A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Continente Europeu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Continente Europeu."— Transcrição da apresentação:

1 O Continente Europeu

2 O Continente Europeu A Europa é um continente que possui somente 7% das terras emersas do planeta. É composto por 52 países, apresentando uma enorme diversidade étnica, e linguística, além de uma enorme diversidade física (relevo, solos, climas, vegetação).

3 Maciços Antigos ou escudos cristalinos.
Europa: Aspectos Físicos Relevo 75% do relevo europeu são terras planas, devido a sua antiga formação geológica e forte ação intempérica. Os 25% restantes são formações geológicas recentes, de elevadas altitudes. Maciços Antigos ou escudos cristalinos. Montanhas muito antigas situadas no leste/nordeste do continente. Como exemplo, podemos citar os Montes Urais e os Alpes Escandinavos.

4 Montes Urais

5 Montes Urais

6 Alpes Escandinavos

7 Alpes Escandinavos

8 Europa: Planícies Centrais
São terrenos situadas na porção centro/leste da Europa, possuindo solos muito férteis. Este fato propicia uma agropecuária muito eficiente. Solo muito Fértil (tchernozion)

9

10

11 Europa: Regiões de elevadas altitudes ou dobramentos modernos.
Aspectos Físicos (relevo) Regiões de elevadas altitudes ou dobramentos modernos. Locais de geologia recente. São as porções mais elevadas da Europa. Ainda estão em processo de soerguimento. São eles: Pirineus, Alpes, Apeninos, Cárpatos e Cáucaso.

12 Alpes

13 Alpes

14 Alpes

15 Pirineus

16 Pirineus

17 Pirineus

18 Cáucaso

19 Cáucaso

20 Cáucaso

21 Europa: 2. Litoral É extremamente recortado, favorecem a instalação de portos naturais. Este fato fez com que o continente sempre estivesse voltado para o mar, utilizando a navegação para vários fins, como: Circulação de mercadorias e pessoas (*indústria de pescados). Destacam-se o Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo O Oceano Glacial Ártico fica coberto de gelo por grande parte do ano, dificultando a sua utilização.

22 Litoral francês

23 Litoral norueguês

24 Vikings

25 O termo viking ou viquingues é habitualmente usado para se referir aos exploradores, guerreiros, comerciantes e piratas nórdicos (escandinavos) que invadiram, exploraram e colonizaram em grandes áreas da Europa e das ilhas do Atlântico Norte a partir do final do século VIII até meados do século XI

26 Vikings

27 Navegações Vikings – Chegada até a América no século XI

28 Vikings

29 Reconstituição de habitação Viking na América

30 Europa 3. Estreitos São regiões historicamente importantes do ponto de vista estratégico, pois através deles é possível controlar as travessias, principalmente o comércio.

31 Europa O Estreito de Gibraltar
Situado entre a Europa (Espanha) e a África (Marrocos), o estreito foi controlado por diversos povos como os árabes, espanhóis e ingleses: estes últimos o controlam desde o século XIX. Gibraltar liga o Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo, sendo de suma importância no comércio mundial atual.

32 Estreito de Gibraltar

33 Estreito de Gibraltar

34 Estreito de Gibraltar

35 Estreito de Gibraltar

36 Estreito de Gibraltar

37 Europa: Os estreitos de Dardanelos e Bósforo
Localizados entre a parte da Turquia asiática e da Turquia européia, os estreitos fazem a ligação entre o Mar Negro ao Mar de Mármara e ao Mar Egeu, que faz ligação com o Mar Mediterrâneo. É importante salientar que os estreitos de Dardanelos e Bósforo, possuem importante papel na história mundial pois no primeiro, ocorreram diversas batalhas como as promovidas pelos Persas (comandados por Xerez), pelos Macedônios (encabeçados por Alexandre, o Grande) e por disputas territoriais entre o Império Otomano e os ingleses durante a Iª Grande Guerra.

38 Estreito de Dardanelos

39 Estreito de Dardanelos

40 Estreito de Dardanelos

41 Estreito de Dardanelos

42 Estreito de Bósforo

43 Estreito de Bósforo – Divide a cidade de Istambul entre a Europa e a Ásia

44 Estreito de Bósforo

45 Estreito de Bósforo

46 Europa: 4. Rios A rede hidrográfica européia é marcada pela grande quantidade de rios. Como a maior parte do relevo do continente são regiões de baixas altitudes, estas regiões são constituídas por planícies fluviais. As grandes cidades do continente, em geral, são banhadas por importantes rios que facilitaram a fixação de pessoas no início da ocupação do território, além de serem de suma importância como meios de transporte, sobretudo para o comércio. Outro fator de relevância é a geração de energia, o que facilitou o desenvolvimento da indústria.

47 Rio Volga

48 Volga: Volgogrado (antiga Stalingrado)

49 Volga: Volgogrado (antiga Stalingrado)

50 Projeto do estádio da cidade para a Copa do Mundo de Futebol de 2018
Volga: Volgogrado (antiga Stalingrado) Projeto do estádio da cidade para a Copa do Mundo de Futebol de 2018

51 Rio Tâmisa

52 Rio Tâmisa: Londres

53 Rio Tâmisa: Londres

54 Rio Danúbio

55 Rio Danúbio: Budapeste

56 Rio Danúbio: Budapeste

57 Rio Reno Rio Reno.

58


Carregar ppt "O Continente Europeu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google