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Gerenciamento de Projetos

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de Projetos"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Projetos
Visão Geral

2 Gerenciamento de Projetos (GP)
Oferece uma visão integrada de todos os fatores envolvidos em um projeto para que sejam atingidos os objetivos pretendidos. Tem um enfoque humanístico e participativo, orientado para a obtenção de resultados, com a premissa de que os resultados são atingidos por meio do trabalho de pessoas.

3 Gerenciamento de Projetos (GP)
Compreende a concepção de metas e objetivos do projeto, a elaboração de um plano, a execução do plano e a revisão e controle do projeto. Oferece uma grande variedade de princípios, procedimentos, habilidades, ferramentas e técnicas que são necessários para que possam atingir os objetivos previamente planejados

4 Ciclo de Vida do Projeto
Para que se tenha um melhor controle do projeto e se crie interdependência entre as atividades, dividem-se os projetos em algumas fases, constituindo o chamado CICLO DE VIDA DO PROJETO.

5 Ciclo de Vida do Projeto
O ciclo de vida do projeto define Técnicas de trabalho serão utilizadas em cada fase Pessoas estarão envolvidas em cada fase.

6 Ciclo de Vida do Projeto
Cada fase do projeto é caracterizada por um completar um ou mais “marcos”. Os marcos são resultados de trabalhos que podem ser verificados medidos por exemplo, um estudo de viabilidade ou a elaboração de um protótipo.

7 Ciclo de Vida do Projeto
A conclusão de uma fase do projeto é caracterizada pela revisão dos trabalhos e dos padrões de desempenhos, para determinar se o projeto terá continuidade e detectar e corrigir os desvios.

8 Ciclo de Vida do Projeto
Existem diferentes versões para o ciclo, desde que as que contêm poucas fases até aqueles que contém mais de uma dezena, dependendo do que se considera como uma fase distinta ou um componente delas.

9 Ciclo de Vida do Projeto
Além disso, depende do tipo de projeto e da complexidade envolvida, o que gera a necessidade de um detalhamento minucioso das fases do projeto.

10 Processos Gerenciamento do Projeto é realizado através de processos em cada uma das fases formando cinco grupos de processos: Iniciação Planejamento Execução Controle Finalização Estes grupos de processos contêm um ou mais processo.

11 Processos - Grupo de Iniciação
Os processos do Grupo de Iniciação são responsáveis por reconhecer, através de autorização, que um projeto ou fase deve começar e se comprometer que seja feita a sua execução.

12 Processos - Grupo de Planejamento
Os processos do Grupo de Planejamento são responsáveis por definir e refinar os objetivos e seleção das melhores alternativas de ação para alcançar os objetivos que o projeto se comprometeu em atender.

13 Processos - Grupo de Execução
Os processos do Grupo de Execução são responsáveis por coordenar pessoas e outros recursos implementando o plano do projeto elaborado.

14 Processos - Grupo de Controle
Os processos do Grupo de Controle são responsáveis por assegurar que os objetivos do projeto estão sendo atingidos através da monitoração e da avaliação regular do seu progresso, tomando ações corretivas e replanejando o projeto quando necessário.

15 Processos - Grupo de Encerramento
E finalmente, os processos do Grupo de Encerramento são responsáveis por formalizar a aceitação formal do projeto ou fase e fazer o encerramento de forma organizada

16 Áreas de Conhecimento O Gerenciamento de Projetos pode ser classificado em 9 áreas de conhecimento:

17 Áreas de conhecimento Gerenciamento de Integração do Projeto
Gerenciamento de Escopo do Projeto Gerenciamento do Tempo do Projeto Gerenciamento do Custo do Projeto Gerenciamento da Qualidade do Projeto Gerenciamentode Recursos Humanos do Projeto Gerenciamento de Comunicação do Projeto Gerenciamento do Risco do Projeto Gerenciamento de Contratação do Projeto

18 Áreas de conhecimento Página 13 do PMBOK

19 Gerenciamento da Integração
Descreve os processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projeto sejam adequadamente coordenados. A integração envolve tomada de decisão e escolhas diretamente ligadas aos objetivos do projeto e aos processos das etapas de desenvolvimento e execução do plano do projeto, assim como ao processo de controle de alterações. O gerenciamento da integração é composto pelos processos: desenvolvimento do plano do projeto, execução do plano do projeto e controle integrado de mudanças

20 Gerenciamento do Escopo
Descreve os processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho requerido, e nada mais que o trabalho requerido, para completar o projeto com sucesso. A preocupação fundamental neste gerenciamento compreende definir e controlar o que está ou não, incluído no projeto. Ele é composto pelos processos: iniciação, planejamento do escopo, detalhamento do escopo, verificação do escopo e controle de mudanças do escopo

21 Gerenciamento do Tempo
Descreve os processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do prazo previsto. Ele é composto pelos processos: Definição das atividades Seqüenciamento das atividades Estimativa da duração das atividades Desenvolvimento do cronograma Controle do cronograma

22 Gerenciamento do Custo
Descreve os processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Ele é composto pelos processos: Planejamento dos recursos Estimativa dos custos Orçamento dos custos Controle dos custos No projeto, várias atividades afetam os custos do projeto e desta forma, o planejamento e controle dos custos são fundamentais.

23 Gerenciamento da Qualidade
Descreve os processos necessários para assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto serão satisfeitas. O projeto tem qualidade quando é concluído em conformidade aos requisitos. É composto de: Planejamento da qualidade Garantia da qualidade Controle da qualidade

24 Gerenciamento dos Recursos Humanos
Descreve os processos necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto. Embora seja uma área de conhecimento, na maioria das vezes, complexa e subjetiva exige constante pesquisa, sensibilidade e muita vivência do dia-a-dia para saber lidar com o ser humano. Ela é composta pelos processos: Planejamento organizacional Montagem da equipe Desenvolvimento da equipe

25 Gerenciamento das Comunicações
Descreve os processos necessários para assegurar a geração, captura, distribuição, armazenamento e pronta apresentação das informações do projeto para que sejam feitas de forma adequada e no tempo certo. A gestão da comunicação é freqüentemente ignorada pelos gerentes de projeto, no entanto nos projetos concluídos com sucesso o gerente gasta 90% do seu tempo envolvido com algum tipo de comunicação (formal, informal, verbal, escrita). Este gerenciamento é composto pelos processos: Planejamento das comunicações Distribuição das informações Relato de desempenho Encerramento administrativo

26 Gerenciamento dos Riscos
Descreve os processos que dizem respeito à identificação, análise e resposta aos riscos do projeto. A prática deste gerenciamento não é ainda muito comum na maioria das organizações e alguns autores citam que gerenciar projetos é gerenciar riscos. O gerenciamento de riscos é muito importante para o sucesso do projeto e é composto pelos seguintes processos: Planejamento da Gerência de Risco Identificação dos riscos Análise qualitativa de riscos Análise quantitativa de riscos Desenvolvimento das respostas aos riscos Controle e monitoração de riscos

27 8. Gerenciamento dos Riscos
Página 13 a 18 PMBOK

28 Gerenciamento das Aquisições
Descreve os processos necessários para a aquisição de mercadorias e serviços fora da organização que desenvolve o projeto. Este gerenciamento é discutido do ponto de vista do comprador na relação comprador-fornecedor. Ele é composto pelos processos Planejamento das aquisições Preparação das aquisições Obtenção de propostas Seleção de fornecedores Administração dos contratos Encerramento do contrato

29 Os 7 passos do gerenciamento de projetos, Fernando C. Barbi
1. Escolha e adote uma metodologia 2. Comunique-se 3. Defina o escopo do projeto e detalhe as atividades 4. Conheça os envolvidos e monte seu time 5. Desenvolva o cronograma junto com quem põe a mão na massa 6. Monitore os riscos e seja pró-ativo 7. Formalize o início e o encerramento do projeto

30 Ferramentas Específicas
WBS. Working Breakdown Structure é uma forma de apresentação do projeto que o explicita em suas partes físicas, em softwares, serviços e outros tipos de trabalho, a qual organiza, define e graficamente mostra tanto o produto a ser feito como o trabalho a ser realizado para obtê-lo. Pode ser considerado como a espinha dorsal de todo o projeto. A WBS consiste em uma criteriosa decomposição tanto do produto como dos processos para obtê-lo, bem como das tarefas administrativas e/ou gerenciais necessárias. Ele pode ser representada como uma árvore, em forma de um organograma, ou como uma relação ou tabela.

31 Ferramentas Específicas
Redes de Precedência. Uma vez definidas as atividades do projeto e suas respectivas durações deve-se empreender a montagem destas atividades em um sequência temporal, de maneira racional, exequível e eficiente, de forma a dispô-las na melhor ordem para o projeto. Esta montagem deve obedecer à restrições de precedência, conflito de recursos, fluxos de recursos e janelas de oportunidades. Existem diversas técnicas para elaboração destas  redes como : PERT, P-PERT, PERT-Custo, GERT, CPM, PDM e Corrente Crítica.

32 Ferramentas Específicas
C/SCSC. Cost / Schedule Control Systems Criteria é uma metodologia que exerce o controle integrado de custos, prazos e do trabalho efetivamente realizado no decorrer de um projeto. Caracteriza-se por prover os gerentes com dados precisos para monitorar seus projetos e por prover uma adequada base de dados que indicam o progresso do trabalho;  por relacionar custos, prazos e trabalho técnico; por permitir levantar tendências de evolução de custos e prazos. São analisadas em uma mesma base (custos) a variação de prazos e de custos para que se possa determinar as causas das variações e corrigi-las e também para obter estimativas precisas sobre o resultado final do projeto.

33 Ferramentas Específicas
Corrente Crítica. Corrente Crítica é uma abordagem voltado para a administração de prazos e atividades, baseado na teoria das restrições (TOC). Atua na quebra dos paradigmas de que todo projeto atrasa e estoura no orçamento. Oferece novas métodos de estimativas de tempo, de enfoque de tarefas, de monitoração do projeto, de viabilidade econômica e de formação da rede de precedência.  A rede de precedência é formada obecendo às restrições de tempo e recursos, sendo a corrente crítica a seqüência na qual não pode ocorrer nenhum atraso em nenhuma atividade, devendo ser priorizada na administração de tarefas. Para evitar os atrasos, esta seqüência é protegida por reservas chamadas "pulmões", tanto de recursos como de tempo. O projeto é protegido por um "pulmão de projeto". Para diversos projetos que utilizam o mesmo recurso, este é considerado como a primeira restrição, sendo protegido também pelo "pulmão de gargalo". Esta metodologia vem revolucionando o GP, atingindo como resultado final redução do tempo de desenvolvimento em de 20 a 50 %, além de manter o escopo e orçamento planejados.


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