A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Feudalismo. Originou-se na decadência do império romano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Feudalismo. Originou-se na decadência do império romano."— Transcrição da apresentação:

1 Feudalismo

2 Originou-se na decadência do império romano.

3 Sua economia era baseada na agricultura e na utilização dos servos.

4 O vassalo oferece fidelidade e trabalho em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. O vassalo oferece fidelidade e trabalho em troca de proteção e um lugar no sistema de produção.

5 A sociedade feudal era dividida em três diferentes grupos sociais: 1- NOBREZA 2-CLERO3-SERVOS

6 Nobreza Os senhores feudais formam a nobreza e possuem controle sobre os servos e camponeses livres. Vivem em castelos, que servem ao mesmo tempo como residência e fortaleza. Os senhores feudais formam a nobreza e possuem controle sobre os servos e camponeses livres. Vivem em castelos, que servem ao mesmo tempo como residência e fortaleza.

7 Clero O clero era são os membros da igreja Católica.O clero dirigia a Igreja, administrava suas propriedades agrárias e tinha grande influência política e ideológica. O clero era muito rico,a partir do momento em que passou a receber doações dos católicos. O clero era são os membros da igreja Católica.O clero dirigia a Igreja, administrava suas propriedades agrárias e tinha grande influência política e ideológica. O clero era muito rico,a partir do momento em que passou a receber doações dos católicos.

8 Servos A maioria da população camponesa. Eram os trabalhadores que sustentavam a estrutura feudal e não eram livres. Eles produziam alimentos, roupas e outros. Eram presos ao senhor feudal. A maioria da população camponesa. Eram os trabalhadores que sustentavam a estrutura feudal e não eram livres. Eles produziam alimentos, roupas e outros. Eram presos ao senhor feudal.

9 Feudo Terreno oferecido do senhor feudal aos servos em troca de fidelidade proteção e trabalho. Terreno oferecido do senhor feudal aos servos em troca de fidelidade proteção e trabalho.

10 Rígidas tradições e vínculos jurídicos determinavam a posição social de cada indivíduo desde o nascimento.

11 Aproveitamento da terra, de acordo com o sistema de três campos.

12 A superexploração produziu protestos servis, seguidos de numerosas revoltas e fugas para as cidades. A repressão a esses movimentos foi enorme, mas a nobreza e o alto clero tiveram razões para temer por sua sobrevivência.

13 Os índices de mortalidade aumentaram e, no século XIV, uma população debilitada pela fome teve que enfrentar uma epidemia de extrema gravidade: a Peste Negra, que chegou a dizimar cerca de 1/3 dos habitantes da Europa. Os índices de mortalidade aumentaram e, no século XIV, uma população debilitada pela fome teve que enfrentar uma epidemia de extrema gravidade: a Peste Negra, que chegou a dizimar cerca de 1/3 dos habitantes da Europa.

14 Cruzadas Chama-se cruzada a qualquer um dos movimentos militares, de caráter parcialmente cristão, que partiram da Europa Ocidental e cujo objetivo era colocar a Terra Santa. Chama-se cruzada a qualquer um dos movimentos militares, de caráter parcialmente cristão, que partiram da Europa Ocidental e cujo objetivo era colocar a Terra Santa.

15 Foi chamada também de Cruzada dos Nobres ou dos Cavaleiros. Ao pregar e prometer a salvação a todos os que morressem em combate contra os pagãos

16 A tomada de Jerusalém durante a Primeira Cruzada em A tomada de Jerusalém durante a Primeira Cruzada em 1099.

17 Maquina de guerra usada pelos cruzados. Maquina de guerra usada pelos cruzados.

18 O duque Dândolo, de Veneza, pregando a cruzada. O duque Dândolo, de Veneza, pregando a cruzada.

19 A entrada dos cruzados em Constantinopla. A entrada dos cruzados em Constantinopla.

20 Cruzada das crianças.

21 Inimigos dos cruzados.

22 As Cruzadas contribuíram para o renasci­mento do Mediterrâneo como via marítima, utilizada para dar vigor às atividades comerciais das cidades costeiras da Itália, graças aos transportes para o Oriente.Os que pertenciam às Cruzadas e costuravam sobre sua vesti­menta uma cruz de pa­no como sinal de voto de peregrinação a Jerusalém, beneficiavam-se da proteção especial da Igreja em relação a seus bens e a sua pessoa. As Cruzadas contribuíram para o renasci­mento do Mediterrâneo como via marítima, utilizada para dar vigor às atividades comerciais das cidades costeiras da Itália, graças aos transportes para o Oriente.Os que pertenciam às Cruzadas e costuravam sobre sua vesti­menta uma cruz de pa­no como sinal de voto de peregrinação a Jerusalém, beneficiavam-se da proteção especial da Igreja em relação a seus bens e a sua pessoa.

23 E assim chega ao final nosso trabalho! Fim...

24 Grupo: Vinicius Nº38 Daniele Nº45 Renan Nº34 1º Ano do Ensino Médio Turma D


Carregar ppt "Feudalismo. Originou-se na decadência do império romano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google