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TRANSPORTE PROGRAMADO VIA FONE (DIAL A RIDE)

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Apresentação em tema: "TRANSPORTE PROGRAMADO VIA FONE (DIAL A RIDE)"— Transcrição da apresentação:

1 TRANSPORTE PROGRAMADO VIA FONE (DIAL A RIDE)
TRÁFEGO E TRÂNSITO TRANSPORTE PROGRAMADO VIA FONE (DIAL A RIDE) CENTRAL DE OPERAÇÕES – LIGAM COM ANTECEDÊNCIA – ORIGEM, DESTINO, HORÁRIO – PROGRAMA DE COMPUTADOR EQUACIONAM DESLOCAMENTO PORTA A PORTA, CUSTO INFERIOR AO TÁXIFINALIDADE ESPECÍFICA (IDOSOS, DEFICIENTES FÍSICOS) DESVANTAGENS: AGENDAR PREVIAMENTE, MAIOR TEMPO DE VIAGEM, PERDA DE PRIVACIDADE VIÁVEL EM GRANDES CIDADES – DEMANDA MÍNIMA (PARA DEFICIENTES PODE SER SUBSIDIADO)

2 MUITO UTILIZADO NA AMÉRICA LATINA
TRÁFEGO E TRÂNSITO LOTAÇÃO CARACTERÍSTICA DE PAÍSES MENOS DESENVOLVIDOS – TRANSPORTE PÚBLICO REGULAMENTADO É DEFICIENTE MUITO UTILIZADO NA AMÉRICA LATINA PÚBLICOS EM PORTO RICO, POR PUETOS NA VENEZUELA, DOLMUS NA TURQUIA, JEEPNEYS NAS FILIPINAS, JEETNEYS NOS PAISES DE LÍNGUA INGLESA, KOMBI NO MÉXICO

3 EM MUITOS LUGARES É TOTALMENTE DESREGULAMENTADO
TRÁFEGO E TRÂNSITO LOTAÇÃO EM MUITOS LUGARES É TOTALMENTE DESREGULAMENTADO EFEITOS: TRÂNSITO CAÓTICO, PARADA, GUERRA POR PASSAGEIROS, ACIDENTES, VEÍCULOS VELHOS E MAL CONSERVADOS, SOBREOFERTA DE LUGARES, FALTA DE TRANSPORTE EM ALGUNS BAIRROS, USUÁRIOS SEM INFORMAÇÃOFALTA DE INTEGRAÇÃO E RACIONALIDADE NAS LINHAS, DESRESPEITO A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA, NÃO PAGAMENTO DE TRIBUTOS

4 TRÁFEGO E TRÂNSITO LOTAÇÃO LOTAÇÃO EM VEZ DE ÔNIBUS
CINCO A DEZ VEÍCULOS, TIPO MICROÔNIBUS OU PERUA PARA SUBSTITUIR UM ÔNIBUS, SEM PONTO DE PARADA – PREJUIZO AO MEIO AMBIENTE E AO TRÂNSITO ELEVADO CONSUMO DE COMBUSTÍVEL POR PASSAGEIRO TRANSPORTADO

5 TRÁFEGO E TRÂNSITO LOTAÇÃO
ÔNIBUS BEM PLANEJADO, GERENCIADO, REGULAMENTADO É VANTAJOSO, POR: SEGURANÇA, QUALIDADE, CUSTO, IMPACTO NO TRÃNSITO E MEIO AMBIENTE, CONSUMO DE COMBUSTÍVEL ... MICROÔNIBUS E VANS – GRANDES CIDADES – SERVIÇO DIFERENCIADO, LINHAS ALIMENTADORAS – COM REGULAMENTAÇÃO

6 FLEXIBILIDADE E CAPACIDADE DOS DIVERSOS MODOS
TRÁFEGO E TRÂNSITO FLEXIBILIDADE E CAPACIDADE DOS DIVERSOS MODOS PÚBLICO – ÔNIBUS, BONDE, PRÉ-METRÔ, TREM SUBURBANO – ALTA CAPACIDADE – FIXO SEMIPÚBLICO – LOTAÇÃO, TRANSPORTE SOLIDÁRIO, TRANSPORTE PROGRAMADO POR TELEFONE, TÁXI – MÉDIA CAPACIDADE – MÉDIA FLEXIBILIDADE PRIVADO – AUTOMÓVEL, MOTOCICLETA, BICICLETA, PEDESTRE – BAIXA CAPACIDADE – ALTA FLEXIBILIDADE

7 TRÁFEGO E TRÂNSITO MODOS ESPECIAIS BARREIRAS NATURAIS, ATRAÇÕES TURÍSTICAS, TESTES DE NOVAS TECNOLOGIAS, LIGAÇÕES CIDADES-AEROPORTOS – NÃO CONVENCIONAIS

8 AEROMÓVEL (TREM A VELA)
TRÁFEGO E TRÂNSITO AEROMÓVEL (TREM A VELA) LINHA EXPERIMENTAL EM PORTO ALEGRE EM 1983 E LINHA COMERCIAL NA INDONÉSIA EM 1989 TRANSPORTE SOBRE TRILHOS, VENTO EM ALETAS PRESAS NOS CARROS, ACIONADAS POR GRANDES VENTILADORES EM TÚNEIS – VEÍCULO LEVE – BAIXO CUSTO DE IMPLANTAÇÃO

9 TRÁFEGO E TRÂNSITO MONOTRILHO
RODAS APOIADAS EM UM ÚNICO TRILHO OU EM VIGA DE CONCRETO APOIADO PELO FUNDO, SUSPENSO PELO TETO, APOIADO LATERALMENTE DIRIGIBILIDADE – RODAS DE AÇO COM DUPLA FLANGE OU PEQUENAS RODAS LATERAIS QUE GIRAM PRESSIONADAS DE ENCONTRO A UMA MURETA VERTICAL

10 ÔNIBUS COM DIRIGIBILIDADE AUTOMÁTICA
TRÁFEGO E TRÂNSITO ÔNIBUS COM DIRIGIBILIDADE AUTOMÁTICA MELHORAR O DESEMPENHO, AUMENTAR A VELOCIDADE, CAPACIDADE E SEGURANÇA, DIMINUIR LARGURA DA FAIXA – DIRIGIBILIDADE AUTOMÁTICA – O-BAHN SISTEMA MECÂNICO – DOIS BRAÇOS LATERAIS COM RODAS ENCOSTADAS NUMA MURETA LATERAL SISTEMA ELETRÔNICO – ANTENAS RECEBEM SINAIS ELETROMAGNÉTICOS DE CABO NO PAVIMENTO

11 TRANSPORTE FUNICULAR OU CREMALHEIRA DE RODA DENTADA
TRÁFEGO E TRÂNSITO TRANSPORTE FUNICULAR OU CREMALHEIRA DE RODA DENTADA A- SISTEMA DE CREMALHEIRA-RODA DENTADA – ESTEIRA COM DENTES TRANSVERSAIS (CREMALHEIRA) É FIXADA NO MEIO DOS TRILHOS – NA PARTE CENTRAL INFERIOR UMA RODA ACOPLADA AO MOTOR B- TRAÇÃO POR CABOS (FUNICULAR) – MOTOR NA ELEVAÇÃO A SER VENCIDAPUXA O CABO PRESO AO VEÍCULO, TRACIONANDO-O, ENROLANDO O CABO OU COMPENSANDO O PESO

12 TRÁFEGO E TRÂNSITO TELEFÉRICO PARA VENCER BARREIRAS NATURAIS – VEÍCULO PENDURADO EM CABO QUE SE MOVE – TRAÇÃO E SUSTENTAÇÃO É DADA PELO CABO – TURÍSTICO

13 DERIVADO DO TELEFÉRICO TRAÇÃO E SUSTENTAÇÃO POR CABO
TRÁFEGO E TRÂNSITO ELEVADOR DERIVADO DO TELEFÉRICO TRAÇÃO E SUSTENTAÇÃO POR CABO MOVIMENTO VERTICAL

14 TRAVESSIA DE RIOS, LAGOS, BRAÇOS DE MAR
TRÁFEGO E TRÂNSITO EMBARCAÇÃO TRAVESSIA DE RIOS, LAGOS, BRAÇOS DE MAR VENEZA: TRANSPORTE PÚBLICO URBANO É FEITO POR VAPORETOS (ÔNIBUS AQUÁTICOS) BARCOS, LANCHAS, BALSAS (FERRYBOATS)

15 VEÍCULOS HÍBRIDOS – DIESEL/ELÉTRICO
TRÁFEGO E TRÂNSITO ÔNIBUS DUAL VEÍCULOS HÍBRIDOS – DIESEL/ELÉTRICO ÔNIBUS COM RODAS DE AÇO CÉLULAS DE HIDROGÊNIO

16 TRÁFEGO E TRÂNSITO CORREIAS TRANSPORTADORAS
CORREIAS TRANSPORTADORAS HORIZONTAIS – ÁREAS INTERNAS DE TERMINAIS DE TRANSPORTE CORREIAS INCLINADAS (ESCADAS ROLANTES) – TERMINAIS, SHOPPING CENTERS E ETC SE IMAGINA, COMO: TRANSPORTE NAS ÁREAS CENTRAIS

17 VEÍCULOS COM LEVITAÇÃO MAGNÉTICA E TRAÇÃO LINEAR
TRÁFEGO E TRÂNSITO VEÍCULOS COM LEVITAÇÃO MAGNÉTICA E TRAÇÃO LINEAR LEVITAÇÃO POR FORÇA ELETROMAGNÉTICA – MOTOR DE INDUÇÃO LINEAR – DIRIGIBILIDADE DO VEÍCULO SUSTENTAÇÃO, TRAÇÃO E DIREÇÃO – PASSAGEM DA CORRENTE ELÉTRICAEM BOBINAS QUE ESTÃO IMERSAS EM CAMPO MAGNÉTICO – SEMELHANTE AOS MOTORES ROTATIVOS, SÓ QUE É LINEAR – MUITO UTILIZADA

18 TRÁFEGO E TRÂNSITO QUESTÕES
COMO SÃO CLASSIFICADOS OS MODOS DE TRANSPORTE URBANO? QUAIS AS CARACTERÍSTICAS GERAIS DE CADA GRUPO? QUAIS OS PRINCIPAIS MODOS DE TRANSPORTE PRIVADO OU INDIVIDUAL? QUE AÇÕES SE DEVE IMPLEMENTAR PARA INCENTIVAR O TRANSPORTE A PÉ? IDEM PARA O TRANSPORTE POR BICICLETA? QUAIS AS VANTAGENS DA MOTOCICLETA EM RELAÇÃO AO CARRO? E AS DESVANTAGENS? COMENTAR SOBRE O TRANSPORTE URBANO UTILIZANDO ANIMAIS.

19 TRÁFEGO E TRÂNSITO QUESTÕES
QUAIS OS PRINCIPAIS MODOS DE TRANSPORTE PÚBLICO? DE FORMA RESUMIDA, QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS DE CADA UM DELES? CITAR AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DA PROPULSÃO ELÉTRICA NO TRANSPORTE URBANO. IDEM NO QUE CONCERNE AO TRANSPORTE URBANO SOBRE TRILHOS. QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE ÔNIBUS? QUAIS AS MEDIDAS QUE SE PODE IMPLEMENTAR PARA PRIORIZAR O TRANSPORTE COLETIVO POR ÔNIBUS NO SISTEMA VIÁRIO?

20 TRÁFEGO E TRÂNSITO QUESTÕES
QUE ESTRATÉGIAS OPERACIONAIS PERMITEM AUMENTAR A CAPACIDADE DO MODO ÔNIBUS? QUAL A DIFERENÇA ENTRE PRÉ-METRÔ (VLT), BONDE E METRÔ? QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE OS MODOS METRÔ E TREM SUBURBANO? QUAIS OS PRINCIPAIS MODOS DE TRANSPORTE SEMIPÚBLICO? QUAIS AS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? DISCORRER SOBRE O MODO DE TRANSPORTE LOTAÇÃO. QUAIS OS PRINCIPAIS MODOS DE TRANSPORTE ESPECIAL? QUAL A RAZÃO DO SEU EMPREGO?


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