A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A busca do contentamento por meio da razão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A busca do contentamento por meio da razão"— Transcrição da apresentação:

1 A busca do contentamento por meio da razão
Frente aos variados caminhos e “cores” da vida, como encontrar o sentido e a direção que nos tornarão mais contentes? A dúvida pode ser o começo da sabedoria!

2 A escolha de um caminho é um ATO LIVRE, sendo que as consequências são de responsabilidade do próprio indivíduo. Por isso atenção com o quê você está alimentando a sua vida.

3 Nossas ideias transformam nossa realidade – de um modo ou de outro.

4 Novo tempo, novas aparências e novas reflexões críticas
O poder de contentamento oriundo das mídias O contentamento pela ausência de uma razão autônoma

5 Por detrás de um sorriso pode existir uma dor disfarçada de contentamento. Lembrem-se: “Ninguém pode ver o interior da mente das pessoas!”

6 O Positivismo e a Atividade Científica
Corrente filosófica, inaugurada por Augusto Comte (século XIX), que defendia uma ciência baseada em observações e fatos como a única via genuína para o conhecimento. Visava a primazia da experiência sensível para a construção de uma ciência que acompanhe a evolução do homem e estabeleça uma sociedade industrial. O amor como princípio, a ordem como base e o progresso como fim.

7 A Concentração para um Educar do nosso Intelecto

8

9 A concentração é uma arte ou prática a qual necessitamos de esforço, maturidade e foco para a organização de ações produtivas

10 Práticas que possibilitam uma melhor concentração em seus estudos:
Adote uma programação rotineira e eficiente. Encontre um ambiente tranquilo e confortável. Evite devaneios longos para não perder o foco no que esta sendo observado. Revise seus últimos estudos de forma que você possa reforçar seu conhecimento e antecipar as ideias principais quando for cobrado. Exteriorize seu interesse em classe, expresse-se, para estimular seu interesse interno (lembre-se o seu universo interior é reflexo do seu meio exterior – e vice-versa). Faça anotações pertinentes. Resista às distrações e tenha resiliência. Tenha pequenos momentos de pausa e descanso, mas não perca o foco.

11 Os Filósofos e algumas propostas para a Investigação do Saber
O percurso de Aristóteles As etapas de Descartes A necessidade de um estudo ontológico (estudo do ser das coisas ou objetos primordiais), isto é, da essência e realidade fundamental das coisas do mundo. Conhecimento das ações humanas e suas finalidades. Conhecimento da capacidade, dos limites e dos potenciais do conhecer humano – as estruturas lógicas do pensamento e das teorias do conhecimento científico. Não tome algo como verdadeiro até perceber uma “verdade” evidente, clara e distinta. Análise: repartir cada uma das dificuldades que eu analisasse em tantas parcelas quantas fossem possíveis. Ordem: conduzir por ordem seus pensamentos pelos objetos mais simples aos mais complexos. Enumeração: realize revisões completas e gerais nas quais tenha certeza de nada omitir.


Carregar ppt "A busca do contentamento por meio da razão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google