A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta.

2 O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas, onde o ponto central da mudança é a integração dos mercados numa "aldeia-global", explorada pelas grandes corporações internacionais.

3

4

5 Politicamente, os Estados trabalham gradativamente nas barreiras tarifárias para proteger sua produção da concorrência dos produtos estrangeiros e abrem-se ao comércio e ao capital internacional. Mas economicamente estamos vendo crescer de maneira destacada o neoliberalismo, que é uma política econômica que visa a saída parcial do Estado da economia, deixando o mercado livre, por isso é que se vê a grande onda das privatizações.

6 Esse processo tem sido acompanhado de uma intensa revolução nas tecnologias de informação: telefones, computadores e televisão, contribuindo de forma surpreendente para a maior integração de todo o mundo.

7 GLOBALIZAÇÃO E A QUESTÃO DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO.

8 GLOBALIZAÇÃO E A QUESTÃO DA INCLUSÃO E EXCLUSÃO.
A globalização esta gerando uma nova divisão internacional onde se encontram os países que fazem parte do processo de globalização e os países que não fazem. Os primeiros estariam associados às idéias de progresso, riqueza e, melhores condições de vida, já os outros estariam destinados a um mundo de exclusão, marginalização e, miséria.

9 É importante perceber que, apesar disso, a globalização produziu oportunidades para que mais países pudessem ingressar na economia mundial, mas é preciso aproveitar as oportunidades dadas por esta economia através da adoção de um conjunto de políticas que incluem, entre outros, uma força de trabalho qualificada, aumento substancial da taxa de poupança doméstica, etc.

10 Mas, os países menores serão capazes de superar os desafios impostos pela globalização?

11 CONSEQÜÊNCIAS DA GLOBALIZAÇÃO Mudança no papel do Estado.
Isto quer dizer que tanto a opinião pública internacional quanto o comportamento dos mercados passaram a desempenhar funções que antes não tinham na redefinição dos limites possíveis de ação do Estado.

12 Os países e seus líderes estão sob vigilância constante da opinião pública internacional, sendo assim qualquer passo em falso poderá resultar em penalidades para estes países. Um outro aspecto mudado no Estado em função da globalização, foi o de que suas ações governamentais deverão ser dirigidas agora para fazer com que as economias nacionais sustentem e desenvolvam condições para competir em escala global.

13 AS TRANSNACIONAIS  A globalização é marcada pela expansão mundial das grandes corporações internacionais. Essas corporações exercem um papel decisivo na economia mundial. Outro ponto importante desse processo são as mudanças significativas no modo de produção das mercadorias. As transnacionais instalam suas fábricas em qualquer lugar do mundo onde existam as melhores vantagens fiscais, mão-de-obra e matérias-primas baratas.

14 Essa tendência leva a uma transferência de empregos dos países ricos - que possuem altos salários e inúmeros benefícios - para as nações industriais emergentes. O resultado desse processo é que, atualmente, grande parte dos produtos não tem mais uma nacionalidade definida. Um automóvel de marca norte-americana pode conter peças fabricadas no Japão, ter sido projetado na Alemanha, montado no Brasil e vendido no Canadá.

15 DESEMPREGO A crescente concorrência internacional tem obrigado as empresas a cortar custos, com o objetivo de obter preços menores e qualidade alta para os seus produtos. Nessa reestruturação estão sendo eliminados vários postos de trabalho. Uma das causas do desemprego é a automação de vários setores, em substituição à mão de obra humana.

16 Caixas automáticos tomam o lugar de pessoas que iriam trabalhar nesta posição, fábricas robotizadas dispensam operários, escritórios informatizados cortam despesas de vários funcionários, produções agrícolas com tratores e máquinas substituem o trabalho de várias pessoas. Nos países ricos, o desemprego também é causado pelo deslocamento de fábricas para os países com o custo de produção mais baixo.

17 BLOCOS ECONÔMICOS São associações de países, que estabelecem relações comerciais privilegiadas entre si e que atuam de forma conjunta no mercado internacional como se fossem um único país. Com a formação de um bloco econômico também há a redução ou eliminação total das alíquotas de importação e aumenta a interdependência das economias entre os países membros.


Carregar ppt "O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google