébricas usando fatoração. Calcular valores aproximados de radicais. Utilizar a notação científica como forma de representação adequada para números muitos pequenos. Efetuar cálculos simples com valores aproximados de radicais. Reconhecer e quantificar a modificação da medida do perímetro de figuras semelhantes desenhadas em malha quadriculada. Expressar as relações de proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra por meio de uma função do 2º grau.

59 Há necessidade de fixação nas habilidades já bem construídas de:
Resolver problemas com dados apresentados em gráfico de coluna e em tabelas. Localizar objeto em um croqui, dada a orientação sobre sua posição. Resolver sistemas lineares de duas equações com duas incógnitas (métodos da adição e da substituição).

60 Vamos agir!


Carregar ppt "Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google