A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Haiti é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola, possuindo uma das duas fronteiras terrestres das Caraíbas, a fronteira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Haiti é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola, possuindo uma das duas fronteiras terrestres das Caraíbas, a fronteira."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O Haiti é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola, possuindo uma das duas fronteiras terrestres das Caraíbas, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste. Capital: Porto O Haiti é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola, possuindo uma das duas fronteiras terrestres das Caraíbas, a fronteira que faz com a República Dominicana, a leste. Além desta fronteira, os territórios mais próximos são as Bahamas e Cuba a noroeste, Turks e Caicos a norte, e Navassa a sudoeste. Capital: PortoHispaniolaRepública DominicanaBahamas CubaTurks e Caicos NavassaPortoHispaniolaRepública DominicanaBahamas CubaTurks e Caicos NavassaPorto

4

5 O Haiti é muito conhecido pelo fascínio do Vodu que, mais que uma religião dos seus ancestrais, foi e continua sendo um símbolo e espaço de resistência social, cultural e política do povo haitiano. O Haiti é muito conhecido pelo fascínio do Vodu que, mais que uma religião dos seus ancestrais, foi e continua sendo um símbolo e espaço de resistência social, cultural e política do povo haitiano.

6 Em 1804, o Haiti se tornou a primeira nação negra livre da história da humanidade. Seu contexto histórico é ímpar não só na América Latina, onde cooperou para a independência de diversos países como Colômbia, Venezuela Em 1804, o Haiti se tornou a primeira nação negra livre da história da humanidade. Seu contexto histórico é ímpar não só na América Latina, onde cooperou para a independência de diversos países como Colômbia, Venezuela

7 Revolução Na época da Revolução Haitiana, brancos e mulatos não passavam de 36 mil em uma população com mais de meio milhão de negros constantemente assassinados e açoitados. Na época da Revolução Haitiana, brancos e mulatos não passavam de 36 mil em uma população com mais de meio milhão de negros constantemente assassinados e açoitados. Este fator, sem dúvida, foi decisivo para desencadear a luta o levante que abraçou religião e cultura, política e identidade. Este fator, sem dúvida, foi decisivo para desencadear a luta o levante que abraçou religião e cultura, política e identidade. Até hoje, o Haiti carrega na construção das subjetividades de seu povo as marcas da trajetória capitalista, racista e cristã que feriram toda a América Latina. Até hoje, o Haiti carrega na construção das subjetividades de seu povo as marcas da trajetória capitalista, racista e cristã que feriram toda a América Latina.

8

9 Hoje, o Haiti carrega as conseqüências de invasões, ditaduras e saques do patrimônio público e é reduzido ao posto de país mais pobre do hemisfério. Hoje, o Haiti carrega as conseqüências de invasões, ditaduras e saques do patrimônio público e é reduzido ao posto de país mais pobre do hemisfério. Cidadãos ainda estão submetidos à fome, a doenças e uma tragédia ambiental que não lhes permite retomar um abastecimento agrícola pleno e gerador de divisas internas. Cidadãos ainda estão submetidos à fome, a doenças e uma tragédia ambiental que não lhes permite retomar um abastecimento agrícola pleno e gerador de divisas internas.

10 Independência

11 Quando a independência haitiana completou seu bicentenário, o então presidente Jean Bertrand Aristide exigiu da França a devolução do valor pago pelos haitianos ao governo francês. Quando a independência haitiana completou seu bicentenário, o então presidente Jean Bertrand Aristide exigiu da França a devolução do valor pago pelos haitianos ao governo francês.

12 Em nome dos senhores latifundiário do rico açúcar das Antilhas -cobrou uma indenização pelas terras e escravos perdidos com a independência. Em nome dos senhores latifundiário do rico açúcar das Antilhas -cobrou uma indenização pelas terras e escravos perdidos com a independência.

13 Esse valor pago ao longo de quase cem anos, se corrigido em valores atuais, chega a 20 bilhões de dólares, dinheiro suficiente para iniciar uma reconstrução das infra-estruturas tão precárias e sucateadas do país. Esse valor pago ao longo de quase cem anos, se corrigido em valores atuais, chega a 20 bilhões de dólares, dinheiro suficiente para iniciar uma reconstrução das infra-estruturas tão precárias e sucateadas do país.

14 O Haiti necessita ser conhecido e reconhecido como nação soberana, necessita também do resgate financeiro dos países que lucraram e ainda lucram com suas desgraças humanas, sociais e ambientais; mas, antes de mais nada, necessita ser entendido e respeitado. O Haiti necessita ser conhecido e reconhecido como nação soberana, necessita também do resgate financeiro dos países que lucraram e ainda lucram com suas desgraças humanas, sociais e ambientais; mas, antes de mais nada, necessita ser entendido e respeitado. O Haiti foi a primeira república negra do mundo e o primeiro país da O Haiti foi a primeira república negra do mundo e o primeiro país da América Latina a conquistar sua independência. América Latina a conquistar sua independência. Mas seu orgulho histórico é manchado por décadas de penúria econômica, degradação ambiental, violência em guerras civis financiadas externamente, movimentação de narcotráfico, instabilidade econômica e ditaduras que o converteram no mais pobre país das Américas. Mas seu orgulho histórico é manchado por décadas de penúria econômica, degradação ambiental, violência em guerras civis financiadas externamente, movimentação de narcotráfico, instabilidade econômica e ditaduras que o converteram no mais pobre país das Américas.

15

16 Dados do país: População: 8,706 milhões População: 8,706 milhões Distribuição etária da população: 0-14 anos: 42,1% 15-64 anos: 54,4% mais de 65 anos: menos de 3% Distribuição etária da população: 0-14 anos: 42,1% 15-64 anos: 54,4% mais de 65 anos: menos de 3% Média etária da população: total: 18,4 anos de idade homens: 17,9 anos de idade mulheres: 18,8 anos de idade Média etária da população: total: 18,4 anos de idade homens: 17,9 anos de idade mulheres: 18,8 anos de idade Expectativa de vida: 57,03 anos homens - 55,25 anos mulheres - 58,75 anos Expectativa de vida: 57,03 anos homens - 55,25 anos mulheres - 58,75 anos

17 Crescimento populacional: 2,453 % (estimativa para 2007) Crescimento populacional: 2,453 % (estimativa para 2007) Taxa de natalidade: 38,87 nascimentos entre 1000 habitantes Taxa de mortalidade infantil: 64 mortes em cada 1000 nascimentos vivos. Taxa de natalidade: 38,87 nascimentos entre 1000 habitantes Taxa de mortalidade infantil: 64 mortes em cada 1000 nascimentos vivos. Número de contaminados pela AIDS em 2003 280.000 pessoas 24.000 mortes registradas Número de contaminados pela AIDS em 2003 280.000 pessoas 24.000 mortes registradas Distribuição étnica 95% negros 5% mulatos e brancos Distribuição étnica 95% negros 5% mulatos e brancos Religião: 60% praticam vodu, dos entrevistados nas cidades 80% se dizem católicos, mas há o elemento sincrético- religioso 16% protestantes (10% batistas, 4% pentecostais, 1% adventistas, nenhum 1% e outros 3%) Religião: 60% praticam vodu, dos entrevistados nas cidades 80% se dizem católicos, mas há o elemento sincrético- religioso 16% protestantes (10% batistas, 4% pentecostais, 1% adventistas, nenhum 1% e outros 3%)

18 Politíca O Haiti é uma república presidencialista com um Presidente eleito e uma Assembléia Nacional. A constituição foi introduzida em 1987 e teve como modelo as constituições dos Estados Unidos da América e da França. Foi parcial ou completamente suspensa durante alguns anos, mas voltou à plena validade em 1994. O Haiti é uma república presidencialista com um Presidente eleito e uma Assembléia Nacional. A constituição foi introduzida em 1987 e teve como modelo as constituições dos Estados Unidos da América e da França. Foi parcial ou completamente suspensa durante alguns anos, mas voltou à plena validade em 1994.repúblicaconstituição1987Estados Unidos da América França1994repúblicaconstituição1987Estados Unidos da América França1994

19 Subdivisões de Haiti O Haiti está dividido em dez departamentos: O Haiti está dividido em dez departamentos:HaitidepartamentosHaitidepartamentos Artibonite Artibonite Artibonite Centre Centre Centre Grand'Anse Grand'Anse Grand'Anse Nippes (criado em 2003) Nippes (criado em 2003) Nippes2003 Nippes2003 Nord Nord Nord Nord-Est Nord-Est Nord-Est Nord-Ouest Nord-Ouest Nord-Ouest Ouest Ouest Ouest Sud Sud Sud Sud-Est Sud-Est Sud-Est

20

21 Economia No século XVIII, o Haiti, então chamado de Saint-Domingue, e governado pelos franceses, era a mais próspera colônia no Novo Mundo. Seu solo enormemente fértil produzia uma grande abundância de colheitas e atraiu milhares de colonizadores franceses. No século XVIII, o Haiti, então chamado de Saint-Domingue, e governado pelos franceses, era a mais próspera colônia no Novo Mundo. Seu solo enormemente fértil produzia uma grande abundância de colheitas e atraiu milhares de colonizadores franceses.francesesNovo MundofrancesesNovo Mundo Desde o período de colonização o Haiti possui uma economia primária. Desde o período de colonização o Haiti possui uma economia primária.colonização Produzia açúcar de excelente qualidade, que concorreu com o açúcar brasileiro no século XVII e junto com toda produção das Antilhas serviu para a desvalorização do açúcar brasileiro na Europa. Produzia açúcar de excelente qualidade, que concorreu com o açúcar brasileiro no século XVII e junto com toda produção das Antilhas serviu para a desvalorização do açúcar brasileiro na Europa.açúcar brasileiroséculo XVIIAntilhasEuropaaçúcar brasileiroséculo XVIIAntilhasEuropa Atualmente sua economia encontra-se destroçada e em ruínas. Atualmente sua economia encontra-se destroçada e em ruínas. O país permanece extremamente pobre, sendo o mais pobre da América e de todo Hemisfério Ocidental. O país permanece extremamente pobre, sendo o mais pobre da América e de todo Hemisfério Ocidental.América

22 Religião O catolicismo romano é a religião de estado, professada pela maioria da população. Houve algumas conversões ao protestantismo. O catolicismo romano é a religião de estado, professada pela maioria da população. Houve algumas conversões ao protestantismo.catolicismo romanoprotestantismocatolicismo romanoprotestantismo A padroeira do Haiti, na Igreja Católica, é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A padroeira do Haiti, na Igreja Católica, é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Católicos 64% Católicos 64% Católicos Protestantes 23,6% Protestantes 23,6% Protestantes Sem filiação 5% Sem filiação 5% Vodu ou espírita 5% Vodu ou espírita 5% Voduespírita Voduespírita Sem ou outras 2,4%. Sem ou outras 2,4%.

23

24 a participação do Brasil na missão de paz no Haiti

25 O Brasil comanda a força militar da missão de paz da ONU no Haiti (Minustah) desde junho de 2004. Os 1,2 mil soldados do País que estão no Haiti formam o maior contingente brasileiro enviado ao exterior desde a 2ª Guerra Mundial. O Brasil comanda a força militar da missão de paz da ONU no Haiti (Minustah) desde junho de 2004. Os 1,2 mil soldados do País que estão no Haiti formam o maior contingente brasileiro enviado ao exterior desde a 2ª Guerra Mundial.

26 O Conselho de Segurança da ONU autorizou o envio de força militar na missão de paz para garantir a estabilidade no país após a queda do ex- presidente Jean Bertrand Aristide. O Conselho de Segurança da ONU autorizou o envio de força militar na missão de paz para garantir a estabilidade no país após a queda do ex- presidente Jean Bertrand Aristide.

27 Sob o comando inicial do general brasileiro Augusto Heleno, a missão no Haiti enfrentou um quadro incompleto de militares previstos pela ONU. Segundo o Exército, isso dificultava a atuação nas áreas mais críticas do país, onde gangues, rebeldes e grupos armados mantinham conflitos permanentes com civis e com a Polícia Nacional haitiana. Sob o comando inicial do general brasileiro Augusto Heleno, a missão no Haiti enfrentou um quadro incompleto de militares previstos pela ONU. Segundo o Exército, isso dificultava a atuação nas áreas mais críticas do país, onde gangues, rebeldes e grupos armados mantinham conflitos permanentes com civis e com a Polícia Nacional haitiana.

28

29 Em março do ano passado, por exemplo, a morte dos dois soldados da Minustah fizeram as primeiras baixas desde que as tropas foram enviadas. Os conflitos entre os grupos armados e a Polícia Nacional eram constantes. Organizações não-governamentais chegaram a criticar a atuação da ONU ao alegar que a atuação da missão permitia a violação de direitos humanos. A acusação foi negada pelo comando militar e pelas autoridades do governo brasileiro. Em março do ano passado, por exemplo, a morte dos dois soldados da Minustah fizeram as primeiras baixas desde que as tropas foram enviadas. Os conflitos entre os grupos armados e a Polícia Nacional eram constantes. Organizações não-governamentais chegaram a criticar a atuação da ONU ao alegar que a atuação da missão permitia a violação de direitos humanos. A acusação foi negada pelo comando militar e pelas autoridades do governo brasileiro.

30 O governo brasileiro fez atuações junto ao Conselho de Segurança da ONU para aumentar o efetivo militar no Haiti. Também fez pedidos de ajuda internacional para projetos de infra- estrutura, cooperação internacional e visitas do próprio ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para avaliar a situação política pré-eleitoral no país. O governo brasileiro fez atuações junto ao Conselho de Segurança da ONU para aumentar o efetivo militar no Haiti. Também fez pedidos de ajuda internacional para projetos de infra- estrutura, cooperação internacional e visitas do próprio ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, para avaliar a situação política pré-eleitoral no país.

31 Algumas fotos do Brasil no Haítí

32

33

34

35

36

37 Bibliografia http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/ 0,,OI825686-EI306,00.html http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/ 0,,OI825686-EI306,00.html http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/ 0,,OI825686-EI306,00.html http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/ 0,,OI825686-EI306,00.html http://blogsbazaar.com/wp- content/uploads/2007/06/ejercito-de- brasil.jpg http://blogsbazaar.com/wp- content/uploads/2007/06/ejercito-de- brasil.jpg http://blogsbazaar.com/wp- content/uploads/2007/06/ejercito-de- brasil.jpg http://blogsbazaar.com/wp- content/uploads/2007/06/ejercito-de- brasil.jpg http://img340.imageshack.us/img340/958 7/32214631ae8.jpg http://img340.imageshack.us/img340/958 7/32214631ae8.jpg http://img340.imageshack.us/img340/958 7/32214631ae8.jpg http://img340.imageshack.us/img340/958 7/32214631ae8.jpg http://www.defesanet.com.br/imagens/mi nustah/elections/btl_haiti/soldado.jpg http://www.defesanet.com.br/imagens/mi nustah/elections/btl_haiti/soldado.jpg http://www.defesanet.com.br/imagens/mi nustah/elections/btl_haiti/soldado.jpg http://www.defesanet.com.br/imagens/mi nustah/elections/btl_haiti/soldado.jpg

38 Alunos: Kelly Francine N°:16 Kelly Francine N°:16 Yara Vona N°:29 Yara Vona N°:29


Carregar ppt "O Haiti é um país das Caraíbas que ocupa o terço ocidental da ilha Hispaniola, possuindo uma das duas fronteiras terrestres das Caraíbas, a fronteira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google