A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP
Fuso Horário Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP

2 O conceito de Fusos Horários
Podem ser definidos como zonas delimitadas por dois meridianos consecutivos da superfície terrestre, cuja a Hora Legal, por convenção é a mesma. Hora Legal ou Oficial é o intervalo de tempo considerado por um país como igual para um determinado fuso, refere-se a zona demarcada politicamente por uma nação. Assim, a Hora Legal ou Oficial pode variar de país para país, ou mesmo dentro do próprio território que o delimita. Exemplo: Os Fusos Horários brasileiro.

3 Fusos Horários brasileiro

4 Como se define os Fusos Horários?
Parte-se de uma premissa física: Qual a forma da Terra? Geoide = Esfera achata nos polos. Quanto mede um esfera em graus? 360º Quanto tempo dura o movimento de rotação da Terra? 24h Então, é só dividir o tamanho da Terra, dada em graus, pelo tempo em que a Terra leva para fazer o movimento de rotação, assim: 360º / 24h = 15º; ou seja, os raios solares percorrem 15º em 1 hora, em outras palavras cada fuso horário tem 15º, que equivale a 1 hora.

5 Fusos horários

6 Fusos horários Os fusos horários estão referidos ao Meridiano de Greenwich (meridiano internacional de origem), cuja a longitude é 0º, e seu antimeridiano, a 180º de Greenwich, o qual localiza-se a Linha Internacional de Mudança de Data (linha internacional de data) Os fusos são numerados de 1 a 12, a partir do meridiano de origem, com sinal positivo para leste, quando as horas estão adiantadas em relação ao meridiano de origem (Greenwich); e sinal negativo para oeste, quando as horas estão atrasadas em relação à Greenwich.

7 Fusos horário

8 Fusos horário É importante salientar, novamente, que nem sempre as linhas imaginárias dos fusos coincidem com o limite dos fusos horários dos países. Em geral, são realizadas várias adaptações a fim de corrigir alguns problemas. A própria Linha Internacional de Mudança de Data não coincide exatamente com o meridiano de 180º.

9 Fusos horário

10 Fusos horário A última adaptação do fuso horário brasileiro foi em 2008 com a promulgação da Lei federal /08, conforme mostra o mapa:

11 Exemplo de Exercício de Fuso Horário
Sabendo que Tóquio cidade localizada a aproximadamente 140º a leste do meridiano de Greenwich, são 15 horas, e desprezando quaisquer ajuste de fusos horários, que horas (oficial) serão na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, localizado no meridiano 51º a oeste de Greenwich?

12

13

14 Exercícios de Fuso Horário.


Carregar ppt "Prof. Me. Juliano Ricardo Marques FACCAMP"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google