A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof Doutora Zélia Menete

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof Doutora Zélia Menete"— Transcrição da apresentação:

1 Prof Doutora Zélia Menete
O Contributo da Mulher no Desenvolvimento da Investigacão em Moçambique Prof Doutora Zélia Menete

2 Desenvolvimento da Investigação
Participação na: Investigação formal – # de investigadoras e pesquisadoras, # artigos científicos. Formação – # de docentes e graduadas. Governação – CES, CNES, Conselho Técnicos, FNI, CA de Centros de Pesquisa, Conselhos Universitários e de representantes dos politecnicos (IESs, IEPs, FNI, CISM, INS, IESE, WILSA, OMR, CIP, Forum Mulher, etc). Extensão – livros/capitulos, debates, publicações, folhetos, brochuras, manuais, etc.

3 Conceito de Investigação em África
Investigação não só é feita por investigadores (H/M) mas também por outros intervenientes por exemplo: experimentação informal (na machamba dos camponeses), inovação tecnológica, formação não formal aos vários níveis (associações, ONG’s, etc), actividades de extensão (participação em conferências, debates e publicações), disseminação de resultados, tecnologias e inovações.

4 Influenciar políticas, programas, projectos e legislação
Representação da Mulher na Governação do País aos vários níveis→ # ou % mulheres. Parlamento. Governo – Ministros. Governos Provinciais (Governadoras, SP e Directoras Provinciais). Governos Distritais (Administradoras, SP e directoras dos serviços distritais). Conselhos Consultivos locais, equipas técnicas de planificação e finanças descentralizadas).

5 Reflexões e Recomendações
Melhorar a ligação formação, investigacao e extensao – Investigacao para o desenvolvimento Maior envolvimento da mulher na produção cientifíca formal – Livros, Jornal ou revistas científicas (em Moçambique) Promover a participação da mulher no ES, ETP, nos projectos de investigação p.e. FNI, IES’s – critérios específicos para que mais mulheres tenham acesso e participem activamente Introdução dos mestrados e doutoramentos irá melhorar a capacidade de investigação

6 Reflexões e recomendações
Utilizar melhor os estudantes do ES, ETP etc como agentes de transformação e desenvolvimento. Participação da mulher na Governação da Investigação p.e. nos CA das instituições de Pesquisa e Desenvolvimento (CISM, IESE, WILSA, FNI, CIP, FDC, OMR, etc). Melhorar a visibilidade e audibilidade da mulher na investigação, no ES. Melhorar a ligação entre os resultados científicos (evidência científica) e as políticas, planos, programas, projectos e legislação.

7 z.menete@gmail.com z.menete@fdc.org.mz
Obrigada


Carregar ppt "Prof Doutora Zélia Menete"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google