A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIPOS DE PREDICADO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIPOS DE PREDICADO."— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE PREDICADO

2 Predicado Verbal Possui como núcleo um verbo significativo.
Ex. : O mundo parou de repente. Sujeito Simples – o mundo Predicado – parou de repente Tipo de predicado – Verbal (a palavra mais importante do predicado, ou seja, o núcleo, é um verbo significativo).

3 Observe outro exemplo :
O homem ama a liberdade. Sujeito simples – o homem Predicado – ama a liberdade Tipo de predicado – Verbal (ama é verbo significativo)

4 Predicado Nominal Possui como núcleo um nome, ou seja, o predicativo.
Ex. : Os homens ficaram calados. Sujeito Simples – os homens Predicado – ficaram calados Tipo de predicado – Nominal (o verbo ficar, neste caso, não é um verbo significativo, apenas liga o sujeito ao seu predicativo. É um verbo de ligação)

5 (este trio é inseparável)
Observe outro exemplo : Os homens pareciam tranquilos. Sujeito Simples – os homens Predicado - pareciam tranquilos Tipo de predicado – Nominal (o verbo parecer é verbo de ligação) ☻ Percebeu a relação ! ! ! VL + PS = PN (este trio é inseparável)

6 Predicado Verbo-Nominal
Possui como núcleo um verbo significativo e também um verbo de ligação. Ex. : Abri o jornal desatento. Sujeito desinencial – eu Predicado – abri o jornal desatento Tipo de predicado – Verbo-Nominal (abrir é verbo significativo e há também, na oração, um verbo de ligação, subentendido. Abri o jornal e estava desatento)

7 Observe outro exemplo:
As crianças sorriam satisfeitas. Sujeito Simples – as crianças Predicado – sorriam satisfeitas Tipo de Predicado – Verbo-Nominal (sorrir é verbo significativo e há um verbo de ligação subententido, pareciam/ estavam/ permaneciam satisfeitas)


Carregar ppt "TIPOS DE PREDICADO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google