A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEDIAÇÃO E DEMAIS MEIOS DE RESOLUÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS E A POLÍCIA COMUNITÁRIA Lenine Monteiro Branquinho - 2º SGT QPPM - - Psicólogo CRP 09/004979.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEDIAÇÃO E DEMAIS MEIOS DE RESOLUÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS E A POLÍCIA COMUNITÁRIA Lenine Monteiro Branquinho - 2º SGT QPPM - - Psicólogo CRP 09/004979."— Transcrição da apresentação:

1 MEDIAÇÃO E DEMAIS MEIOS DE RESOLUÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS E A POLÍCIA COMUNITÁRIA Lenine Monteiro Branquinho - 2º SGT QPPM - - Psicólogo CRP 09/

2 POLÍCIA COMUNITÁRIA 2 Objetivos: Promover qualidade de vida a sociedade, alcançando soluções menos desgastantes aos cidadãos. Efetivar uma solução rápida e duradoura para o conflito. Trazer ganhos a ambas as partes conflitantes.

3 POLÍCIA COMUNITÁRIA 3 Abrangência do trabalho Qualquer situação de conflito interpessoal. Conflito Interpessoal: divergência ou contraposição de desejos e/ou necessidades entre as pessoas.

4 POLÍCIA COMUNITÁRIA 4 Conflitos interpessoais São inerentes às relações humanas; São inevitáveis (contato ineficaz); Resultado: Conflito Violência CRIME

5 POLÍCIA COMUNITÁRIA 5 Em média, 60% dos chamados policiais no Brasil são de situações de administração de conflitos (SENASP, 2006). Exemplo: Vias de Fato, agressão, ameaça, sonegação de débito, etc.

6 POLÍCIA COMUNITÁRIA 6 RESPONSABILIDADE Com o advento do Estado e a criação de leis, de direitos e deveres, os indivíduos passaram a se isentar de suas decisões, deixando a cargo do estado escolhas que, por muitas vezes, poderiam ser protagonizadas pelo próprio cidadão. Com isso a decisão de um conflito, geralmente carregado de particularidades, fica nas mãos de um terceiro, que tomará uma decisão desconhecendo o contexto da situação.

7 POLÍCIA COMUNITÁRIA 7 Toda situação de conflito gera uma instabilidade emocional no indivíduo, tendendo este a buscar o equilíbrio. Se o equilíbrio não é restabelecido, gera reações adversas (violência, crime, psicopatologias, etc.) Por que isso ocorre? - tempo cronológico de inquéritos e processos (não corresponde a necessidade real); - O resultado do processo nem sempre é o esperado; - Mesmo com a definição de um ganhador e um perdedor, esse ganhador poderá sair perdendo em função do desgaste processual; - As condições são impostas e não escolhidas pelo indivíduo. O que isso causa? - Sensação de impunibilidade; - Reincidência; - Sensação de ineficácia e descaso do poder público; - Sobrecarga laboral e custos mais elevados do serviço público;

8 Nações Unidas Por meio da Resolução nº26 de 28 de julho de 1999, o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas foi expresso em preconizar que os Estados desenvolvam, ao lado dos respectivos sistemas judiciais, a promoção dos chamados ADRs – Alternative Dispute Resolution.

9 POLÍCIA COMUNITÁRIA 9 Formas de resolução pacífica de conflitos: Os meios de solução pacífica de conflitos, também denominado ADRs (Alternative Dispute Resolution) ou meios de solução alternativa de disputa são: Arbitragem Negociação Conciliação Mediação

10 POLÍCIA COMUNITÁRIA 10 Mediação de Conflitos É um processo extrajudicial, onde uma terceira pessoa (o mediador), colocando-se numa posição imparcial, ajuda as partes a resolver, de maneira cooperativa e consensual, um conflito (uma pendência, um mal entendido entre elas), transformando critérios pré- existentes.


Carregar ppt "MEDIAÇÃO E DEMAIS MEIOS DE RESOLUÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS E A POLÍCIA COMUNITÁRIA Lenine Monteiro Branquinho - 2º SGT QPPM - - Psicólogo CRP 09/004979."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google