A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sementes Florestais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sementes Florestais."— Transcrição da apresentação:

1 Sementes Florestais

2 SEMENTE O sucesso de uma floresta inicia-se pela semente Então, o que é semente?

3 Semente: é o óvulo desenvolvido após a fecundação, que contém embrião, reservas nutritivas e tegumento.

4

5 Coleta de Sementes Árvores Matrizes - Escolha correta e características desejáveis. - Época de coleta. - Métodos de coleta de sementes florestais.

6

7 COLETA DE SEMENTES

8

9

10

11 Extração de Sementes Frutos Deiscentes: frutos que abrem-se na maturação, normalmente secos.

12

13 Frutos indeiscentes: frutos que não se abrem espontaneamente.

14 Quando as sementes de eucalipto estão maduras?

15 - As sementes de eucalipto ficam geralmente maduras quando os frutos ficam duros e secos.
- A maturidade das sementes pode ser estimadas pelos aspectos cheios das cápsulas e pela posição relativas das cápsulas e folhas nos ramos: cápsulas imaturas encontram-se misturadas com folhas e cápsulas maduras ficam próximas da base dos ramos desprovidas de folhas.

16 Pinus sp. - Semente é de tamanho variável (2 a 15 mm de comprimento com 2 a 10 mm de largura). - abertura do cone ocorre pela perda de umidade. - deixa os cones em tabuleiros ao sol ou em estufas até que a secagem seja suficiente para a liberação das sementes.

17 Extração de sementes Secos Carnosos Beneficiamento de sementes Tamanho das sementes Armazenamento de sementes Tipos de sementes Embalagens Locais de armazenamento

18 Beneficiamento e Armazenamento de Sementes

19 Armazenamento de Sementes
Eucalyptus spp. - Câmara fria (2ºC a 4ºC) em embalagem de polietileno hermeticamente fechada, por até 10 anos. Pinus spp. - Câmara fria (0°C a 5°C) sementes com 8% de umidade em polietileno hermeticamente fechado, por até 4 anos.

20 Teca (Tectona grandis)
Câmara refrigerada (20,3°C e 75,7% U.R.), em embalagem papel ou plástica, por 28 meses. Seringueira (Hevea brasiliensis) - Condições de ambiente em embalagem polietileno perfurados com 0,3mm de espessura e sementes com 30% de umidade e sem tratamento fúngico, por 5 meses.

21 Pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia)
- Sementes com umidade de 43% em câmara fria (4ºC+1ºC/ UR 89% + 1%) em embalagem de polietileno selada, por 12 meses. Gmelina (Gmelina arborea) - Câmara fria (5°C) e sementes com 6-10% de umidade em embalagem seladas, por 2 anos.

22 Armazenamento de Sementes

23 Germinação de Sementes: é definida como a emergência e o desenvolvimento das estruturas essenciais do embrião, manifestando a sua capacidade para dar origem a uma plântula normal, sob condições ambientais favoráveis.

24 Germinação de Sementes
Fatores que influenciam na germinação? luz, a temperaturas disponibilidade de água e o oxigênio.

25 O que é Dormência? - um processo caracterizado pelo atraso da germinação, quando as sementes mesmo em condições favoráveis (umidade, temperatura, luz e oxigênio) não germinam. Como superar a dormência em sementes florestais?

26 Quebra da dormência em sementes

27 Sementes de eucalipto apresenta dormência?
Eucalyptus grandis - Não há necessidade Pinus tropical (Pinus caribaea var. bahamensis) - Estratificação a 12oC por 21 dias. Pinus (Pinus elliottii var. elliottii) - Imersão em água por 16 horas e 15 dias de frio (0 a 5oC).

28 Gmelina (Gmelina arborea)
Imersão em solução de ácido giberélico (100 ml/l) por um dia. Teca (Tectona grandis) - Lavagem em água corrente por 24 horas ou a maceração em água por 15 minutos, seguida de secagem por 3 dias, 6 vezes consecutivas.

29 Procedência das sementes
ACS-NS – Área Natural de Coleta de Sementes – população vegetal natural, sem necessidade de marcação individual de matrizes, onde são coletadas sementes ou outros materiais de propagação.

30 APS (Área de Produção de Sementes)
- Coleta-se sementes de árvores selecionadas, as quais recebem pólen provenientes de árvores também selecionadas. - Seleciona-se os fenótipos superiores e remove os inferiores por meio de desbastes.

31 PS (Pomar de Sementes) Consistem de plantas de árvores ou clones selecionados, devidamente isolados e manejados para produção de sementes. Existem dois tipos de pomares de sementes: Pomar de Sementes Clonal e Pomar de Sementes por Mudas.


Carregar ppt "Sementes Florestais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google